quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto de deputado Bigardi veda incineração de lixo no Estado

Popularmente conhecidos como lixo, os resíduos sólidos produzidos nas cidades não poderão ser incinerados em todo o Estado. A proposta, motivada pela preservação ambiental e saúde pública, foi apresentada pelo deputado Pedro Bigardi.

O projeto (382/12) vai ao encontro ao Protocolo de Estocolmo, um tratado internacional de qual o Brasil faz parte e prevê a eliminação de 12 poluentes orgânicos persistentes - entre eles, dióxinas e furanos, produzidos pela incineração do lixo.

Alternativas corretas passam por reciclagem, compostagem e termólise

Entre as alternativas ecologicamente corretas de destinação do lixo, especialistas destacam ações que vão desde a reciclagem até a temólise.

Nesta última, o objetivo é decompor os resíduos da mesma forma feita pela natureza, num processo muito mais rápido e ecologicamente correto.

Após esse processo, o lixo é convertido em adubo orgânico ou num gás rico em hidrogênio que pode abastecer ônibus.

Protesto contra incineração

Em Maringá (PR), a população, Ministério Público, ambientalistas, e a Igreja Católica impediram a instalação de uma usina de incineração de lixo na cidade.

Os argumentos do Ministério Público são de que a Prefeitura de Maringá e a empresa Foxx, responsável pela instalação da usina termelétrica, omitiram da população os danos ambientais e à saúde.


Nenhum comentário: