segunda-feira, 21 de maio de 2012

Deputado Bigardi debate políticas públicas para a juventude em Jundiaí

Com forte relação com o movimento estudantil na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Bigardi foi o convidado do 2º Congresso da União da Juventude Socialista de Jundiaí nesse domingo, 20, realizado no bairro Gramadão.

Dirigentes estudantis também prestigiaram o evento como o presidente estadual da UJS, Carlos Siqueira; o vice-presidente Arthur Herculano; a presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Nicoly Mendes e o presidente da UJS de Várzea Paulista, Maycon de Nóbrega.
Na mesa de abertura os convidados teceram comentários sobre o papel da juventude na construção de políticas públicas para a cidade. A questão de investimentos na educação e falta de espaço de lazer permearam os discursos.

Em sua fala, o deputado estadual Pedro Bigardi falou da importância da mobilização da juventude em Jundiaí. “Vocês jovens tem grande capacidade de atuação e podem mudar esse quadro na região. Algumas bandeiras de luta podem ganhar mais força com a participação de vocês, como é o caso da universidade pública, essencial para o desenvolvimento da região”.

Bigardi apresentou, recentemente, uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da Assembleia Legislativa para garantir dotação orçamentária para a instalação de uma universidade gratuita na cidade.

Para Rafael Purgato, ex-presidente da UJS/Jundiaí, a região precisa produzir conhecimento. “Precisamos de uma universidade pública para formar jovens capazes de contribuir com desenvolvimento da região”, exclamou.

Outro ponto abordado por Purgato é a falta de espaço de lazer para a juventude. “Não há opções de lazer para a juventude da cidade, está acontecendo a Virada Cultural na cidade, mas com pouca participação do jovem, pois o poder público não ‘enxerga’ essa juventude que vive esquecida pela cidade”, afirmou.

Atividades de lazer nos bairros e espaços culturais em Jundiaí foram apontados pelo deputado Bigardi como essenciais na cidade. “Eu e a deputada Leci Brandão estamos verificando a possibilidade da implementação do Espaço Cultural no Complexo Fepasa, uma iniciativa que dará vida há um espaço tão nobre na cidade”, afirmou.

“Atividades culturais, esportivas e de lazer precisam chegar até os bairros da cidade, vocês jovens podem nos auxiliar nessas propostas tão necessárias para a nossa cidade”, complementou o parlamentar.

Nova diretoria

A Conferência elegeu a nova diretoria da UJS Jundiaí, o novo presidente é Ivan Franco. Nos dias 1, 2 e 3 de junho, os integrantes participam da Conferência estadual da entidade, na cidade de Itú. 




Nenhum comentário: