segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

IML Jundiaí: Deputado Bigardi apresenta requerimento de informação ao governo do Estado

.
O Instituto Médico Legal (IML) de Jundiaí foi tema do pronunciamento feito pelo deputado estadual Pedro Bigardi semana passada na tribuna da Assembléia Legislativa.

O parlamentar comentou sobre seu requerimento de informação protocolado na Casa, onde solicita informações ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, sobre as condições de trabalho do IML de Jundiaí. “Visitei o local e verifiquei as condições precárias de trabalho, são apenas duas salas muito pequenas para atender uma demanda de dez cidades da região”, explica.

Informações sobre a suposta construção de um novo IML na cidade também fazem parte do documento. “Não temos informações concretas sobre essa obra, porém enquanto ela não é viabilizada é fundamental a readequação do local”, enfatiza Bigardi. Entre os questionamentos feitos ao secretário, também constam quais providências foram tomadas para eliminar o mau cheiro que exala do IML, motivo de reclamações da vizinhança.

Segundo o parlamentar, as condições sanitárias também merecem atenção. Em seu requerimento o deputado questiona como é feita a dispensação dos líquidos oriundos dos corpos, pois de acordo com os funcionários não há um trabalho de coleta de material.

Outro questionamento feito pelo parlamentar diz respeito a utilização de duas salas do IML para os serviços de “tanatopraxia” e “necromaquiagem”, que segundo os funcionários é um serviço de uma empresa particular, o que limitou ainda mais o trabalho dos técnicos do IML.

De acordo com o deputado, a coleta desses dados é imprescindível antes de tomar qualquer atitude. “Primeiro é preciso conhecer como está a parceria entre Estado e Prefeitura para a conservação do local, para então depois colaborar e cobrar a manutenção e readequação do IML de Jundiaí”, argumenta Pedro Bigardi.

Um comentário:

João Carlos disse...

Literalmente uma referencia importante ,esta feita pelo nobre Deputado PEDRO BIGARDI .
Sou recem aposentado pelo SVOC da Fac de Med da USP Tecnico em necropsia e Tanatopraxia com vivencia na area de Medicina Legal no IML de Guarulhos. Por 2 dias (trabalhei) no Laboratorio do citado IML e solicitei a minha dispensa por verificar na rotina a precariedade a nivel de material humano e fisico nas dependencias que conglomeram IML e Laboratorio . Uma cidade como JUNDIAI deve ter um Serviço de Verificação de Obitos e um IML a altura de sua importancia a nivel estadual e sinceramente espero ,que após esta visita deste renomado DEPUTADO ..tudo se direcione para um IML moderno e um SVOC no mesmo nivel assim como um Laboratorio de Tanatopraxia com estrutura condizente com a importancia destes serviços para a população de Jundiai .

abs

João Carlos de Barros