quarta-feira, 7 de abril de 2010

Presença do ex-vereador Antônio Galdino movimenta sessão da Câmara de Jundiaí

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Antônio Galdino de volta à Câmara Municipal

O vereador honorário Antônio Galdino visitou a Câmara de Jundiaí nessa terça-feira, 6 de abril, acompanhado pelo deputado estadual Pedro Bigardi e pelo ex-vereador Gerson Sartori. Bem humorado, Galdino conversou com os vereadores e relembrou os tempos de atuação na Casa.


Galdino é recebido pelos atuais vereadores de Jundiaí

Vereador por três vezes, a primeira delas em 1960, Galdino é uma das figuras históricas do Partido dos Trabalhadores. É conhecido em todo o País também por sua atuação à frente do Sindicato dos Aposentados e da Federação dos Aposentados.


Galdino e Pedro Bigardi

Questionado sobre o motivo da visita, Galdino admitiu sentir saudades da vida política de Jundiaí. “Desde que sai do hospital estava com muita vontade de vir à Câmara acompanhar uma sessão, sentir como estão os ‘ânimos’ políticos na cidade e o Pedro Bigardi se dispôs a me trazer, o que tornou possível essa visita”, relata.


Bigardi, Sartori, Galdino e Orlato

Galdino está com 78 anos e atualmente mora em Campinas. Em 2009 teve sérios problemas de saúde. “Sinto falta das minhas atividades, em ser útil para alguma coisa, mas não tenho mais condições físicas”, admite. Para ocupar o tempo, Galdino opta pela leitura e no momento está lendo três livros. "Também estou escrevendo um livro que revela um pouco da minha vida”, afirma o incansável Galdino.

Sobre a política na cidade, Galdino revela um certo descontentamento com a falta de discussão nas sessões da Câmara. “A Câmara de 1963 era atuante, o que valia era o argumento de cada vereador, eram debates técnicos e ideológicos, uma discussão aprofundada sobre cada assunto, cada um defendia seu ponto de vista. Infelizmente, hoje em dia, isso acabou na Câmara de Jundiaí”, compara ele.

Galdino e o deputado estadual Pedro Bigardi são amigos há muitos anos. “Tenho uma grande admiração pelo Galdino, ele contribuiu muito para a minha formação política, por isso achei importante traze-lo à Câmara, local onde ele teve forte atuação durante anos”, afirma Bigardi. Para o parlamentar a presença de Galdino em Jundiaí sempre faz as pessoas refletirem sobre a política coerente e ao mesmo tempo autêntica, linha que Galdino sempre seguiu na vida política.

Segundo o vereador Durval Orlato foi uma honra receber Galdino na Câmara. “Ele faz parte da minha história política, pois o acompanhava em muitas atividades. Aqui na Câmara sua passagem fez história que é lembrada até hoje, por isso é um prazer revê-lo e perceber sua reabilitação”, destaca. “O Galdino faz parte da história da cidade, sua trajetória política é exemplo de democracia. Todos tem um respeito muito grande por ele, como ficou demonstrado hoje na Câmara”, completa Gerson Sartori.

Depois da visita à Câmara, Galdino fez questão de visitar o amigo Araken Martinho e prometeu voltar à Jundiaí em breve.

Um comentário:

Anônimo disse...

faltou citar no texto o ex-vereador Simões