quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estudantes do Colégio Paulo Freire conversam com Bigardi sobre a preservação máxima da Serra do Japi

O deputado estadual Pedro Bigardi esteve no Colégio Paulo Freire, dia 11 (sexta-feira), para uma palestra sobre a necessidade de se preservar a Serra do Japi de forma integral. Além de mostrar as belezas deste patrimônio ambiental, Bigardi também lembrou aos estudantes do Ensino Médio que ela corre perigo frente aos avanços da especulação imobiliária e crescimento desordenado do município.

“As discussões deste ano no colégio têm como tema a qualidade de vida. Nos últimos dias, inclusive, temos visto um grande debate sobre a Serra do Japi. Por isso resolvemos trazer o deputado Pedro Bigardi para explicar aos alunos, inclusive, o que é o projeto de lei de criação do Parque Estadual Serra do Japi”, explicou o professor José Renato Polli, diretor do Paulo Freire.



Por ser professor de planejamento ambiental, Bigardi demonstrou de maneira didática as formas de proteção da Serra do Japi e explicou por que defende a preservação máxima por meio do parque estadual.

“O diagnóstico ambiental mais atualizado do Estado se chama Programa Biota/Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Foi um trabalho feito durante 18 meses por 160 pesquisadores que chegaram à conclusão de quais as áreas prioritárias para preservação no Estado. E a Serra do Japi é a prioridade número 1 na opinião de todos estes estudiosos”, comentou o deputado.

Bigardi também comentou sobre o Plano de Manejo da Reserva Biológica, contratado pela Prefeitura de Jundiaí. “Ele aponta riscos como a pressão pela urbanização, crescimento dos bairros existentes, desmatamento, usos e atividades de lazer. Além disso, conclui que é necessária a transformação da serra em uma unidade de conservação integral, exatamente o que pedimos no projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa”, ressaltou.

A iniciativa de Bigardi apresentada em 2009 passou por cinco audiências públicas (duas em Jundiaí, uma em Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva), foi considerada legal e constitucional, além de ter sido aprovada por todas as comissões da Assembleia.


Envolvimento da população pode ajudar a salvar a reserva

Após a palestra, Bigardi respondeu perguntas feitas pelos estudantes. Uma delas questionou o que os cidadãos podem fazer para ajudar na proteção da Serra do Japi. “As pessoas devem participar das audiências públicas e discussões acerca do tema, principalmente para estar sempre informado sobre o que realmente acontece na Serra”, destacou o parlamentar.

Os estudantes também quiseram saber de Bigardi qual a opinião a respeito das atuais leis ambientais que protegem a Serra do Japi. “A lei 417 é boa, mas poderia avançar mais. Ela precisa de uma atualização. De maneira geral, a legislação ajudou e muito até agora, mas é insuficiente devido à forte pressão urbana”.

A morte da onça Anhanguera após um novo atropelamento foi retratada pelo deputado Bigardi como um forte indício de que a especulação imobiliária está alterando diretamente a vida selvagem na Serra do Japi. “Agora, temos ainda mais este animal como um símbolo da luta pela preservação máxima de todo o ecossistema existente em nossa região”, lembrou Bigardi.

Nenhum comentário: