.
- Texto e fotos: Emerson Leite
Deputado Bigardi destaca trabalho feito
por Turino no Ministério da Cultura
“O Célio foi meu entrevistado no programa da TV Assembleia, quando tive a oportunidade de conversar sobre vários assuntos. Fiquei ainda mais admirado com o trabalho que ele faz”. Assim o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) resumiu o carinho e respeito para com o ex-secretário de Cidadania do Ministério da Cultura, Célio Turino, que esteve em Jundiaí quarta-feira (30), na Faculdade Anhanguera, onde realizou o lançamento do livro ‘Ponto de Cultura: O Brasil de baixo para cima’.
Encontro reuniu integrantes de diversos
segmentos da cultura na Região
Para uma plateia formada por integrantes de pontos de cultura de Louveira, Caieiras e Várzea Paulista, da ONG Afrovida, Museu da Energia Elétrica, Clube 28 de Setembro e da Orquestra Filarmônica de Jundiaí, Turino apresentou o livro, que nada mais é do que um relato da criação do programa federal ‘Cultura Viva’ e das experiências vividas ao longo de mais de 600 viagens por todo o País.
Integrantes do Ponto Cultural de
Louveira dão exemplo de cidadania
No encontro, houve espaço para a leitura de alguns trechos do livro por parte do próprio autor, homenagem da escritora e professora Sônia Cintra ao escritor português José Saramago (falecido recentemente) e também para um divertido causo contado pelo supervisor de Cultura da Prefeitura de Várzea Paulista, Eufradísio Modesto Filho. “Trazer o Célio para falar do ‘Cultura Viva’ é fazer com que vocês conheçam o Brasil que deu certo”, destacou o presidente do PCdoB de Jundiaí, Tércio Marinho.
Célio Turino autografou livros: mais
de 3 mil pontos culturais no País
Outro momento importante foi o depoimento de integrantes do ponto cultural de Louveira, que ressaltou uma exposição fotográfica feita semana passada, sobre a situação de abandono que se encontra a antiga estação de trem daquela cidade. A medida chamou a atenção da população para o problema.
Arquiteto Araken Martinho e escritora
Sônia Cintra prestigiam evento
De acordo com Célio Turino, já existem mais de 3 mil pontos culturais no Brasil que atendem 10 milhões de pessoas e agregam todas as formas de expressão: música, poesia, literatura, artes plásticas e dança, entre outras. “Nosso papel, estando no governo, é o de servir ao público”, emendou Turino. Para mais informações, acesse o site www.celioturino.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário