terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente é comemorado em Colégio de Jundiaí com palestra de Bigardi


Para marcar a data do Dia do Meio Ambiente (5 de junho), o Colégio Santa Felicidade de Jundiaí convidou o deputado estadual Pedro Bigardi para ministrar palestra aos seus alunos sobre o tema.

Cerca de 200 alunos acompanharam atentamente as explicações quanto à importância da preservação do meio ambiente.

O parlamentar comentou sobre a importância da Serra do Japi para toda a região e a necessidade de medidas mais eficazes para garantir sua preservação. “A Serra do Japi é um patrimônio ambiental importante para todo o Estado, porém está comprometida pelo uso irregular feito pelo homem”, afirmou.

Para exemplificar os danos que isso acarreta à natureza, o deputado falou sobre os animais silvestres que estão fugindo das matas e se arriscando nas rodovias. “De acordo com a ONG Mata Ciliar é cada vez maior o número de animais que saem da Serra a procura de refúgio, pois os muros, cercas, construções e uso irregular tiram o sossego desses animais”, explicou.

Bigardi explicou sobre as leis existentes, como a lei de tombamento feita por Aziz Ab'Saber. Os alunos interagiram com o parlamentar, uma das intervenções foi uma crítica a atual legislação. “Com tudo isso que acontece e vemos na Serra do Japi, essa lei de tombamento parece valer só no papel”, exclamou um aluno.

“A lei de tombamento é muito importante para a Serra do Japi e cumpre um papel determinante, mas atualmente só ela não garante a preservação da Serra”, respondeu o deputado.

A questão de visitas a Serra também foi motivo de questionamento. “Sempre íamos na Serra do Japi, nas cachoeiras, agora não podemos ir mais, gostaria de voltar lá”, falou uma aluna.

O deputado Bigardi explicou sobre o seu projeto de lei do Parque Estadual Serra do Japi com a finalidade de garantir maior proteção a Serra, além de permitir a visita monitorada da população. “As pessoas precisam conhecer a Serra e descobrir suas muitas belezas e com isso contribuir com sua preservação”. 

Elogios aos alunos 
O interesse dos alunos pelo tema despertou a atenção do parlamentar. “A participação qualificada dos alunos no debate mostra o belo trabalho realizado no Colégio quanto à educação ambiental, todos estão de parabéns”.

Questionado sobre a comemoração da data do Dia do meio Ambiente, Bigardi afirmou ser um momento para reflexão quanto ao tema. “A data remete a uma reflexão sobre as políticas ambientais necessárias ao meio ambiente, porém a questão não pode ser esquecida nos outros dias do ano, tem que ser uma discussão permanente”, ressaltou.


Nenhum comentário: