quinta-feira, 24 de maio de 2012

Deputado Bigardi apresenta emenda ao Orçamento para garantir implantação da universidade pública em Jundiaí

O sonho dos jundiaienses de ter uma universidade pública já está oficialmente representado. Por meio da emenda número 26, publicada dia 11 de maio no Diário Oficial do Estado, o deputado Pedro Bigardi (PCdoB) pede na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano a implantação em Jundiaí de um campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A emenda ao Projeto de Lei 290/2012 apresentada por Bigardi modifica o programa de ‘Promoção e Desenvolvimento do Ensino Superior’, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Além do campus da Unesp, Bigardi estipula no texto a criação de 2 mil vagas para a matrícula dos alunos oriundos do Ensino Médio.

Existem atualmente unidades em 23 municípios do Estado, incluindo Sorocaba, Bauru, Dracena, Itapeva, Rio Claro, Jaboticabal, São José dos Campos e Tupã.


Como justificativa, o parlamentar lembrou que a unidade de ensino superior vai beneficiar não só os jovens de Jundiaí, também de toda a região formada pela recém-criada Aglomeração Urbana. “São sete municípios envolvidos (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cabreúva, Itupeva e Louveira) e mais de 700 mil habitantes, sendo que quase 400 mil deles se concentram em território jundiaiense”, explicou.

Para Bigardi, o município tem todas as condições para receber um campus da Unesp. “É uma das regiões mais desenvolvidas e promissoras do Estado, com um parque industrial diversificado e um comércio forte, dotada de um patrimônio ambiental privilegiado, a Serra do Japi, que merece toda a atenção e esforço para garantia da preservação”, destacou o deputado, em um trecho da emenda.


Contrapartida Ainda segundo Pedro Bigardi, os estudantes precisam ter uma opção pública para o ensino superior. “Somente em Jundiaí existem mais de 20 mil alunos matriculados no Ensino Médio. Aqueles que porventura não tiverem condições de arcar com o pagamento de matrículas terão de se deslocar para outras cidades se quiserem cursar uma faculdade, daí a importância desta iniciativa”.

Conforme explicou o deputado estadual, a vinda da Unesp para Jundiaí simboliza também a justiça social. “Jundiaí e região se constituem atualmente em um importante gerador de recursos para o Estado, principalmente em relação ao pagamento de taxas e impostos. Nada mais justo que a contrapartida do governo estadual seja, no mínimo, uma universidade gratuita e de qualidade para garantir a realização de pesquisas, a graduação, a preservação ambiental e o desenvolvimento científico e tecnológico”, reforçou Bigardi.


Clique aqui para saber o que mais o deputado Bigardi já fez em benefício da Educação paulista!

Nenhum comentário: