sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Deputado Pedro Bigardi apresenta seu projeto que propõe a criação do Parque Estadual Serra do Japi à população de Cajamar

.

Bigardi apresenta seu projeto em Cajamar

O deputado estadual Pedro Bigardi apresentou seu projeto de Lei que propõe a criação do Parque Estadual Serra do Japi à população de Cajamar. O evento foi realizado no dia 25 de fevereiro, na Câmara Municipal, e contou com a participação de várias lideranças partidárias, de ONGs e de movimentos sociais da cidade.


Plenária da Câmara ficou lotada

Durante a apresentação, Bigardi mostrou os principais pontos de seu projeto de Lei e justificou a necessidade de criar um Parque Estadual para preservar a fauna e a flora da Serra do Japi, reconhecida como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Para o deputado estadual, o sucesso de sua proposta depende da participação no debate das pessoas que moram no entorno da Serra do Japi, pois é graças a isso que o projeto poderá ser aprimorado e aprofundado para atender as demandas de todos os municípios e movimentos sociais que tem interesse em preservar o meio ambiente contra o desmatamento, a exploração irregular e a especulação imobiliária que ameaça a Serra do Japi.


Presidente do PT apóia o projeto

Depois da apresentação de Bigardi, o evento foi aberto à participação dos presentes. Admauro de Oliveira, presidente do PT de Cajamar, apoiou o projeto do deputado. “Com certeza vamos abraçar essa idéia e fazer de tudo para que o processo de implantação do Parque Estadual seja um sucesso”. A presidente da ONG “Mata Nativa”, Mariluce Varalda, sugeriu ao deputado que ouça todos os conselhos ambientais para conhecer as demandas e aprofundar o projeto do Parque. Segundo Bigardi, a sugestão é muito boa, tanto é que já fazia parte de sua agenda reunir-se com esses conselhos e também com as ONGs envolvidas na luta pela proteção da Serra do Japi.


A presidente da ONG "Mata Nativa" deu sugestões

Uma das preocupações surgidas no debate diz respeito ao destino de quem já reside dentro da área tombada, que servirá também de limites ao Parque Estadual. Pedro Bigardi considera essa preocupação dos moradores legítima, mas garante que todos serão tratados com muito respeito. “O processo de implantação de um Parque Estadual é lento e durante ele é feito um estudo de tudo que já existe dentro da área, para que sejam respeitadas as condições de quem vive lá. Por isso, tem que ser feita uma análise de cada caso, com muito cuidado e consideração, para que não se cometam injustiças ou arbitrariedades, afinal a proteção do meio ambiente tem que incluir também a integração do homem à natureza”, enfatizou o parlamentar.


Bigardi responde aos questionamentos dos presentes

Pedro Bigardi finalizou a apresentação garantindo a todos os presentes que tudo que está sendo debatido com a sociedade vai ser levado em consideração. “Ainda há muito trabalho a ser feito até a aprovação final e a contribuição de cada segmento social está sendo anotado para que sirva de esteio para o aprofundamento do texto final do projeto de Lei”, finalizou.


Bigardi com lideranças partidárias de Cajamar


O deputado junto a representantes de assentamento


Funcionários da Câmara ao lado de Pedro Bigardi

Nenhum comentário: