quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Primeiro dia do Seminário Internacional de Futebol discute desafios do Brasil na realização da Copa do Mundo de 2014

.
Hoje o deputado estadual preside mesa de debates do Seminário que contará com a presença do jogador Ronaldo do Corinthians

- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Fala do presidente do São Paulo F.C.

O primeiro dia do Seminário Internacional de Futebol, que aconteceu no dia 9 de fevereiro, foi marcado por discussões e debates quanto à capacidade e aos desafios do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014.

A solenidade de abertura contou com a presença do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, do secretário de Estado de Esporte, Turismo e Lazer, Claury Alves, do secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, além do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, e dos presidentes do Corinthians, Andrés Sanches, e do São Paulo, Juvenal Juvêncio.


Deputado Pedro Bigardi assiste ao seminário

Para o deputado estadual Pedro Bigardi, integrante da Comissão de Esportes, os discursos proferidos demonstraram o entusiasmo de todos em sediar a Copa do Mundo no Brasil, mas sem esquecer dos grandes desafios que um evento desse porte exige. “De um lado temos o entusiasmo de realizar um grande evento como a Copa do Mundo e do outro temos a preocupação de mostrar para ao mundo a nossa capacidade de organização. Esses dois pontos nortearam a realização do primeiro dia do seminário”, destacou o parlamentar.


Ministro do Turismo, Luiz Barreto

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, apontou os gargalos e desafios do setor turístico no país. “Com a Copa do Mundo aumentará o fluxo de turistas e temos que estar preparados. Por isso, investimentos já começaram a ser feitos, como a linha de financiamento para a rede hoteleira no país. A exposição do país com o mundial será fator determinante para o crescimento do setor”, explicou Barretto, que parabenizou a Comissão de Esportes pela realização do Seminário.


Grande público na abertura do seminário

“Esse país de pujança econômica, pentacampeão, de jogadores excepcionais vai ter a oportunidade de mostrar ao mundo o que ele é, como é seu povo, sua hospitalidade, voluntariado, mobilidade, transporte de massa, rede hospitalar, por isso temos um desafio grande pela frente”, enfatizou o presidente do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio, durante o evento. A questão do Morumbi ser o local da abertura da Copa do Mundo de 2014 foi defendida por Juvenal que destacou o esforço do São Paulo em atender a todas as exigências da Fifa.


Vereador Jamil Murad, do PCdoB, acompanha os debates

Para o secretário municipal de Esportes de São Paulo, Walter Feldman, a cidade de São Paulo merece sediar a abertura, devido à sua importância econômica e sua rica contribuição ao futebol, com seus grandes clubes e craques. “Não podemos perder a oportunidade de sediar a abertura da Copa do Mundo no estádio do Morumbi”, exclamou.

O Seminário

A mesa e os debates do Seminário continuaram durante todo o dia, com importantes discussões. O chefe do departamento de Relações Governamentais da área de Durban, cidade da África do Sul, Eric Applegreen, relatou a experiência do país para a copa do Mundo de 2010.

“Filosofia do Futebol” foi tema da palestra do professor Manuel Sérgio, presidente do Instituto Piaget de Ensino Superior de Almada de Portugal

Na ocasião, o deputado estadual Pedro Bigardi gravou programa na TV Assembleia com o professor Manuel Sérgio. A TV Assembleia transmite ao vivo o Seminário Internacional de Futebol.

O Seminário continua nessa quarta-feira, dia 10. O deputado estadual Pedro Bigadi preside a mesa de debates no período da tarde com importantes discussões como a questão do turismo, logística dos aeroportos, experiência da Copa do Mundo da África do Sul, entre outros temas. No encerramento do evento acontecerá uma homenagem ao “Craque Superação: Ronaldo Fenômeno”.


Bigardi grava programa na TV Assembleia

Nenhum comentário: