segunda-feira, 15 de março de 2010

Deputado estadual Pedro Bigardi prestigia o I Congresso da UJS de Caieiras

.
- Texto e fotos: Edgar Borges Júnior

Bigardi fala aos jovens da UJS de Caieiras

O Deputado Estadual Pedro Bigardi (PCdoB) participou, neste domingo, 14 de março, do I Congresso da União da Juventude Socialista (UJS) do município de Caieiras, que ocorreu no ginásio da entidade SERC. Na mesa de trabalho, além do Deputado, estavam Arthur Herculano, da Direção Nacional da UJS, Jonathan, da Direção Estadual da UPES e presidente da União Municipal de Estudantes de Caieiras, Marina, da Direção da UEE, Tarcísio, presidente da UPES, Adroaldo, presidente do PCdoB de Caieiras e Juca, da Direção Nacional da Nação Hip Hop. O evento contou com a presença das UJS de Jundiaí, São Paulo, Suzano, Sorocaba, Guarujá, Francisco Morato, Franco da Rocha, Várzea Paulista e Osasco.


Evento ficou lotado pela juventude

Em sua fala Bigardi destacou a força da mobilização da juventude de Caieiras, que sempre lota os eventos jovens do município, a exemplo do Congresso de fundação da UMEC e que estava presente com muita força no evento deste domingo (cerca de 250 jovens) e ressaltou que toda essa mobilização só tende a trazer benefícios para a juventude e para o município. O Deputado também abordou a greve dos professores estaduais que lutam por salários mais dignos e melhores condições de ensino e que essa é uma luta que deve também ser encampada pelos estudantes, já que esses problemas refletem principalmente na juventude.


Bigardi junto à juventude de Caieiras, Sorocaba e Jundiai

Bigardi também pediu apoio ao seu projeto da PEC da Educação, que destina 50% da verba que o Estado de São Paulo receber proveniente do petróleo do Pré-Sal para a Educação, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. É uma bandeira que foi levantada pela UEE e prontamente encampada pelo deputado, o que demonstra grande consonância entre seu mandato e as questões dos jovens e estudantes. Aprovando esse projeto, espera-se que a Educação no Estado de São Paulo tenha o salto de qualidade que a sociedade tanto precisa, visto que há ampla concordância da fundamental importância que a melhoria da Educação trará ao Brasil. Para isso, coloca Bigardi, é fundamental o envolvimento da juventude para que a chamada PEC da Educação seja aprovada na Assembléia Legislativa.

Quem também prestigiou o evento foi o Presidente do PCdoB de Várzea Paulista, Júnior Aprillanti, que destacou a grande mobilização dos jovens de Caieiras e espera que possam auxiliar a construir um grande Congresso da UJS de Várzea Paulista. Aprillanti também colocou à disposição dos estudantes o PCdoB de Várzea Paulista e se comprometeu a ajudar a juventude da região no que for necessário.
Jonathan, Bigardi, Aprillanti e Cauê


Após as falas dos integrantes da mesa e demais convidados, os jovens formaram dois grandes painéis de discussão: hip-hop e educação/movimento estudantil. Nas duas rodas de discussão surgiram temas muito interessantes e que foram debatidos com grande qualidade pelos jovens, destacando a importância do hip-hop como movimento cultural, que cada vez mais se expande além das periferias e ganha as ruas de todo o país e a necessidade dos jovens formarem grêmios estudantis dentro das escolas, sua forma legítima de representação junto aos professores e direção. Colocaram que o grêmio estudantil é a organização mais básica que os jovens podem ter e participar e isso fornece condições para que se envolvam com os demais temas e políticas públicas e se tornem adultos conscientes de seu papel de cidadão dentro da sociedade. Um grêmio estudantil presente e atuante dentro da escola traz benefícios não apenas aos seus diretores, mas a todo o conjunto dos estudantes.

Ao final do evento, foram aprovadas as principais bandeiras da UJS em Caieiras, como a luta pela melhoria na qualidade da educação e o passe livre estudantil dentro do transporte público da cidade. E foi eleita a direção da UJS de Caieiras, responsável por liderar essas batalhas, cujo presidente é o jovem Cauê.

Um comentário:

BrunoBelão disse...

Este evento foi muito prestigiado com a sua presença entre nós Jovens que lutamos por uma melhor qualidade de ensino e por nosso direito a cidadenia.

Gostaria de completar a legenda da foto que diz "Bigardi junto à juventude de Caieiras" para "Bigardi junto à juventude de Caieiras, Sorocaba e Jundiai"