sexta-feira, 9 de abril de 2010

PEC da Educação do deputado Pedro Bigardi é aprovada na Comissão de Constituição e Justiça

.
Proposta apresentada pelo parlamentar garante recursos para a educação do Estado de São Paulo

- Texto e fotos: Eliana Silva Pinto

Pedro Bigardi com os integrantes da UEE

Acaba de ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de São Paulo a proposta de emenda à constituição (PEC) do deputado Pedro Bigardi que prevê a destinação de 50% dos recursos oriundos da extração de petróleo da camada pré-sal, do Estado de São Paulo, para as áreas de educação, meio ambiente e ciência e tecnologia. O parecer foi assinado pelo relator especial, o deputado Celso Giglio, líder da bancada do PSDB na Casa.

A proposta foi uma reivindicação feita pela União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) e o assunto é tema de campanha nacional encampada pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

Para o deputado Pedro Bigardi, a aprovação da PEC na CCJ é um importante passo na luta dos estudantes por uma educação mais justa e igualitária no Estado. Agora a proposta entrará em votação na Assembleia. “Essa PEC tem a finalidade de garantir à população a oportunidade de usufruir dessa importante descoberta no país, sem dizer que investir na área da educação é investir no cidadão, em seu futuro, em sua formação profissional e também no desenvolvimento do Estado e do país”, afirma o parlamentar.

De acordo com o presidente da UEE, Carlos Siqueira, a aprovação na CCJ é uma vitória dos estudantes paulistas. “O projeto é uma oportunidade de alterarmos os rumos da educação paulista que sofre uma grande defasagem de qualidade”, ressalta ele. A entidade estudantil realiza uma grande campanha em todo o Estado de São Paulo para conseguir apoio para a proposta apresentada. “Queremos envolver todas as cidades nessa luta e para isso estamos percorrendo câmaras, prefeituras, fazendo abaixo assinados. Com a aprovação na CCJ vamos intensificar também o trabalho na Assembleia para sensibilizar os deputados sobre a importância da aprovação dessa PEC”, relata Siqueira. A campanha recebe o apoio da União Paulista dos Estudantes Secudaristas (UPES).

“Os integrantes da UEE e da UPES merecem os parabéns pela ‘condução’ da proposta na Assembleia, eles se mobilizaram na coleta de assinaturas dos demais deputados para a apresentação da proposta e agora fazem uma grande mobilização em torno de sua aprovação”, destaca o deputado Pedro Bigardi.


Pedro Bigardi discursa na tribuna da Assembleia

Nenhum comentário: