terça-feira, 1 de junho de 2010

Investimentos no setor de Logística devem contribuir com o desenvolvimento de São Paulo

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O deputado Pedro Bigardi promove reunião da Frente Parlamentar de Logística na Assembleia Legislativa

- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Bigardi promove reunião sobre o setor de Logística

Com o intuito de dar continuidade a discussão em torno do setor logístico no estado de São Paulo, o deputado estadual Pedro Bigardi promoveu uma reunião com representantes do governo e entidades ligadas ao setor nessa terça-feira, 01 na Assembleia Legislativa.

O deputado é autor e coordenador da Frente Parlamentar de Logística na Casa. A primeira atividade da Frente aconteceu no dia 28 de abril com um debate sobre o assunto. “Essa reunião tem como objetivo organizar a atuação da Frente Parlamentar e definir uma agenda de trabalhos pautada na necessidade do setor, e para isso convidamos especialistas da área”, ressalta Bigardi.

A questão do modal de transporte é apontada como o principal entrave da logística no Estado. Segundo Milton Xavier, da secretaria de Transporte, o modal rodoviário prevalece sobre os demais, porém com o aumento da frota, investimentos nos outros modais é indispensável.

De acordo com Castro Lima, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, houve um estímulo ao modal rodoviário o que afetou e desestimulou os demais modais. “Hoje, por exemplo, é quase inviável uma empresa utilizar o modal hidroviário, devido ao alto custo, o modal rodoviário ainda é o mais rentável, agora com essa necessidade precisamos estudar maneiras para estimular os demais modais”, aponta.



Desenvolvimento com planejamento
Para Cassimiro Tércio de Carvalho, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o desenvolvimento do setor logístico no Estado tem que estar atrelado ao planejamento ambiental. “Por mais que ocorra a migração para os outros modais o modal viário continuará, então é necessário um estudo para termos uma matriz equilibrada entre desenvolvimento e meio ambiente, como por exemplo, o uso do biodiesel nos automóveis”, afirma.

Na opinião de Altamir Cabral, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo, o modelo de concessão paulista de rodovias precisa ser revisto. “A forma de concessão estabelecida favorece apenas as concessionárias, o alto custo dos pedágios deveria ser investido na melhoria das estradas, isso é um grande equívoco que precisa ser mudado”, destaca.

Questão tributária
Segundo o advogado tributário, Alfredo Cunha, a legislação tributária precisa ser mais flexível para auxiliar as empresas. “ A lei de tributação é de 1903, é complicado aplicar essa lei nos dias de atual, muita coisa mudou e as empresas encontram muitas dificuldades, precisamos de uma legislação mais versátil, essa legislação amarra e impede o desenvolvimento do setor logístico”, afirma ele.

Também participaram da reunião Fábia Helena do Instituto Logweb, Marco Antonio Gomes da Secretaria do Meio Ambiente, Saulo Pedroso da Infraero, o advogado Antonio Brugnaro, Silvio Ichihara da Secretaria de Transporte e Nanci Fontenelle da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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