quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Deputado estadual Pedro Bigardi presta contas de seu mandato à população do Estado de São Paulo

.
Clique nas figuras para vê-las em tamanho real.





Deputado Bigardi apresenta PEC do Fundo Social em São Paulo

.
- Texto: Eliane Silva Pinto / Fotos: Eliane Silva Pinto e UEE

Bigardi em reunião com dirigentes da UEE-SP

O deputado estadual Pedro Bigardi apresentou à Assembleia Legislativa um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para garantir que 50% dos recursos oriundos do petróleo da camada pré-sal sejam destinados para Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, com a criação do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Econômico e Social no Estado de São Paulo. A proposta agora entrará em discussão e votação na Casa.

Para o deputado Bigardi, garantir recursos à educação é fundamental para assegurar novas e importantes descobertas científicas, como aconteceu recentemente com a própria camada pré-sal. “A área da educação no Estado carece de mais investimentos e com a criação desse fundo será possível oferecer melhor qualidade no ensino escolar e posteriormente formar competentes profissionais que auxiliarão no desenvolvimento do Brasil. Aliados a isso estarão os investimentos na área de ciência e tecnologia”, afirma.

Segundo o deputado, debater o desenvolvimento do país é imprescindível, desde que a questão do meio ambiente conste na pauta da discussão. “Essa PEC do Fundo Estadual destina recursos também à proteção do meio ambiente, fator que, com certeza, engrandece a proposta”, destacou Bigardi.


Bigardi com os dirigentes da UEE-SP

A PEC foi uma reivindicação feita pela União Estadual dos Estudantes (UEE-SP). O assunto é tema de campanha das entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), UEE, União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).

“A entrada desta PEC na Assembleia é uma vitória para os estudantes paulistas, pois permite que a questão dos recursos do pré-Sal seja amplamente discutida com toda a sociedade”, comemorou Carlos Siqueira, presidente da UEE-SP.

Merece destaque o empenho dos integrantes da UEE para colher assinaturas de parlamentares e garantir a publicação da PEC na Assembléia. "A UEE, por meio de seus dirigentes, participou ativamente da coleta das assinaturas e foram muito competentes nisso. Os estudantes trouxeram a proposta e sensibilizaram os deputados”, afirmou Pedro Bigardi, autor da PEC.

Fonte: UEE

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Deputado estadual Pedro Bigardi apresenta projeto “Condomínios Ambientalmente Sustentáveis” no Creci-SP

.
Projeto de Lei foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e agora aguarda parecer da Comissão de Meio Ambiente

- Texto e Fotos: Eliane Silva Pinto


Deputado Pedro Bigardi recebe do delegado regional
do Creci Jundiaí o certificado da palestra

Apresentar o Projeto de Lei 799/09 que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de alternativas tecnológicas, ambientalmente sustentáveis, nos novos conjuntos de moradias, os chamados “Condomínios Ambientalmente Sustentáveis”. Com esse objetivo, o deputado estadual Pedro Bigardi, autor do projeto, proferiu palestra no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) no dia 15.

Corretores de diversas cidades do Estado lotaram o auditório do Creci para conhecer o projeto de lei que recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. Entre os presentes estavam representantes do Creci Jundiaí, o delegado regional, Evandro Luiz Carbol; o coordenador, Marcos Vasconcellos Lemos e o conselheiro, Adalberto Franco Pellicciari. O assessor executivo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Itamar Borges também fez questão de comparecer a palestra do deputado.


Auditório do Creci ficou lotado na palestra de Bigardi

Segundo o deputado Pedro Bigardi, os condomínios ambientalmente sustentáveis utilizarão alternativas para reduzir o consumo de água e luz e não prejudicar o meio ambiente, como sistemas de reuso de água, captação de energia solar para aquecimento da água e uso de lâmpadas de alta eficiência para iluminação em áreas comuns. “A nova regulamentação permitirá o uso racional dos recursos não-renováveis, conservação da biodiversidade, promoção de uma gestão sustentável dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida”, afirma.

De acordo com a organização internacional United States Green Building Council, os edifícios sustentáveis reduzem de 8 a 9% os custos de operação, aumentam em 7,5% o valor dos imóveis e ampliam a ocupação desses imóveis em 3,5%. “O novo proprietário poderá, além de contribuir com o meio ambiente, economizar nas contas mensais. Assim, terá o imóvel valorizado na venda”, conclui o deputado.


Bigardi explica seu projeto aos associados do Creci

Os presentes aprovaram o Projeto de Lei do parlamentar e o parabenizaram pela iniciativa. “Esse projeto vem ao encontro das necessidades atuais. Quero parabenizar o deputado por esse importante Projeto”, afirmou o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.

A palestra ministrada pelo deputado estadual Pedro Bigardi faz parte do ciclo de palestras denominado “Momento Legislativo”. De acordo com o presidente do Creci-SP, o objetivo das palestras é possibilitar a interação entre os parlamentares e profissionais ligados ao setor imobiliário. “Nosso propósito é oferecer aos corretores de imóveis a oportunidade de conhecer as legislações do setor, e mostrar como é fundamental a participação nas decisões parlamentares, pois a maioria das nossas atividades depende de legislações municipais, estaduais e federais”, afirma.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

APAE de Caieiras ganha novo veículo de transporte graças à atuação do deputado Pedro Bigardi

.
Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Bigardi, presidente da APAE e prefeito de Caieiras

Em meio às comemorações dos 51 anos de Caieiras, o deputado estadual Pedro Bigardi assinou na segunda-feira, 14 de dezembro, a liberação de um veículo de transporte de pacientes para a Apae da cidade.

“Meu mandato está a serviço da região e de entidades como a Apae de Caieiras que possui um trabalho sério e fundamental para as crianças da cidade. Visitei a instituição e me sensibilizei com o belo trabalho realizado, poder ajudá-los é muito gratificante”, afirma o deputado Pedro Bigardi.


Entrega do veículo no dia do aniversário da cidade

“A aquisição desse veículo nos ajudará muito com o nosso trabalho, pois possuímos apenas um veículo antigo e muitas pacientes interromperam o tratamento por falta de transporte. Agora será possível retomar esses tratamentos. É uma conquista muito importante, agradeço muito ao deputado pelo seu empenho”, afirmou a presidente da instituição, Marli Aparecida R. S. Assoni.

O prefeito da cidade, Roberto Hamamoto, agradeceu ao deputado pelo seu empenho em trazer melhorias para Caieiras. “O deputado Bigardi já é um caieirense, já que está sempre presente na cidade e vem contribuído muito com o desenvolvimento do município”, destaca.

A assinatura do convênio para a liberação do veículo aconteceu durante comemoração do aniversário da cidade no Cristo Redentor e contou com a presença de diversas autoridades locais.

Deputado estadual Pedro Bigardi viabiliza programa “Xadrez nas Escolas” para Caieiras

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto


Pedro Bigardi entre os professores de Xadrez

Por intermédio do deputado estadual Pedro Bigardi, o Ministério do Esporte viabilizou o programa “Xadrez nas Escolas” para a cidade de Caieiras.

Na sexta-feira, 11 de dezembro, Bigardi esteve na cidade para conferir a capacitação dos professores que receberam treinamentos de James de Toledo e Evelyn Maximiano Penha, ambos da Federação de Xadrez.

Munidos do conhecimento adquirido na capacitação, os professores serão os responsáveis por levar o conhecimento até as crianças e adolescentes, além de outros professores interessados.

Para o deputado Pedro Bigardi, o programa viabilizado pelo Ministro do Esporte, Orlando Silva será uma importante ferramenta para a educação. “Percebi como os professores estão empolgados com o programa e tenho certeza que esse novo instrumento no ensino escolar irá ajudar muito os alunos e professores”, avalia o parlamentar

De acordo com a professora Marta Regina Favrin Lupianha, coordenadora de Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino, cerca de dez escolas aderiram ao programa. “O projeto é perfeito para auxiliar os professores na educação, pois o jogo de xadrez desenvolve o raciocínio e a lógica”, relata. O programa atingirá crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Cada escola recebeu 15 jogos e 30 livros didáticos, além dos tabuleiros.

Segundo o professor James, o jogo de xadrez também é muito importante no desenvolvimento da concentração. “Sem perceber as crianças e adolescentes desenvolvem essas habilidades. Temos estudos que comprovam bom desempenho dos alunos naescola após a implantação do programa”, destaca.


Bigardi e o prefeito de Caieiras observam os jogadores

Para o professor Jorge Teixeira dos Santos, o jogo de xadrez requer paciência e raciocínio do jogador. “Achei excelente levar esse projetos às escolas, por isso fiz questão de participar da capacitação”, avalia. Mesma opinião tem a professora Simone Aparecida de Araújo para quem o jogo auxiliará muito nas aulas. “Agora vou repassar o conhecimento aos demais professores e alunos”, destaca. Simone elogiou as aulas e o livro didático de fácil compreensão. “Não sabia jogar xadrez, mas com a explicação dos professores e o livro didático estou aprendendo”, afirma.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PCdoB de São Paulo promove primeiro encontro de pré-candidatos a deputado para as eleições de 2010

.

Mesa do primeiro encontro dos pré candidatos do PCdoB

O PCdoB de São Paulo realizou, no sábado, dia 12 de dezembro, seu primeiro encontro entre os pré-candidatos aos cargos de deputados estadual e federal. O objetivo do evento foi iniciar a preparação dos políticos do partido para a disputa eleitoral de 2010, que tem como principal meta aumentar o número de representantes do PCdoB na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal, fortalecendo politicamente o partido em São Paulo e no Brasil.


Deputado Pedro Bigardi expõe suas opiniões

Nádia Campeão, presidente do PCdoB do Estado de São Paulo, abriu os trabalhos felicitando a todos pelos êxitos conquistados em 2009 relativos ao governo Lula, ao Congresso Nacional do partido e à preparação para a disputa do pleito em 2010. “Temos que fazer uma campanha unificada e forte, aproveitando o contexto político atual que é amplamente favorável às forças da esquerda que dão apoio ao governo do presidente Lula e também o fato de que a oposição à direita não tem propostas para o país, nem discurso”, avalia. Para a presidente do PCdoB de São Paulo, cada pré-candidato tem o dever de lutar para obter o maior número de votos possível dentro do contingente de 28 milhões de eleitores que existem no Estado. “A militância e a vontade política são as maiores forças do nosso partido e com certeza vão fazer a diferença nas próximas eleições”, aposta.


Auditório da Assembleia Legislativa ficou lotado

Essas noções foram reforçadas pelo deputado estadual Pedro Bigardi, que sugeriu a todos os pré-candidatos que comecem desde já a realizar uma análise das conjunturas regionais, estadual e federal. “Isso é de extrema importância nas próximas eleições, pois vai ajudar o diretório estadual do PCdoB a mapear a situação política do Estado e na hora da elaboração do planejamento das campanhas”, enfatiza Bigardi.


Ministro Orlando Silva dá o seu recado

O Ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve presente no evento e também prevê um crescimento do PCdoB nas próximas eleições, se houver empenho e determinação de cada pré-candidato. “Hoje, graças ao governo do presidente Lula do qual fazemos parte, temos crescimento econômico com distribuição de renda e justiça social. Precisamos mostrar isso à população nas eleições e provar que nós comunistas somos bom de conversa, de política e de governo”, destaca.


Os deputados Pedro Bigardi e Aldo Rebelo

Já a receita para se vencer uma eleição foi dada pelo deputado federal Aldo Rebelo: “Acordar cedo e dormir tarde, ter disciplina, disposição, otimismo e estar atento à vida e às necessidades das pessoas”. Para Rebelo, apenas ter boas idéias e boa intenção não bastam para vencer, pois é preciso fazer a população entender tudo isso. “Idéias são um caminho para se chegar ao povo. E isso depende de um bom planejamento e de muita estrutura”, define.


Bigardi junto às camaradas do PCdoB

O vereador Netinho de Paula também mostrou estar afinado com o espírito de união e colocou-se à disposição do partido para ajudar de todas as formas possíveis. “Cada um de nós deve pensar agora no que pode oferecer de melhor ao PCdoB para que a nossa direção consiga elaborar um planejamento estratégico bem estruturado e eficiente para fazer crescer a nossa representatividade nos níveis estadual e federal”, sugere.


Palestra do publicitário Júlio Filgueira

O evento contou ainda com uma palestra do publicitário Júlio Filgueira, que abordou as várias fases da estratégia eleitoral e deu importantes conselhos de como realizar uma campanha com envolvimento e profissionalismo, fatores essenciais para quem busca a vitória na abertura das urnas.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Deputado Pedro Bigardi conquista ambulâncias e veículos de transporte de pacientes para Campo Limpo Paulista e Cabreúva

.

O deputado estadual Pedro Bigardi


Liberação dos veículos para Cabreúva


Bigardi e o vice-prefeito de Cabreúva


Deputado Pedro Bigardi e autoridades locais


Liberação dos veículos para Campo Limpo Paulista


Bigardi e representantes de Campo Limpo Paulista


Em frente à van de transporte de pacientes

Deputado Pedro Bigardi conquista ambulâncias e veículos de transporte de pacientes para Campo Limpo Paulista e Cabreúva

.
- Texto: Eliane Silva Pinto

Pedro Bigardi: importante conquista para a região

O deputado estadual Pedro Bigardi conquistou ambulâncias e veículos de transporte de pacientes para as cidades de Campo Limpo Paulista e Cabreúva. Cada cidade recebeu uma unidade dos veículos, os quais foram entregues nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, em Tatuí com a presença do parlamentar e de autoridades dos municípios.

Em Cabreúva, a reivindicação para a área da saúde foi feita por meio da Câmara Municipal da cidade, pelos vereadores Arnaldo de Souza Lima e Jorge Luiz Gomes Nogueira.

O coordenador de Vigilância em Saúde de Campo Limpo Paulista, Sebastião Gonçalves de Godoy, falou da satisfação em receber os veículos. “Saude é uma área delicada que precisa de investimentos constantes, por isso a iniciativa do deputado em ajudar o município vem somar ao nosso esforço de oferecer à população um atendimento qualificado”, destaca.

Segundo o vice prefeito de Cabreúva, José Mauro de Oliveira, os veículos conquistados pelo deputado Bigardi vem suprir uma grande carência na cidade. “As conquistas vieram em boa hora para Cabreúva, já que os veículos da prefeitura não eram suficientes para atender a grande demanda”, relata.

“Preocupa-me muito a questão da saúde pública, por isso como deputado tenho focado meu trabalho nessa área, porém somente com uma ação integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipais poderemos solucionar os problemas e oferecer um atendimento de qualidade na saúde pública da população”, enfatiza Bigardi.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Deputado Pedro Bigardi promove, em Cabreúva, debate qualificado sobre a importância da preservação da Serra do Japi

.
Encontro foi realizado para debater com a comunidade local o projeto do deputado que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi

- Texto: Eliane Silva Pinto

Maria Helena Scavone e Pedro Bigardi

O deputado estadual Pedro Bigardi fez uma apresentação do projeto de sua autoria que propõe o Parque Estadual da Serra do Japi, na Câmara Municipal de Cabreúva, no dia 7 de dezembro, com o objetivo de aprimorá-lo.

“Nada melhor do que conversar com as pessoas que moram no entorno da Serra do Japí sobre a necessidade de preservar o nosso patrimônio ambiental. Esses debates são fundamentais para aprimorar o projeto e incluir todas as cidades na discussão”, revela o parlamentar. As próximas apresentações acontecerão nas cidades de Pirapora do Bom Jesus e Cajamar. Em outubro, Jundiaí sediou o primeiro debate sobre o assunto.


Apresentação foi na Câmara Municipal de Cabreúva

O deputado Bigardi explicou aos presentes que a criação do Parque Estadual possibilitará uma preservação permanente da Serra do Japi por meio de uma integração entre as prefeituras que a compõe (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus), o Governo do Estado e a sociedade civil organizada. “É preciso radicalizar na preservação da Serra do Japi, senão esse grande patrimônio ambiental corre sério risco de desaparecer. Por isso é fundamental a criação do Parque Estadual, com uma legislação única de preservação”, destaca o Bigardi.


Vice-prefeito ao lado do deputado Bigardi

A secretária do Meio Ambiente de Cabreúva, Maria Helena Scavone elogiou a atitude do deputado de fazer um debate compartilhado com as cidades sobre o assunto. Segundo ela, falta comunicação entre os municípios na questão da Serra do Japi. “Temos muito interesse em debater essa questão, pois preservar a Serra é nossa grande meta, afinal toda a água de Cabreúva vem da Serra e trabalhamos muito para sua preservação, tanto é que a maior parte protegida da Serra fica em Cabreúva”, afirma ela.

Segundo o vice-prefeito de Cabreúva, José Mauro de Oliveira, a iniciativa do deputado acontece em um momento importante. “Algo precisa ser feito pela nossa Serra, a situação não pode continuar do jeito que está”, alertou. Oliveira questinou o deputado quanto à manutenção do Parque após sua implantação. De acordo com Bigardi, ele apresentou duas emendas ao Orçamento 2010 com essa finalidade, uma destinando verbas para a implantação e manutenção do Parque Estadual da Serra do Japi e a outra reservando recursos ao consórcio intermunicipal em defesa da Serra do Japi.


Debate foi aberto à participação da platéia

Também estavam presentes no evento o presidente da Câmara da cidade, Arnaldo de Souza Lima; o vereador Jorge Nogueira (Jorginho); o arquiteto da secretaria de obras Roque Poltronieri; a presidente da Associação Japi, Iara Terra; a diretora da escola “Lucídio Motta Navarro”, professora Alice Franceschini e o presidente do PCdoB de Cabreúva, Valdir Chamba.

Vereadores de Apiaí visitam o deputado estadual Pedro Bigardi

.
O deputado estadual Pedro Bigardi recebeu, em seu escritório político regional em Jundiaí, a visita do vice-presidente da Câmara Municipal de Apiaí, Ronaldo Rodrigues de Lima e os vereadores Célio Gregório e Marins Cruz dos Santos.

Segundo os vereadores, a visita teve o propósito de estreitar relação com o deputado do partido dos legisladores, PCdoB e saber como o parlamentar pode ajudar no desenvolvimento da cidade de Apiaí.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Emendas do deputado estadual Pedro Bigardi beneficiam categoria dos servidores públicos

.
Diretores de Associações e Sindicatos dos servidores públicos do Estado de São Paulo estiveram na Assembleia Legislativa no dia 1º de dezembro em busca de apoio para a aprovação das emendas apresentadas pelo deputado estadual Pedro Bigardi, as quais tem por finalidade criar condições para o atendimento de reivindicações salariais de interesse dos servidores públicos aposentados e pensionistas pelo RPPS, além dos militares contribuintes do RPPM, cujas remunerações estão sem reajuste desde 2004.

Os diretores foram recebidos no Colégio de Líderes da Casa, onde explicaram a importância da aprovação das emendas, uma luta antiga dos servidores públicos.

“Este é um problema que se arrasta há muitos anos e as emendas tentam corrigir essa injustiça. Eu senti que houve uma sensibilização por parte de todos os líderes de partidos na busca por solucionar essa situação. Por isso, esperamos que as emendas sejam aprovadas”, avalia o deputado Pedro Bigardi.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Deputado estadual Pedro Bigardi visita bairros para prestar contas de seu mandato à sociedade

.
O deputado estadual Pedro Bigardi completou no último dia 23, oito meses de mandato e para apresentar todo o trabalho realizado nesse período, um informativo foi elaborado e começa a ser distribuído em Jundiaí e região.

Recursos para a região, como as verbas para o Grupo de Defesa da Criança com Câncer (Grendaac), a UBS de Várzea Paulista, assim como quadras poliesportivas para Jarinu e Itupeva são citadas no material. Projetos de leis apresentados e principais discussões da região completam o informativo de quatro páginas.

O deputado Pedro Bigardi faz questão de visitar os bairros e apresentar o material aos moradores. “Acho essencial essa aproximação para poder ouvir a população e prestar contas do meu trabalho como deputado estadual”, ressalta o parlamentar. Bigardi divide seu tempo entre as visitas aos bairros, no período da manhã, e votações e reuniões na Assembleia, no período da tarde.

Confira o informativo neste link.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Projeto de Bigardi que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi é aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça

.
Projeto visa ampliação da proteção ambiental e combate a especulação imobiliária.

- Texto: Eliane Silva Pinto

O projeto de autoria do deputado estadual Pedro Bigardi que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo. Por unanimidade, os parlamentares entenderam que o projeto apresentado por Bigardi é legal e constitucional, contrariando assim comentários de opositores do mandato do deputado de que o projeto apresentava “vícios de inconstitucionalidade”.

Agora o projeto de Pedro Bigardi será analisado pela Comissão de Meio Ambiente e Finanças e Orçamentos, para então ser colocado em votação na Casa.

O Projeto de Lei apresentado por Pedro Bigardi vem ao encontro das demandas da sociedade em relação à proteção da Serra do Japi e é fruto do dialogo com ONGs e de contribuições de especialistas da área ambiental, num trabalho inédito de parceria e participação popular democrática.

O deputado realizou no mês de outubro uma audiência pública na Câmara de Jundiaí para discutir o projeto. No dia 7 de dezembro será realizada uma Audiência Pública em Cabreúva, na Câmara Municipal a partir das 19h30.

“Queremos envolver toda a sociedade nessa importante discussão. Com esses debates será possível aprimorarmos o projeto para que ele atenda de forma satisfatória o anseio de todos, que é a preservação da Serra do Japi”, explica o parlamentar.

Conheça o projeto

O Projeto de Lei nº 652/09 de autoria do deputado Pedro Bigardi propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi. O Parque Estadual possibilitará uma preservação permanente da Serra do Japi por meio de uma integração entre as prefeituras que compõe a Serra (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus), o Governo do Estado e a sociedade civil organizada. Atualmente menos de 5% da área tombada da Serra do Japi tem mecanismos consistentes de proteção à fauna e à flora, com a criação do Parque será possível preservar a Serra em sua totalidade.

“Se o parque não for criado agora, vamos perder a Serra do Japi para os grupos que praticam especulação imobiliária e para os loteamentos que já estão invadindo a área”, alerta Bigardi.

Deputado Pedro Bigardi vistoria obras do Rodoanel que desabaram ferindo três pessoas

.
- Texto: Eliane Silva Pinto


Uma comissão de deputados estaduais visitou, no dia 19 de novembro, o canteiro de obras do viaduto do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, que desabou parcialmente no dia 13 deste mês, ferindo três pessoas. O deputado Pedro Bigardi, líder do PCdoB, foi um dos parlamentares presentes.

“Fiquei impressionado com o grande porte das vigas que desabaram, uma investigação minuciosa precisa ser feita para descobrir os reais motivos do acidente e garantir a todos a segurança das obras do Rodoanel”, analisa o deputado Pedro Bigardi.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Deputado Pedro Bigardi ministra palestra na Conferência das Cidades em Caieiras

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Pedro Bigardi ministra palestra em Caieiras

Avanços, dificuldades e desafios na implantação da Política de Desenvolvimento Urbano. Esse foi o tema da palestra do deputado Pedro Bigardi, ministrada na abertura da 4ª Conferência das Cidades na Câmara Municipal de Caieiras, no dia 19 de novembro. Estavam presentes no evento o vice-prefeito da cidade, Gersinho Romero e o presidente da Câmara, Pedro Siqueira Júnior.

Joaquim Costa, coordenador de assuntos institucionais da Prefeitura de Caieiras e um dos organizadores do evento, explicou o motivo da escolha de Pedro Bigardi como palestrante: “Convidamos o deputado para participar da nossa Conferência por todo seu histórico na cidade. Bigardi, como engenheiro urbanista, trabalhou no município e participou da elaboração do Plano Diretor. Agora como deputado estadual tem se preocupado em ajudar nosso município com emendas e recursos”, afirmou.

Na palestra, o deputado Pedro Bigardi explicou como um bom planejamento pode ajudar no desenvolvimento da cidade. Ele destacou como avanço, a promulgação da lei do Estatuto da Cidade em 2001, que determinou aos municípios a elaboração de seus Planos Diretores. “Tivemos grandes avanços com a elaboração do Plano Diretor, porém não podemos nos ater apenas em sua elaboração, é imprescindível o acompanhamento para que de fato, o plano seja colocado em prática”, destacou.


O auditório da Câmara Municipal ficou lotado

De acordo com Bigardi, a Conferência das Cidades é mais um importante avanço. “A população precisa discutir como será sua cidade e a conferência é uma importante ferramenta nesse sentido. Integrado a isso, temos um Ministério das Cidades atuante, preocupado com a questão habitacional no país”.

Para o deputado Pedro Bigardi, o desafio do desenvolvimento urbano está na falta de um plano diretor regional. “Os problemas de uma cidade muitas vezes ultrapassam os seus limites. Como pensar no desenvolvimento de Caierias, sem pensar nas cidades ao seu redor como Francisco Morato e Franco da Rocha que possuem problemas em comum como transporte e saúde?”, questionou.


Joaquim Costa, coordenador de assuntos institucionais

“Essa região está em franco desenvolvimento, é com certeza uma das regiões que mais crescem no Estado. Por isso, é preciso uma integração entre essas cidades para resolver os problemas em comum”, completou Bigardi, que sugere a elaboração de um plano diretor no Estado, a partir das regiões.

Ao final da palestra, Bigardi falou de sua relação com a cidade. “Tenho um carinho especial por Caieiras, devido à minha trajetória, já que comecei minha carreira de engenheiro no município e por morar tão próximo, em Jundiaí, nunca deixei de acompanhar os acontecimentos e o progresso da cidade. Como parlamentar, pretendo dar minha contribuição ao crescimento desse importante município”, garantiu Pedro Bigardi

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Deputado estadual Pedro Bigardi presta contas de seu mandato à sociedade

.
Dia 23 de novembro completou oito meses que Pedro Bigardi está à frente de seu mandato como Deputado Estadual. Confira abaixo um resumo das principais conquistas e ações de Bigardi na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Clique nas imagens para vê-las em tamanho real.





segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Deputado Pedro Bigardi entrega prêmio Zumbi dos Palmares ao Clube 28 de Setembro

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Bigardi entrega o prêmio à presidente do clube

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, aconteceu na Assembleia Legislativa, no dia 19 de novembro, a entrega do prêmio “Zumbi dos Palmares” a personalidades e entidades que realizam trabalhos relevantes junto à comunidade negra do Estado de São Paulo.

O deputado estadual Pedro Bigardi indiciou o Clube 28 de Setembro como um dos homenageados da noite. “É um clube de grande tradição na minha cidade, Jundiaí, e com seus 112 anos de existência contribui muito com a difusão da cultura negra. Por isso, é um prêmio merecido por todo o trabalho desses homens e mulheres que lutam há anos pela comunidade negra”, ressaltou o parlamentar.


Deputado destaca o trabalho do Clube 28 de Setembro

A presidente do Clube, Kelly Cristina da Silva, recebeu o prêmio das mãos do deputado Pedro Bigardi e falou sobre a emoção de ter o trabalho do Clube reconhecido. “Esse prêmio é um reconhecimento por toda a história do Clube 28 de Setembro, um patrimônio histórico e cultural nacional, é o clube mais antigo do Estado de São Paulo e que cumpre seu papel na luta pela igualdade racial”, afirmou ela.

De acordo com Kelly, é a primeira vez que o Clube ganha o prêmio. “É uma emoção muito grande, afinal eu cresci dentro do Clube, minha bisavô freqüentava o local, agora meus filhos freqüentam, somos uma grande família, esse prêmio agora, faz parte da nossa história”, destacou.


Kelly Cristina agradece Pedro Bigardi pela premiação

O deputado Pedro Bigardi enalteceu a contribuição das mulheres negras no Brasil. “A entrega do prêmio ‘Zumbi dos Palmares’, tem dois significados. O primeiro é pela importância do Clube 28 de Setembro e o outro é a oportunidade de entregar o prêmio a uma mulher, a presidente Kelly, uma batalhadora, guerreira que tem realizado importantes conquistas para o Clube e para a comunidade negra”.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Deputado Pedro Bigardi dá aula de Planejamento Urbano e Ambiental

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Bigardi dá aula sobre Planejamento Urbano e Ambiental

Os alunos da escola “Professor Joaquim Antônio Ladeira” tiveram uma aula diferente no dia 16 de novembro. O deputado estadual Pedro Bigardi foi convidado pela professora Ana Silvia Giacomelli para ministrar aula aos alunos sobre Planejamento Urbano e Ambiental. Bigardi é professor universitário na Unianchieta de Jundiaí.


Alunos acompanham as explicações do deputado estadual

Cerca de 200 alunos acompanharam atentamente às explicações do deputado sobre a importância de um bom planejamento urbano para a cidade. De forma didática, Bigardi pediu a participação dos alunos para indicar os melhores locais no mapa para a instalação de construções indispensáveis em uma cidade, tais como fórum, prefeitura, conjuntos habitacionais, rodoviária, delegacia, entre outros.


Estudantes participam ativamente da aula de Bigardi

Após a participação dos alunos, Bigardi avaliou a indicação dos alunos e explicou: “Em um planejamento urbano o estudo da área é fundamental para determinar o tipo de construção, pois é preciso avaliar desde o solo até o que existe ao redor. Por exemplo, a rodoviária precisa ficar em um local de fácil acesso às rodovias”, explicou o deputado. Conhecer os recursos naturais também foi apontado por Bigardi como fator primordial para um bom planejamento urbano.

Após a aula, os alunos fizeram perguntas e mostraram interesse no fato da comunidade participar do planejamento urbano da cidade. “É obrigatório a prefeitura promover reuniões e audiências públicas para consultar a população sobre o planejamento urbano para o município”, explicou o deputado e professor Pedro Bigardi.

Deputado estadual Pedro Bigardi participa de inauguração e visita ONG "Decida"

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Pedro Bigardi discursa na inauguração da Oficina

O deputado estadual Pedro Bigardi participou da inauguração da Oficina Padaria da ONG “Decida” de Várzea Paulista, no dia 13 de novembro. Alunos da APAE da cidade são os primeiros alunos da oficina, que visa a qualificação profissional de jovens.


Descerramento da placa inaugural

Bigardi enalteceu os trabalhos realizados pelas entidades sociais na região. “Sem o trabalho realizado por elas, as prefeituras não conseguiram atender às demandas da área social”. O parlamentar cumprimentou o presidente da instituição, Júnior Aprillanti, por essa importante parceria com a APAE de Várzea Paulista. “Com a ajuda de amigos e voluntários, os projetos da ONG ‘Decida’ estão tornando-se realidade. Essa oficina é uma conquista para todos nós que lutamos pela inclusão social”, emociona-se Aprillanti.


Aprillanti, Bigardi e Vereador junto aos alunos da APAE

Luiz Antônio Lopes Garcia, presidente da APAE explicou a importância de projetos como o promovido pela ONG “Decida”. “Hoje as empresas são obrigadas por lei a contratar pessoas com deficiência física. Com projetos de qualificação profissional como esse, vamos garantir que essas pessoas fiquem no emprego não apenas por causa da Lei de Cotas, mas também por sua capacidade profissional”, destaca. O nome dado ao espaço foi em homenagem ao primeiro presidente da Ong “Decida”, Ilson Martini, ex-vereador de Várzea Paulista.