terça-feira, 23 de agosto de 2011

Em carta, deputado Bigardi destaca temas para discussão na Aglomeração Urbana


A recém-criada Aglomeração Urbana de Jundiaí já tem sugestões de temas para serem discutidos de forma integrada. Por meio de uma carta enviada aos prefeitos, secretários e vereadores das sete cidades participantes do conjunto de municípios, o deputado estadual Pedro Bigardi destaca ações que podem ajudar no crescimento ordenado da região e com a qualidade de vida desejada por toda a população.

Entre os 10 temas observados por Bigardi estão Saúde, Educação, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Biodiversidade e Clima. “Acima de quaisquer questões partidárias e interesses individuais, é chegada a hora de arregaçarmos as mangas em prol da coletividade e do desenvolvimento de nossa região. Colocar em prática este importante instrumento é, sem sombra de dúvida, o maior desafio dos próximos anos”, ressaltou o deputado, no texto.

Segue, na íntegra, a carta enviada aos poderes Executivo e Legislativo de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Jarinu, Itupeva e Cabreúva:


CARTA ABERTA - AGLOMERAÇÃO URBANA DE JUNDIAÍ

            Tomo a liberdade de escrever esta carta, não somente na condição de deputado estadual, mas também como técnico na área de planejamento urbano há mais de 30 anos. A criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí através da aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 13, de 2011, pela Assembleia Legislativa de São Paulo, não é o fim de um processo que se iniciou há mais de duas décadas. É, sim, o início de um processo que conta com a participação de vereadores, prefeitos, deputados, secretários municipais, sociedade civil organizada e cidadãos em geral. É preciso dar prosseguimento às ações e colocar em prática essa nova ferramenta de planejamento integrado.
Também me coloco à disposição para continuar contribuindo neste processo, que tem como objetivo principal fazer com que as cidades da região cresçam de forma ordenada e com qualidade de vida para todos.
Os desafios são enormes e as responsabilidades ainda maiores. O uso racional do dinheiro público e a implementação de políticas públicas adequadas convergem para um novo cenário de participação e desenvolvimento sustentável. Diante deste contexto, elenco alguns temas que poderão se tornar fruto de estudos e debates nas Câmaras, Prefeituras, Governo Estadual e Assembleia Legislativa.
1.      PLANEJAMENTO INTEGRADO: elaboração de um Plano Diretor Regional (PDR) contendo zoneamento ecológico-econômico e diretrizes para assuntos de interesse comum. Adequação dos Planos Diretores Municipais ao PDR.

2.      RESÍDUOS SÓLIDOS: transformar o lixo em riqueza, criando mecanismos integrados e eficientes de coleta seletiva, reciclagem e geração de energia a partir do lixo orgânico. Para isso, é necessária a implantação de um parque industrial regional de tratamento e reciclagem, contendo uma usina de processamento de resíduos sólidos urbanos com geração de energia.

3.      SAÚDE: troca de experiências entre os municípios com vistas a otimizar os equipamentos e serviços disponíveis. Cooperação política e financeira entre governos municipais e o Estado na reabertura imediata da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio (fechada desde abril de 2007) e do Ambulatório Médico de Especialidade (AME), que deverá atender toda a região.

4.      BIODIVERSIDADE E CLIMA: preservar a Serra do Japi (ecossistema promotor da biodiversidade e regulador do clima na região) da especulação imobiliária e da ocupação irregular através da criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral – em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Programa Biota-Fapesp. Assim, as legislações incidentes sobre esse patrimônio da humanidade serão unificadas, garantindo as ações de preservação e maior fiscalização.

5.      MOBILIDADE URBANA: elaboração de um Plano Regional de Mobilidade prevendo diminuir a necessidade de viagens motorizadas, priorizar o transporte coletivo através da implantação de corredores exclusivos de ônibus e a implantação de transporte não poluente, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Há necessidade, ainda, de desenvolver meios não motorizados de transporte (o uso das bicicletas, por exemplo) e principalmente a integração desses meios de transporte. A implantação de trem de passageiros ligando Jundiaí a Campinas é também uma medida urgente que merece atenção.

6.      EDUCAÇÃO: cooperação entre as autoridades locais no sentido de direcionar esforços para a implantação de uma Universidade Pública de qualidade na Aglomeração Urbana de Jundiaí.

7.      HABITAÇÃO: troca de experiências entre os governos municipais com o intuito de erradicar as favelas e submoradias existentes na região. Incentivar o uso de tecnologias ambientalmente sustentáveis nas novas construções residenciais.

8.      PARTICIPAÇÃO POPULAR: fortalecimento das câmaras temáticas e também dos conselhos locais como instrumentos principais no processo de transformação do meio urbano, fiscalizadores da qualidade dos serviços públicos ofertados e da gestão eficiente e transparente dos recursos públicos. Tudo em favor da população e não somente visando interesses de grupos localizados.


9.      SEGURANÇA PÚBLICA: cooperação entre governos municipais e o Estado principalmente no que diz respeito à utilização das câmeras de monitoramento existentes, da implantação de novas câmeras e da integração da ação das polícias.

10.  ESPORTE E CULTURA: Prefeituras e Estado devem incentivar atividades esportivas e culturais aos jovens em condição de vulnerabilidade social como ferramenta de combate ao uso de drogas e diminuição dos índices de criminalidade na região.

Acima de quaisquer questões partidárias e interesses individuais, é chegada a hora de arregaçarmos as mangas em prol da coletividade e do desenvolvimento de nossa região. Colocar em prática este importante instrumento é, sem sombra de dúvida, o maior desafio dos próximos anos.
Jundiaí, 18 de agosto de 2011.




Pedro Bigardi
Deputado Estadual

Nenhum comentário: