quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aglomeração Urbana de Jundiaí chega ao Plenário para beneficiar 700 mil habitantes


O projeto de lei que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí será votado nesta quarta-feira (17) à tarde, na Assembleia Legislativa de São Paulo. A iniciativa visa unir sete municípios vizinhos que têm necessidades e problemas conjuntos, somando uma população de 700 mil habitantes. Além de Jundiaí, fazem parte da primeira aglomeração urbana do Estado: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itupeva e Cabreúva.

Engenheiro civil e professor de Planejamento Ambiental, o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) foi um dos responsáveis pela chegada do projeto ao Plenário. Antes mesmo de tomar posse na Assembleia, em março deste ano, ele havia se comprometido com vereadores da Frente Parlamentar de Integração pela Região de Jundiaí para levá-los até o Colégio de Líderes.

“Podemos superar este trâmite natural, que vem se arrastando há anos, apresentando esta proposta. Seria um acordo entre oposição e situação no Colégio de Líderes, do qual faço parte e que nada mais é do que um fórum para estas grandes discussões”, destacou Bigardi, à época.

O compromisso foi cumprido dia 13 de abril, quando um grupo da Frente Parlamentar visitou os líderes da Alesp. “A criação deste conjunto de cidades que lutavam até então separadamente para resolver questões comuns a todos, como Saúde, Meio Ambiente e transporte público, é o passo mais importante para o crescimento e o desenvolvimento integrados”, destacou o deputado.


Plano Diretor

Além disso, Bigardi também apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que exige do Governo do Estado a realização de um Plano Diretor de Desenvolvimento Regional para Aglomerações Urbanas e Regiões Metropolitanas. “Com ele, é possível colocar em prática as ideias e melhorias discutidas nas unidades regionais, por meio de legislações”, completou.

Nenhum comentário: