Dois dias depois de realizar uma manifestação de apoio à PEC da Educação em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, representantes do movimento estudantil levaram a proposta do deputado estadual Pedro Bigardi à presidente Dilma Rousseff, em Brasília (DF).
Líderes do movimento estudantil com Dilma Rousseff: pela Educação |
O encontro com líderes da União Nacional dos Estudantes (Une), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da União da Juventude Socialista (UJS) aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), no Palácio do Planalto.
Pelo menos 10 mil jovens participaram do ato, que cobra investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na Educação (hoje são aplicados 7%) e a ampliação para 50% do porcentual do Fundo Social do Pré-Sal exclusivamente para o ensino no País.
Entenda
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 9, foi criada por Pedro Bigardi em 2009. É a primeira do Brasil neste sentido e já tem apoio de 42 deputados estaduais. Recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa e está apta para ser discutida no Plenário.
O presidente da Assembleia, Barros Munhoz, elogiou a iniciativa durante encontro com os estudantes, terça-feira (22), e garantiu que o ingresso da iniciativa na Ordem do Dia será discutida no Colégio de Líderes – formado pelos representantes dos partidos políticos no Legislativo paulista.
Bigardi e líderes estudantis discutem a PEC com Barros Munhoz |
O objetivo da PEC é garantir que metade de todos os royalties provenientes da exploração de petróleo da camada Pré-Sal no Estado sejam empregados no desenvolvimento educacional paulista, na preservação do meio ambiente e em investimentos científicos e tecnológicos.
“Essa PEC tem a finalidade de garantir à população a oportunidade de usufruir dessa importante descoberta no país, sem dizer que investir na área da educação é investir no cidadão, em seu futuro, em sua formação profissional e também no desenvolvimento do Estado e do País”, afirmou Bigardi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário