terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Deputado estadual Pedro Bigardi viabiliza programa “Xadrez nas Escolas” para Caieiras

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto


Pedro Bigardi entre os professores de Xadrez

Por intermédio do deputado estadual Pedro Bigardi, o Ministério do Esporte viabilizou o programa “Xadrez nas Escolas” para a cidade de Caieiras.

Na sexta-feira, 11 de dezembro, Bigardi esteve na cidade para conferir a capacitação dos professores que receberam treinamentos de James de Toledo e Evelyn Maximiano Penha, ambos da Federação de Xadrez.

Munidos do conhecimento adquirido na capacitação, os professores serão os responsáveis por levar o conhecimento até as crianças e adolescentes, além de outros professores interessados.

Para o deputado Pedro Bigardi, o programa viabilizado pelo Ministro do Esporte, Orlando Silva será uma importante ferramenta para a educação. “Percebi como os professores estão empolgados com o programa e tenho certeza que esse novo instrumento no ensino escolar irá ajudar muito os alunos e professores”, avalia o parlamentar

De acordo com a professora Marta Regina Favrin Lupianha, coordenadora de Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino, cerca de dez escolas aderiram ao programa. “O projeto é perfeito para auxiliar os professores na educação, pois o jogo de xadrez desenvolve o raciocínio e a lógica”, relata. O programa atingirá crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Cada escola recebeu 15 jogos e 30 livros didáticos, além dos tabuleiros.

Segundo o professor James, o jogo de xadrez também é muito importante no desenvolvimento da concentração. “Sem perceber as crianças e adolescentes desenvolvem essas habilidades. Temos estudos que comprovam bom desempenho dos alunos naescola após a implantação do programa”, destaca.


Bigardi e o prefeito de Caieiras observam os jogadores

Para o professor Jorge Teixeira dos Santos, o jogo de xadrez requer paciência e raciocínio do jogador. “Achei excelente levar esse projetos às escolas, por isso fiz questão de participar da capacitação”, avalia. Mesma opinião tem a professora Simone Aparecida de Araújo para quem o jogo auxiliará muito nas aulas. “Agora vou repassar o conhecimento aos demais professores e alunos”, destaca. Simone elogiou as aulas e o livro didático de fácil compreensão. “Não sabia jogar xadrez, mas com a explicação dos professores e o livro didático estou aprendendo”, afirma.

Um comentário:

Anônimo disse...

OI MARTA VOCE APARECE MUITO BONITA NESTA FOTO O TEMPO PRA VOCE NAO PASSOU DE SEU AMIGO WILSON LICEU 43 33381511
ABRAÇOS