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Na quinta-feira (09) o Vermelho acompanhou, em Jundiaí, a campanha do candidato a deputado estadual, Pedro Bigardi.
- por Mariana Viel, no site Vermelho
Pedro Bigardi fala com a população
A menos de um mês da votação de 3 de outubro, os candidatos do PCdoB-SP a uma vaga na Assembleia Legislativa estadual mostram que estão levando para as ruas a orientação do partido de ampliar a bancada comunista.
O trabalho de corpo a corpo é visto como um diferencial dos candidatos do PCdoB, que não poupam esforços para apresentar pessoalmente suas propostas aos eleitores e reafirmar seu compromisso com a população.
Na quinta-feira (09) o Vermelho acompanhou, em Jundiaí, a campanha do candidato a deputado estadual, Pedro Bigardi. Na reta final da campanha, ele divide o tempo em atividades de rua – caminhadas, carreatas, visitas em feiras livres e panfletagens em portas de fábricas e escolas – e reuniões com lideranças, eleitores e grupos de apoio.
A campanha de Bigardi abrange cerca de 50 cidades do interior do estado de São Paulo e também três regiões da capital paulista – zona Leste, Butantã e Campo Limpo.
Caminhada centro de Jundiaí
A reportagem do Vermelho participou de uma caminhada com o candidato pela rua Dr. Torres Neves – um dos principais pontos do antigo centro comercial de Jundiaí. Durante o percurso foi possível verificar a aprovação e as manifestações de apoio dos eleitores da cidade.
Durante a distribuição do material de campanha, Pedro Bigardi explica que o eleitor gosta de conhecer pessoalmente os candidatos em quem vai votar. “Toda minha trajetória política como candidato e mesmo como deputado estadual tem sido assim. Acho que é o trabalho mais honesto e mais recompensador. É cansativo, mas faz uma grande diferença nas urnas”.
Ele afirma que o contato cria uma relação direta entre eleitor e candidato o que também contribui para a consolidação de propostas para o futuro mandato. “Muitas pessoas querem conversar. Os eleitores gostam de ouvir as propostas diretamente dos candidatos. Sempre que é possível paro para dialogar e ouvir o que eles têm a dizer”.
Enquanto caminha Pedro se apresenta com irreverência para os eleitores e faz brincadeiras sobre sua semelhança com própria imagem no material de campanha: “Parece comigo, não é?”. Sem pressa, o candidato faz questão de parar para cumprimentar todos os eleitores.
Para o estoquista Alexandre Cirino receber o material de campanha das mãos do próprio candidato é muito importante na hora do voto. “Faz diferença porque vemos que ele tem vontade de ficar com o povo”.
O candidato também faz questão de cumprimentar os comerciantes locais. “Procuramos tomar o maior cuidado para não atrapalhar. Sempre peço licença e pergunto se posso deixar um material para ele conhecer um pouco do meu trabalho. Na grande maioria das vezes as pessoas são muito receptivas”.
Pela segunda eleição consecutiva, Rosimeire Gonçalvez de Sá trabalha como cabo eleitoral de Bigardi. Ela explica que fazer campanha para um candidato que conhece e confia é importante. “As pessoas pedem mais informações e como eu conheço o trabalho dele posso responder com mais seriedade às dúvidas. Mesmo quando não estou trabalhando falo sobre o Pedro, a Dilma, o Mercadante, o Netinho e a Marta”.
Atuação
Sempre que é necessário, Bigardi fala para os eleitores sobre suas propostas como deputado. O candidato diz que suas bandeiras de campanha são muito abrangentes e incluem agendas provenientes do próprio contato com a população.
Durante o mandato como deputado estadual, Bigardi apresentou o projeto – que já virou lei – que inclui entidades culturais e desportivas sem fins lucrativos nos benefícios do programa “Nota Fiscal Paulista”. Ele também apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Educação que destina 50% dos recursos oriundos da extração de petróleo da camada pré-sal para a Educação no estado.
Em pouco mais de um ano de atuação na Assembleia, Bigardi garantiu R$ 3 milhões em recursos para cidades e instituições sociais da região de Jundiaí. Segundo ele, a atuação dos ex-deputados estaduais do PCdoB, Nivaldo Santana, Jamil Murad e Ana Martins tiveram uma influência positiva em seu trabalho.
“O partido me ajudou muito e a trajetória dos nossos ex-deputados também me abriram caminhos, por causa da respeitabilidade que eles têm. Também aprendi com o PCdoB a dialogar com as outras forças políticas. O próprio volume de recursos que consegui para os municípios é uma prova disso. Ouvi muitos deputados reclamando que suas verbas não saiam, e graças ao diálogo que mantive consegui a liberação de R$ 3 milhões em pouco mais de um ano”.
Agenda
Depois da caminhada, o candidato e alguns assessores seguem para a cidade de Atibaia, para um evento com o candidato do PCdoB a deputado federal, Célio Turino. Ele explica que a agenda da campanha já está fechada até as vésperas da eleição de 3 de outubro.
Mesmo assim, sempre que é necessário Bigardi faz algumas alterações para conciliar seus compromissos com os dos candidatos a deputado federal do partido. Ele também participa de eventos com o candidato ao Senado, Netinho de Paulo e com Aloísio Mercadante – que concorre ao cargo de governador do estado pela coligação “União para mudar”.
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