.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto
Bigardi com o diretor e o gerente da Correias Mercúrio
A convite dos diretores da Correias Mercúrio, o deputado estadual Pedro Bigardi visitou na quinta-feira, 21 de janeiro, as dependências da empresa de Jundiaí com o objetivo de conhecer o trabalho de sustentabilidade desenvolvido na empresa.
De acordo com o gerente de qualidade, Rafael de Oliveira, a empresa adotou há seis anos o programa RAM (Responsabilidade Ambiental Mercúrio) dividido em três grupos que englobam redução e reutilização, coleta seletiva e destinação e economia de recursos. Segundo o gerente, as sobras de borrachas e demais materiais não utilizados no processo de produção iam para o aterro sanitário. Agora 50% retorna à empresa como matéria prima e cerca de 25 a 30 toneladas de materiais são reaproveitados por mês. O objetivo da empresa é alcançar 80% de reaproveitamento este ano.
Para o diretor da Correias Mercúrio, Nelson Belvel, outro fator de destaque com essa postura da empresa é a união dos funcionários. “Acho impressionante, todo mundo se engajou de forma espontânea no programa de responsabilidade ambiental com o objetivo de ajudar de alguma forma na sustentabilidade. Isso com certeza nos dá mais motivação para continuar o trabalho”, destaca.
Deputado conhece o processo produtivo da empresa
A aproximação da empresa com o deputado surgiu pela forte atuação do parlamentar na área ambiental - Bigardi já elaborou dois projetos de lei sobre o tema na Assembleia. Assim que os diretores tomaram conhecimento dessa realidade por meio do analista de método de processos da Correias Mercúrio, Ricardo Silva, fizeram o convite ao parlamentar. “Nunca tivemos apoio político e não é esse nosso objetivo, mas sim somar forças para cumprir a função social e ambiental que a empresa carrega desde a sua fundação”, destaca o diretor Belvel.
O deputado Pedro Bigardi elogiou o programa da empresa. “Muito interessante ver a preocupação com a responsabilidade ambiental dentro da empresa, em um programa interno sério que mostra os seus benefícios, como por exemplo, na substituição da madeira por compensados de borracha, feitos com sobras de material utilizado”, destaca. Bigardi também enalteceu a importância da Correias Mercúrio para a região de Jundiaí. “A Correias Mercúrio é uma empresa importante, em termos de produção e competitividade, tanto para a região como para o país. Ter uma empresa desse porte preocupada com as questões ambientais é de grande relevância na luta pela proteção ao meio ambiente”, enfatiza Bigardi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário