quarta-feira, 11 de abril de 2012

Após análise do deputado Bigardi, prefeito de Jundiaí vai para Curitiba conhecer o BRT


Seis dias depois de afirmar na Tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo que formas mais eficientes e econômicas de transporte coletivo devem ser analisadas pela Aglomeração Urbana de Jundiaí – como os corredores de ônibus exclusivos do BRT de Curitiba (PR) – o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) foi surpreendido com a notícia divulgada pela imprensa nesta quarta-feira (11), de que o prefeito Miguel Haddad (PSDB) viajou para a capital paranaense afim de conhecer este sistema. 

A viagem do prefeito e de dois secretários aconteceu segunda-feira (9). Bigardi foi à Tribuna da Assembleia Legislativa dia 3 para citar, entre outros sistemas, o BRT curitibano. 

Na avaliação de Bigardi, somente com os sistemas integrados e adequações necessárias em alguns “gargalos” do trânsito é que seria possível solucionar o problema. 

“Os corredores para trânsito rápido de ônibus (BRT) já existem em mais de 130 cidades do mundo todo. No Brasil, já é aplicado em 25 municípios e transporta 7 milhões de passageiros por dia. É muito mais barato que o VLT apresentado recentemente como alternativa para a Aglomeração Urbana de Jundiaí e tem uma capacidade de transporte semelhante aos sistemas europeus”, destacou Bigardi. 

Numa viagem a Brasília (DF), realizada no final de março, para visita ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o deputado Bigardi também buscou informações no Ministério das Cidades a respeito do BRT. “Há um programa do Governo Federal, o Pró-Transporte, que oferece recursos para a implantação de sistemas como este nos municípios e Estados brasileiros”, ressaltou Bigardi. 


Requerimento 

No discurso feito no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado jundiaiense ainda garantiu que é preciso saber do Governo do Estado se há estudos para a viabilidade de outros sistemas de transporte, como as linhas de ônibus, ciclovias e rotas seguras de trânsito de pedestres. “Criar somente as linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no município seria o mesmo que iniciar a construção de uma casa pelo telhado. Além de não resolver o problema, ainda geraria gastos excessivos ao município. Não existe sequer um Plano de Mobilidade Urbana discutido e aprovado! É preciso uma base, um alicerce para que se possa sonhar um projeto como este”, ressaltou. 

Por este motivo, o deputado também protocolou um requerimento de informações ao Governo do Estado para conhecimento do “protocolo de intenções” entre a Prefeitura de Jundiaí, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos para elaboração de um “levantamento para implantação do VLT na Aglomeração Urbana – o traçado envolveria as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. 

O requerimento 121, de 2012, foi publicado nas páginas 26 e 27 da edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado. Confira neste link: 



Nenhum comentário: