sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Deputado Pedro Bigardi discute movimento de moradia na TV Assembleia

.
- Texto e foto: Eliane Silva Pinto

Bigardi entre Wanderlei Gomes e Davi Ramos

Novos rumos do movimento de moradia, principais lutas e inserção do movimento nas principais questões do país. Esses foram alguns dos assuntos discutidos pelo deputado Pedro Bigardi com Wanderlei Gomes, diretor de comunicação da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), e o presidente da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp), Davi Ramos, durante programa “Assembleia Convida” da TV Assembléia, realizado nessa quinta-feira, 15 de outubro.

Bigardi, como apresentador do programa, questionou seus convidados quanto à avaliação da atuação dos movimentos na época em que foram criados e nos dias atuais. Para Ramos, antigamente os movimentos sociais eram mais tradicionais, de luta, e nos dias atuais os movimentos estão mais institucionalizados. “Percebemos que hoje os governantes e prefeitos tentam dar uma nova roupagem aos movimentos de moradia, de forma democrática ou não. Infelizmente muitos fazem um trabalho de cooptação das associações. Nós da Facesp, da Conam e das demais entidades trabalhamos para as associações terem autonomia e não serem meras homologadoras da prefeitura”, descreveu Ramos.

Os convidados também destacaram o novo papel do movimento de moradia que hoje discute não apenas a moradia popular, mas diversificados temas que interfiram na vida da população desde o Estatuto da Criança e do Adolescente até os efeitos da crise mundial.

Pedro Bigardi destacou a necessidade da ligação entre a luta local e a luta nacional. Tese defendida por Wanderlei Gomes. Segundo ele, a luta não pode se ater apenas aos problemas do bairro. “Elas são um importante processo para acumular forças e dar um salto maior nas lutas nacionais como saúde, educação e política habitacional”.

PEC da Moradia
“Nossa principal luta no movimento é para termos uma política permanente de moradia”, afirma o presidente da Facesp Davi Ramos ao explicar sobre a campanha “Moradia Digna” em favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Moradia Popular, que garante destinação fixa de recursos do Orçamento para o financiamento de moradia à população de baixa renda, a chamada habitação de interesse social.
Depois do debate os convidados foram até o plenário da Assembleia, onde foram anunciados pelo presidente da Casa.

Nenhum comentário: