quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Deputado Pedro Bigardi promove, em Cabreúva, debate qualificado sobre a importância da preservação da Serra do Japi

.
Encontro foi realizado para debater com a comunidade local o projeto do deputado que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi

- Texto: Eliane Silva Pinto

Maria Helena Scavone e Pedro Bigardi

O deputado estadual Pedro Bigardi fez uma apresentação do projeto de sua autoria que propõe o Parque Estadual da Serra do Japi, na Câmara Municipal de Cabreúva, no dia 7 de dezembro, com o objetivo de aprimorá-lo.

“Nada melhor do que conversar com as pessoas que moram no entorno da Serra do Japí sobre a necessidade de preservar o nosso patrimônio ambiental. Esses debates são fundamentais para aprimorar o projeto e incluir todas as cidades na discussão”, revela o parlamentar. As próximas apresentações acontecerão nas cidades de Pirapora do Bom Jesus e Cajamar. Em outubro, Jundiaí sediou o primeiro debate sobre o assunto.


Apresentação foi na Câmara Municipal de Cabreúva

O deputado Bigardi explicou aos presentes que a criação do Parque Estadual possibilitará uma preservação permanente da Serra do Japi por meio de uma integração entre as prefeituras que a compõe (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus), o Governo do Estado e a sociedade civil organizada. “É preciso radicalizar na preservação da Serra do Japi, senão esse grande patrimônio ambiental corre sério risco de desaparecer. Por isso é fundamental a criação do Parque Estadual, com uma legislação única de preservação”, destaca o Bigardi.


Vice-prefeito ao lado do deputado Bigardi

A secretária do Meio Ambiente de Cabreúva, Maria Helena Scavone elogiou a atitude do deputado de fazer um debate compartilhado com as cidades sobre o assunto. Segundo ela, falta comunicação entre os municípios na questão da Serra do Japi. “Temos muito interesse em debater essa questão, pois preservar a Serra é nossa grande meta, afinal toda a água de Cabreúva vem da Serra e trabalhamos muito para sua preservação, tanto é que a maior parte protegida da Serra fica em Cabreúva”, afirma ela.

Segundo o vice-prefeito de Cabreúva, José Mauro de Oliveira, a iniciativa do deputado acontece em um momento importante. “Algo precisa ser feito pela nossa Serra, a situação não pode continuar do jeito que está”, alertou. Oliveira questinou o deputado quanto à manutenção do Parque após sua implantação. De acordo com Bigardi, ele apresentou duas emendas ao Orçamento 2010 com essa finalidade, uma destinando verbas para a implantação e manutenção do Parque Estadual da Serra do Japi e a outra reservando recursos ao consórcio intermunicipal em defesa da Serra do Japi.


Debate foi aberto à participação da platéia

Também estavam presentes no evento o presidente da Câmara da cidade, Arnaldo de Souza Lima; o vereador Jorge Nogueira (Jorginho); o arquiteto da secretaria de obras Roque Poltronieri; a presidente da Associação Japi, Iara Terra; a diretora da escola “Lucídio Motta Navarro”, professora Alice Franceschini e o presidente do PCdoB de Cabreúva, Valdir Chamba.

Um comentário:

João disse...

As perguntas foram excelentes, o povo cabreuvano mostrou sua preocupação e também conhecimento sobre o assunto. Participei com perguntas, que na verdade viraram idéias de criação de núcleos de visitas e pesquisa. Depois de vários anos trabalhando como agente de ecoturismo e especialista na área, vejo com muita ansiedade a criação no nosso parque, na nossa serra. Parabens ao Pedro por sua luta.