quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Deputado Pedro Bigardi ministra palestra na Conferência das Cidades em Caieiras

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Pedro Bigardi ministra palestra em Caieiras

Avanços, dificuldades e desafios na implantação da Política de Desenvolvimento Urbano. Esse foi o tema da palestra do deputado Pedro Bigardi, ministrada na abertura da 4ª Conferência das Cidades na Câmara Municipal de Caieiras, no dia 19 de novembro. Estavam presentes no evento o vice-prefeito da cidade, Gersinho Romero e o presidente da Câmara, Pedro Siqueira Júnior.

Joaquim Costa, coordenador de assuntos institucionais da Prefeitura de Caieiras e um dos organizadores do evento, explicou o motivo da escolha de Pedro Bigardi como palestrante: “Convidamos o deputado para participar da nossa Conferência por todo seu histórico na cidade. Bigardi, como engenheiro urbanista, trabalhou no município e participou da elaboração do Plano Diretor. Agora como deputado estadual tem se preocupado em ajudar nosso município com emendas e recursos”, afirmou.

Na palestra, o deputado Pedro Bigardi explicou como um bom planejamento pode ajudar no desenvolvimento da cidade. Ele destacou como avanço, a promulgação da lei do Estatuto da Cidade em 2001, que determinou aos municípios a elaboração de seus Planos Diretores. “Tivemos grandes avanços com a elaboração do Plano Diretor, porém não podemos nos ater apenas em sua elaboração, é imprescindível o acompanhamento para que de fato, o plano seja colocado em prática”, destacou.


O auditório da Câmara Municipal ficou lotado

De acordo com Bigardi, a Conferência das Cidades é mais um importante avanço. “A população precisa discutir como será sua cidade e a conferência é uma importante ferramenta nesse sentido. Integrado a isso, temos um Ministério das Cidades atuante, preocupado com a questão habitacional no país”.

Para o deputado Pedro Bigardi, o desafio do desenvolvimento urbano está na falta de um plano diretor regional. “Os problemas de uma cidade muitas vezes ultrapassam os seus limites. Como pensar no desenvolvimento de Caierias, sem pensar nas cidades ao seu redor como Francisco Morato e Franco da Rocha que possuem problemas em comum como transporte e saúde?”, questionou.


Joaquim Costa, coordenador de assuntos institucionais

“Essa região está em franco desenvolvimento, é com certeza uma das regiões que mais crescem no Estado. Por isso, é preciso uma integração entre essas cidades para resolver os problemas em comum”, completou Bigardi, que sugere a elaboração de um plano diretor no Estado, a partir das regiões.

Ao final da palestra, Bigardi falou de sua relação com a cidade. “Tenho um carinho especial por Caieiras, devido à minha trajetória, já que comecei minha carreira de engenheiro no município e por morar tão próximo, em Jundiaí, nunca deixei de acompanhar os acontecimentos e o progresso da cidade. Como parlamentar, pretendo dar minha contribuição ao crescimento desse importante município”, garantiu Pedro Bigardi

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola deputado,como o senhor tem viajado por várias cidades do estado e tem acessos Políticos então tomei a liberdade de lhe pedir um favorzão,teve uma promoção no carrefour de um empreendimento imobiliário de nome momentum,contemplada com um terreno disseram que teria que pagar apenas taxa de condomínio e taxa manutenção,como não acredito em papai noel,mas não custa se informar,então daria para o senhor ver com o Prefeito de Itaí ou Avaré o empreendimento chamasse Terra Santa Cristina.Obrigado.