Deputados Pedro Bigardi e Lecy Brandão em visita ao Complexo Fepasa |
Imagine o Complexo Fepasa, em Jundiaí, transformado num local para eventos culturais, exposições, aulas de dança e música, apresentações artísticas e espaço para atividades da juventude... Totalmente reformulado, com cursos, teatro, cinema e shows, além da garantia de que a memória ferroviária será totalmente preservada!
Tudo isso faz parte de uma iniciativa do deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB), que tem como objetivo conseguir recursos estaduais e federais para a revitalização de todo o espaço – são 40 mil m² só de área construída.
Anunciada durante visita feita pelos deputados Bigardi e Leci Brandão ao Complexo Fepasa, nesta quarta-feira (25), a proposta ganha força principalmente por conta da atual situação da área. “Temos visto várias notícias de furto de peças do Museu Ferroviário e uma constatação desanimadora da diretora, em entrevista a um jornal, de que ‘estamos perdendo nossa história’. É preciso fazer algo para resgatar este espaço, que é um dos símbolos do desenvolvimento de Jundiaí e do Estado de São Paulo”, destacou Bigardi.
A ideia de envolver a companheira de bancada também foi destacada pelo deputado jundiaiense. “A Leci tem feito um grande trabalho como parlamentar, sua história é de luta em prol da população, principalmente a mais carente, e hoje é titular da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Assembleia. Quando contei a situação vivida aqui em Jundiaí, ela se prontificou imediatamente a ajudar.”
Para a deputada, a proposta vai beneficiar não só a juventude e a classe artística da cidade, mas toda a população. “Já vim a Jundiaí inúmeras vezes e não conhecia este espaço. É possível restaurar este belíssimo local para que se transforme em um Centro Cultural extraordinário, com teatro, cinema, museu, restaurante e até um circo. Muitas capitais do Brasil não contam com um espaço como este do Complexo FEPASA”, comentou Leci.
RECURSOS - Com apoio de Leci, Bigardi terá como missão visitar o secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, e também o Ministério da Cultura para buscar os recursos necessários para a implantação. “Temos um novo secretário estadual de Cultura, empossado recentemente, e já estamos buscando uma audiência com ele para discutir os processos culturais. Queremos que o Estado não deixe de olhar para o interior”, lembrou Leci.
Polo de desenvolvimento cultural para toda a região
A ideia de criar um centro cultural em Jundiaí, segundo o deputado Pedro Bigardi, tem de beneficiar também toda a região. “O Centro Cultural e da Juventude de Jundiaí terá como finalidade, também, auxiliar no desenvolvimento de ações e programas voltados ao lazer e à cultura em todos os municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí, formada por sete municípios”.
Arquiteta jundiaiense é a responsável pelo projeto
Tércio Marinho e a arquiteta Juliana Guimarães acompanharam os deputados |
A proposta de transformação do Complexo Fepasa em um Centro Cultural foi feita pela arquiteta jundiaiense Juliana Guimarães. Como estudante, ela apresentou a ideia no concurso ‘Cidadonos’, proposto pelo site Cidade Democrática.
Em março do ano passado, Juliana citou o abandono do espaço e a possibilidade de restauração na proposta. “Parte do edifício está abandonada, os galpões atrás do Poupatempo e do Museu da Companhia Paulista estão ocupados apenas pelos carros alegóricos das escolas de samba de Jundiaí”, comentou. “Este espaço, após o restauro adequado, poderia servir como área para eventos culturais, exposições e até mesmo ensino de música, dança e arte”, completou.
Recentemente, Juliana procurou o deputado Pedro Bigardi para apresentar o projeto do Centro Cultural, o proposto por ela. “Que lugar melhor para a cultura do que espaço como a Fepasa, que já possui uma grande história e é tombada pelo Condephaat?”, indagou a arquiteta.
Um comentário:
A atual administração da cidade,em que pese o fato de estar a decadas no poder, nunca teve uma visão multifocal as reais necessidades da população e sobre as várias alternativas de lazer,cultura e preservação de nossa história.Esperamos que uma nova administração resgate tudo que poderia e não foi feito em prol da comunidade!!
Postar um comentário