terça-feira, 30 de março de 2010

Deputado estadual Pedro Bigardi debate plano nacional para o esporte

.
- Texto: Eliane Silva Pinto / Fotos: Guego, da Pref. de Embu das Artes

Pedro Bigardi discursa durante o evento

Integrante da Comissão de Esporte e Turismo da Assembleia e com forte presença e atuação na área, o deputado estadual Pedro Bigardi foi convidado para a etapa regional da III Conferência Nacional de Esporte, realizada na cidade de Embu das Artes, no dia 29 de março.

O evento, organizado pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) formado pelas cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Lourenço, reuniu mais de 300 pessoas no Parque do Lago Francisco Rizzo.


Eventou lotou auditório em Embu das Artes

O objetivo foi discutir de maneira conjunta e participativa políticas públicas para o esporte e lazer na região para a próxima década. Na ocasião, também foram eleitos 220 delegados que vão participar da etapa estadual. A etapa nacional acontece em junho, em Brasília, com a proposta de consolidar o esporte e lazer como uma política de Estado, por meio da elaboração de um plano decenal.



“Destaco como fundamental a organização e discussão sobre um plano decenal no esporte capaz de atender às necessidades da área esportiva, desde projetos sociais em bairros até a organização de grandes mundiais como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Por isso a participação de todos nesse processo é fundamental para traçarmos um planejamento eficaz”, enfatiza o deputado Bigardi.

Para o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, a conquista da Copa do Mundo no Brasil é fruto da organização e do crescimento do esporte no país. “Agora temos a chance de debater o que pretendemos para o esporte brasileiro nos próximos dez anos”, afirma ele. O prefeito agradeceu o empenho do deputado Pedro Bigardi com a região, pois o parlamentar apresentou uma emenda na Assembleia Legislativa que destina recursos ao Conisud. O secretário de esporte da cidade, Humberto Panzetti destacou Bigardi como único deputado estadual que destinou recursos a um Consórcio. "Isso mostra a preocupação do parlamentar com a região e a confiança em nosso trabalho", frisou ele.

O deputado Bigardi parabenizou a organização da região em torno de temas tão importantes como o esporte. Segundo o parlamentar, a criação do Conisud é um grande avanço é a união de forças na busca por melhorias para a região. “As cidades possuem problemas em comum, então a discussão conjunta sobre os temas é essencial para um desenvolvimento integral de todas elas”, avaliou o parlamentar.

Mesma opinião compartilhada pelo secretário de esporte de Campinas, Gustavo Petta. Para ele, o Consórcio permite uma discussão ampliada sobre as melhorias para região. “Por meio de iniciativas como essa será possível traçarmos um plano que permita a democratização do esporte, afinal a prática esportiva é direito da população e dever do poder público”, explica.

A etapa regional contou com diversas autoridades, entre Arthur Herculano, representando o Ministério do Esporte, Luciana Granato, a atleta olímpica de remo, vereador Júlio Campanha, os secretários de esportes das cidades de Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, o vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física, João Batista Tojal e o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, Flavio Delmanto, entre outras autoridades.

Incentivos para o esporte
Os benefícios para entidades esportivas por meio do programa “Nota Fiscal Paulista”, também foram comentados por Pedro Bigardi durante o evento. Ele explicou como as entidades podem usufruir da lei de sua autoria e a importância da colaboração de todas na regulamentação da lei válida para todo o estado de São Paulo.

Nenhum comentário: