quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa de São Paulo presta homenagem ao deputado José Cândido

A sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo de terça-feira, 14 foi dedicada ao deputado estadual José Cândido (PT), falecido no dia 12/02. Familiares e amigos de Cândido estiveram na Casa e acompanharam as homenagens feitas pelos demais deputados.

“Em nome da bancada do PCdoB quero deixar registrado nossas condolências aos familiares e amigos que perderam um homem íntegro e com grande sensibilidade social. Nossos pesares também a bancada do PT que perdeu um grande companheiro, um aguerrido defensor dos direitos humanos e que combatia com veemência toda e qualquer discriminação”, falou o deputado estadual Pedro Bigardi, líder do PCdoB.


O parlamentar relembrou uma das últimas conversas que teve com o deputado José Cândido. “Sentei ao lado dele no plenário e comentei que estava muito cansado e ele com toda sua simplicidade me falou ‘Eu também estou, nós cansamos mais porque nos preocupamos com as coisas, queremos fazer direito, diferente daqueles que não se importam, então não se cansam tanto. Esse era o Zé Cândido engajado na luta por um país mais justo a todos. Um homem de bem, como ressaltado pelos demais deputados”, recordou Bigardi.

Para a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), que integra a Comissão de Direitos Humanos da Casa, os movimentos sociais, o movimento negro e todas as pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa perderam um grande aliado. “Na Assembléia Legislativa de São Paulo, José Candido liderou a Comissão de Direitos Humanos, a Frente de Promoção da Igualdade Racial e ajudou a mobilizar esforços em defesa do meio ambiente e dos movimentos sociais. Homem íntegro, sua trajetória de vida sempre será lembrada como exemplo de luta contra as desigualdades".

Em discurso emocionado, Adriana Cândido, filha do deputado, relembrou as muitas lutas de seu pai. “Todas as pessoas têm direito a moradia digna, salário justo, saúde, educação, lazer, e só podem alcançar tudo isso se houver compromisso por parte dos que foram eleitos. E ele fez muito bem a sua parte. A sabedoria deste homem era tamanha que até seus adversários políticos o chamam de mestre, e um legado como o dele, meus caros, jamais poderá ser esquecido. Meu mestre está morto”.

Adriana agradeceu as homenagens feitas ao pai na Assembleia Legislativa. “Em nome de toda minha família agradeço por tudo e peço que honrem as cadeiras de deputado como ele sempre honrou”, completou. 

O deputado estadual José Cândido estava internado desde o dia 12 de janeiro, após uma parada cardíaca ocorrida durante uma cirurgia para remoção de pedra na vesícula. 

José Cândido tinha 69 anos, era casado com Laura Lourenço Cândido e deixou seis filhos e cinco netos, seu filho Marcelo Cândido é prefeito de Suzano.

Nenhum comentário: