sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Participação de Bigardi no Cidade Democrática chama atenção de doutoranda da Universidade de Harvard

.

Michael, Jennifer e Henrique com Bigardi: participação
ativa nas discussões democráticas por Jundiaí e região


A atuação de Pedro Bigardi como deputado estadual e a influência do portal Cidade Democrática (http://www.cidadedemocratica.com.br/) no trabalho como parlamentar foram motivos de uma entrevista feita quarta-feira (11) pela professora Jennifer Shkabatur, que busca o doutorado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O material servirá para a defesa da tese de Jennifer, que tem como tema ‘Participação do cidadão nas instituições democráticas: rumo a uma era digital’.

Formada em Direito pela Universidade de Ciências Sociais de Tel Aviv, em Israel, e professora da Universidade de Boston, Jennifer esteve em São Paulo para conhecer o trabalho feito pelo portal. Lá, ela recebeu orientações a respeito da participação ativa de Jundiaí nesta proposta e veio para a cidade. Além de ouvir os responsáveis pela iniciativa no município e cidadãos que se utilizam da ferramenta, a professora também quis falar com políticos que fazem parte da rede.

Integrante do Cidade Democrática há 10 meses, Pedro Bigardi foi escolhido pela doutoranda por participar das discussões e se servir dos debates para a apresentação de propostas como deputado estadual. “Apontei um problema em relação à discussão restrita do Plano Diretor na cidade e propus um debate. Era necessário por conta da importância que o plano tem no desenvolvimento de Jundiaí e isso foi muito bem aceito”, lembrou Bigardi.

Outro exemplo de importância do portal na atuação parlamentar de Pedro Bigardi foi a verba de R$ 250 mil para construção de ciclovias no município, conquistada na Assembleia Legislativa e já liberada pelo Governo do Estado. “Houve essa discussão no portal sobre a necessidade deste tipo de equipamento público na cidade e isso me motivou a buscar o recurso para este fim”, destacou.

Participação
Henrique Parra Parra Filho, coordenador do núcleo Jundiaí do Movimento Voto Consciente e incentivador do Cidade Democrática, comentou sobre a vinda de Jennifer Shkabatur à cidade. “Ela pesquisa ferramentas tecnológicas que fortalecem a democracia, participação popular e a transparência. De todas as que existem no Brasil, Jennifer escolheu o Cidade Democrática”, explicou. “Hoje temos mais de 400 pessoas cadastradas que já colaboraram com mais de 300 propostas e 4 mil atividades, entre comentários, opiniões e sugestões.”

Para Jennifer, a experiência e informações obtidas foram muito importantes. “O caso jundiaiense de pessoas engajadas pela cidadania e de forma apartidária é inspirador e algo único. Não há nenhuma campanha ou ligação direta com uma agenda em especial, mas é uma atuação para promover a participação, sobretudo”.

Nenhum comentário: