segunda-feira, 8 de março de 2010

COATI e SEESP convidam o deputado Pedro Bigardi para apresentar seu projeto de Lei do Parque Estadual Serra do Japi

.

Pedro Bigardi apresenta seu projeto em Jundiaí

O Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada (COATI) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) convidaram o deputado estadual Pedro Bigardi para apresentar seu projeto de lei que propõe a criação do Parque Estadual Serra do Japi à sociedade de Jundiaí. O evento, que foi realizado no dia 6 de março na Câmara Municipal de Jundiaí, contou também com a participação de Cláudia Avanzi, representando o Governo do Estado por meio da sua Fundação Florestal, de Maria Luisa Ribeiro, Coordenadora do Programa Água da Fundação SOS Mata Atlântica, e de Luiz Antônio Pellegrini Bandini, Presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Jundiaí. No final, a palavra foi aberta para a participação da platéia.


Luis Bandini, do SEESP, apóia o projeto de Bigardi

Durante sua apresentação, o deputado Pedro Bigardi destacou o histórico de preservação da Serra e a importância de se conservar esse importante patrimônio do Estado de São Paulo e da região de Jundiaí. “Por isso eu tenho certeza que a criação do Parque Estadual é a melhor maneira de preservar a Serra do Japi, pois se trata de uma unidade de preservação integral que vai ser gerida por um consórcio feito entre o Estado, os municípios, as ONGs e a sociedade civil”, explicou.


Cláudia Avanzi, da Fundação Florestal

Durante sua fala, a representante da Fundação Florestal do Governo do Estado, Cláudia Avanzi, tratou de aspectos técnicos das denominações das áreas de preservação ambiental e revelou que a Serra do Japi é considerada hoje a segunda área mais importante para a preservação do estudo do BIOTA.


Flávio Gramolelli Júnior, do COATI, apóia o projeto de Bigardi

Luiz Antonio Bandini, do SEESP, mostrou-se francamente favorável ao projeto de criação do Parque Estadual Serra do Japi e fez questão de frisar que é falso dizer que o Estado não tem condições de gerir um patrimônio como esse. “Muita gente gosta de denegrir o Estado, de mostrá-lo como algo inútil e ineficiente, mas negar o Estado é negar nossa própria sociedade, nossos conceitos de cidadania. O que é preciso é pressionar as pessoas que hoje estão no comando do Estado para que apliquem as Leis e façam valer a vontade democrática da população”, afirmou.


Debate foi aberto para a participação da platéia

Uma das preocupações levantadas pelos participantes do debate diz respeito ao destino de quem já reside dentro da área tombada, que servirá também de limites ao Parque Estadual. Pedro Bigardi considera essa preocupação dos moradores legítima, mas garante que todos serão tratados com muito respeito. “O processo de implantação de um Parque Estadual é lento e durante ele é feito um estudo de tudo que já existe dentro da área, para que sejam respeitadas as condições de quem vive lá. Por isso, tem que ser feita uma análise de cada caso, com muito cuidado e consideração, para que não se cometam injustiças ou arbitrariedades, afinal a proteção do meio ambiente tem que incluir também a integração do homem à natureza”, enfatizou o parlamentar.


Bigardi entre os organizadores do evento

O debate foi encerrado com as palavras do diretor do COATI, Flávio Gramolelli Júnior, que defendeu abertamente a criação do Parque Estadual Serra do Japi, até porque essa proposta não é nova e a entidade já havia encaminhado um projeto parecido para o então deputado federal Durval Orlato, sugerindo a criação de um parque federal na Serra. “Infelizmente, hoje quem se coloca contra a criação do Parque Estadual está ficando ao lado daqueles especuladores imobiliários que querem transformar a Serra do Japi num grande loteamento e essa afronta ao meio ambiente e à ecologia só poderá ser contida com a criação de Leis mais rígidas de proteção ambiental, e é exatamente isso que o projeto do Parque Estadual propõe”, enfatizou.

3 comentários:

ModeloBrasil disse...

Um modelo para o Brasil - http://modelobrasil.wordpress.com/

Carla F Richieri disse...

Eu acho que se os veículos de mídia de Jundiaí se preocupassem menos em desmoralizar projetos de políticos opositores ao governo atual e mais em fazer algo para melhorar nossa cidade, talvez pudessem enxergar que o "Parque do Bigardi" não é uma mera propaganda política, mas uma visão a longo prazo de preservação e conservação deste bem natural.
Parabenizo o deputado pela iniciativa. É assim que cuidamos do mundo: começando pelo nosso quintal.

Rogerio disse...

Parabéns Deputado Bigardi, é muita coragem propor um Projeto de Lei que vai ao encontro dos interesses dos grandes especuladores imobiliários que controlam a administração local e a imprensa.
Muita força para continuar conduzindo essa empreitada que é sem dúvidas a melhor solução para a nossa querida Serra do Japi.