terça-feira, 8 de junho de 2010

Deputado Pedro Bigardi mostra na tribuna da Assembléia reportagem da onça capturada e clama por proteção para a Serra do Japi

.
Animal capturado próximo a área urbana é mais um triste sinal de que a pressão imobiliária sobre a Serra do Japi deve ser contida imediatamente


Sem lar: pressão imobiliária na Serra do Japi
expulsa os animais silvestres de seu habitat natural

O deputado estadual Pedro Bigardi subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, dia 08 de Junho, para exibir no telão do plenário uma reportagem da “TV Tem”, afiliada à rede Globo, que mostra a captura de mais uma onça em área urbana na região da Serra do Japi, em Jundiaí. Essa é a terceira onça capturada nessas condições em pouco mais de um ano.

A matéria mostra o trabalho dos bombeiros e da ONG Mata Ciliar na captura da Suçuarana (onça parda) e também a preocupação sobre as aparições cada vez mais frequentes de animais silvestres nas áreas urbanas. A Suçuarana foi encaminhada para a sede da ONG Mata Ciliar onde vai receber uma coleira de monitoração e deve ser devolvida à Serra nos próximos dias.

Na reportagem da “TV Tem”, Thiago Cabral, veterinário da Mata Ciliar (entidade especializada em tratar de animais silvestres vítimas da ação do homem), denuncia que o forte crescimento imobiliário nas proximidades da Serra do Japi faz com que os animais deixem seu habitat natural sem rumo certo e acabem sendo encontrados próximos a áreas urbanas.

Pedro Bigardi destacou, em sua fala aos outros deputados, que a criação do Parque Estadual Serra do Japi é a maneira mais eficaz de proteger esse importante patrimônio ecológico da ação predatória do homem. “As leis e as medidas que existem hoje não são suficientes para garantir a proteção integral da Serra do Japi, por isso faço um apelo a todos para que ajudem na aprovação desse projeto de Lei”, enfatizou Bigardi.

Nenhum comentário: