sábado, 26 de novembro de 2011

Mandato amplo é a marca do trabalho de Bigardi na Assembleia

Desde que assumiu a cadeira de deputado, em março deste ano, Pedro Bigardi tem participado das principais discussões da Assembleia Legislativa de São Paulo. A amplitude do mandato, que tratou de temas que vão desde Meio Ambiente, Educação e Cultura até Saúde, Segurança Pública e Esportes, demonstra a capacidade do deputado jundiaiense em trabalhar pelo bem comum.

Como líder da bancada do PCdoB no Parlamento Paulista, Bigardi atuou decisivamente para que o projeto de criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí - a primeira do Estado, que reúne sete cidades e aproximadamente 700 mil habitantes - fosse votado e aprovado. O ponto crucial desta história, que se arrastava há anos, foi a participação dos vereadores da região (que encabeçaram um movimento pela aglomeração) no Colégio de Líderes, o principal fórum de debate da Assembleia Legislativa.

Mais de mil estudantes de várias partes do Estado também estiveram no Palácio 9 de Julho, em março, para pedir urgência na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que destina 50% dos recursos obtidos com a exploração de petróleo da camada Pré-Sal exclusivamente para o desenvolvimento da Educação, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia. A PEC da Educação, como passou a ser chamada pelos jovens, foi criada por Bigardi - que é engenheiro civil e professor de Planejamento Ambiental.

Eleito vice-presidente da Comissão de Esportes por unanimidade, Bigardi responde atualmente pela presidência devido à licença médica pedida pelo deputado Chico Sardelli. Foi dele a condução de importantes discussões na Assembleia, como a audiência sobre as ações da Prefeitura de São Paulo na realização da Copa do Mundo de 2014 e, mais recentemente, o encontro de diversos esportistas no debate sobre incentivos fiscais para o esporte. O próximo compromisso de Bigardi como presidente em exercício da Comissão de Esportes é coordenar o debate sobre a Lei Geral da Copa, dia 1º de dezembro.

Defensor da preservação ambiental, o deputado jundiaiense também se destacou por ter conseguido ampliar em mais de 60% os recursos destinados à criação de novas unidades de conservação integral no Estado. A verba da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para estas ações passou de R$ 25,7 milhões para R$ 42,3 milhões. É de Bigardi, também, o projeto que cria o Parque Estadual Serra do Japi, que abrange as cidades de Jundiaí, Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus. Hoje, a reserva biológica corre sério risco por conta da forte especulação imobiliária e do crescimento desordenado.

Frentes

A Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem no Estado (Frenlog) foi criada pelo deputado Pedro Bigardi para debater temas que afetam diretamente a população, como mobilidade urbana e transportes. Tanto é que uma das principais lutas do parlamentar, a extensão das linhas de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de São Paulo até Campinas, já está sendo estudada pelo Governo do Estado como alternativa para desafogar as rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

A Frenlog também realizou recentemente um debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado, que reuniu representantes do Ministério do Meio Ambiente, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Abividro (Associação Brasileira das Indústrias do Vidro), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Outra iniciativa de Bigardi foi a criação da Frente em Defesa da Fruticultura, que terá ações voltadas à agricultura no Estado.

Nenhum comentário: