sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bigardi defende criação do Parque Estadual Serra do Japi

“Defendo o parque estadual e acredito nesta ideia. Trabalho nisso desde 1979 e meu único interesse é pela preservação deste patrimônio.” Foi assim que o deputado estadual Pedro Bigardi encerrou a participação na reunião do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Jundiaí.

O encontro, realizado nesta sexta-feira (29), no auditório do Parque da Cidade, serviu para que Bigardi pudesse apresentar o projeto de lei que pede a criação do Parque Estadual Serra do Japi e que tramita na Assembleia Legislativa.


A iniciativa do deputado jundiaiense é de 2009 e já passou por cinco audiências públicas nos municípios que compreendem a área ambiental: Jundiaí (duas vezes), Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus. “Foram debates muito importantes, com grande participação popular e que precisam ser feitos com tranquilidade, sem pressa”, explicou Bigardi.

“Aliás, sinto falta destas discussões mais aprofundadas, porque é muito pouco o que se debate com a sociedade questões relacionadas a Jundiaí e região.”


Além de explicar o objetivo da lei – garantir a proteção máxima da Serra do Japi com a instituição de uma unidade de conservação integral – e os mecanismos que favorecem esta preservação ambiental, o deputado apresentou estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que indicam a alta prioridade de medidas mais rigorosas para proteção da reserva. “A serra é citada integralmente no estudo, que determina a urgente necessidade para criação de uma unidade de conservação.”

Aumento da verba
Para garantir que os recursos sejam suficientes para a criação do parque, Bigardi conseguiu a aprovação na Assembleia Legislativa de uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano.

A medida garante a criação de cinco novas unidades de conservação no Estado e reajusta em 64,18% a verba para o setor de Gestão e Implantação de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “São 16,5 milhões a mais para que a secretaria possa realizar estas ações”, completou.


Os conselheiros também puderam fazer perguntas. Integrante do Comdema, o consultor ambiental Fábio Campos Alves questionou a execução do Plano de Manejo da Reserva Biológica Municipal da Serra – uma espécie de guia detalhado de responsabilidade da Prefeitura de Jundiaí para preservação da área. “Cadê o cronograma? O Plano de Manejo não está sendo respeitado”, reclamou. 

Presente à reunião, o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, confirmou que o cronograma está atrasado.

Por fim, Bigardi lembrou das verbas conseguidas por meio do mandato para compra de um veículo de resgate animal para a Associação Mata Ciliar. “Agora, por sugestão dada nesta reunião, vamos buscar recursos também para equipar a Polícia Ambiental”, declarou o deputado.

Nenhum comentário: