quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bomba em escola: Bigardi pede reflexão dos deputados

O deputado estadual Pedro Bigardi retratou na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (26), o caso envolvendo os 12 estudantes feridos após explosão de uma bomba na Escola Estadual Cecília Rolember Porto Guelli, na Vila Rio Branco.

Classificando como um triste episódio, Bigardi citou a manchete do Jornal de Jundiaí Regional, 'Um dia de realengo', e afirmou que é preciso melhorar as condições de trabalho dos professores. Ele também pediu que os deputados pudessem refletir sobre a situação das escolas no Estado.

"A Assembleia tem que se aprofundar nesta questão e, neste sentido, apresentei um projeto que busca envolver os jovens do ensino médio na atividade esportiva. Chama-se Programa Juventude Campeã e funciona como uma espécie de Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. A intenção é de oferecer condições para um ambiente escolar sem violência e trazer a família para mais perto destes jovens."

terça-feira, 24 de maio de 2011

Bigardi: atuação forte em 60 dias de mandato

Preocupação com a saúde pública, iniciativas voltadas para a inclusão social por meio do esporte, cobranças ao Governo Estadual, lutas para a preservação ambiental e participação em importantes discussões sobre os rumos da Educação. Isso sem falar do alerta para a demora do Governo do Estado na execução de obras para a Copa do Mundo.

Assim pode-se resumir a atuação de Pedro Bigardi nesses dois meses após a posse de deputado estadual. Foram quatro projetos de lei apresentados na Assembleia Legislativa, assim também como uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), três emendas a projetos de lei que tramitam no Legislativo paulista, dois requerimentos de informação e duas indicações ao Executivo.


Entre os projetos apresentados, destaca-se a proposta de criação do programa ‘Juventude Campeã’ em todo o Estado. “A ideia é democratizar o acesso à prática e à cultura esportivas como um instrumento educacional, promovendo o desenvolvimento integral dos jovens e incentivando a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Bigardi.

Integrante da Comissão de Esportes da Assembleia, o deputado também participou junto com o ministro Orlando Silva do seminário sobre a Copa do Mundo no Brasil, realizado na Assembleia Legislativa. Posteriormente, foi convidado para discutir o tema na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

Na área da Saúde, Bigardi pediu informações à Secretaria de Estado da Saúde sobre a situação da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio, em Jundiaí. O hospital está fechado desde 2007 e há dois anos foi anunciado como sede para o futuro Hospital Regional, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual.

De acordo com a secretaria de Estado, no entanto, a Prefeitura de Jundiaí não iniciou sequer o cronograma de obras ou apresentou os projetos referentes à reforma do prédio. Os equipamentos médicos, inclusive, estão empoeirando enquanto pessoas aguardam atendimento médico. “Vamos continuar cobrando esta questão, que é muito grave. São mais de 700 mil pessoas que vivem naquela região e que necessitam de atenção", lembrou Bigardi.

Mais trabalho
Ações feitas na legislatura passada também foram retomadas pelo deputado Bigardi. Uma delas é o projeto de lei complementar que diminui de 65 anos para 60 anos a idade do idoso a ser beneficiado com a isenção do pagamento de tarifa do transporte público sob responsabilidade do Estado.

A proposta, que já teve pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Promoção Social, está agora em discussão na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.

Outra atitude tomada por Pedro Bigardi foi a criação, em 2009, da PEC número 9. Ela é responsável por destinar 50% dos recursos obtidos pelo Estado com a exploração de petróleo da camada Pré-Sal exclusivamente para a Educação, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia.

No ínicio deste mandato, inclusive, pelo menos 1 mil estudantes fizeram uma manifestação de apoio à aprovação da PEC, em frente à Assembleia Legislativa. Na segunda-feira (16), durante audiência pública na Assembleia, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, apoiou a iniciativa de utilizar os recursos do Pré-Sal para a Educação.

A criação do Parque Estadual Serra do Japi, em Jundiaí, é também outra meta defendida por Pedro Bigardi para impedir que a especulação imobiliária se apodere de um patrimônio ambiental que pertence à humanidade.

Verbas para a construção do hospital do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) e para compra de um caminhão autobomba para o Corpo de Bombeiros de Jundiaí também marcaram a atuação parlamentar do deputado.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Em uma manhã, 3 mil aderem ao abaixo-assinado da Casa de Saúde



No sábado (21), a população que esteve no calçadão da rua Barão de Jundiaí, região central da cidade, acompanhou de perto o trabalho de coleta de assinaturas exigindo a reabertura imediata da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio.

Em pouco mais de quatro horas, pelo menos 3 mil pessoas fizeram questão de participar do abaixo-assinado idealizado pelo deputado estadual Pedro Bigardi.



A concentração aconteceu em frente à Casa da Cultura e chamou a atenção das pessoas. Uma faixa lembrou que a Casa de Saúde estava fechada há quatro anos, enquanto milhares de pessoas sofrem para serem atendidas no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.

“O contato direto com a população é importante porque demonstra a intensidade da preocupação em relação ao tema e a real necessidade da reabertura deste importante hospital para Jundiaí e região”, destacou Bigardi, durante o ato.





Entidades sociais e estabelecimentos comerciais de Jundiaí também estão ajudando nesta luta. Para ter mais informações, basta procurar o escritório político regional do deputado Bigardi: rua Senador Fonseca, 78, Vianelo (próximo da Ponte Torta), em Jundiaí. Ou ligar para (11) 2709-0965. Venha e assine você também!

População assina pela reabertura imediata da Casa de Saúde

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cobrança e pressão popular dão resultado em Jundiaí

A cobrança do deputado estadual Pedro Bigardi pela reabertura imediata da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastásio, aliada à pressão da população, deu resultado. 


A Prefeitura de Jundiaí, em entrevista coletiva realizada quinta-feira (19), se apressou em apresentar justificativas pelo atraso da obra. O maior problema, contudo, é que todo o trabalho de reforma do prédio – fechado desde 2007 - vai durar ainda mais três anos, segundo a administração municipal.

"Fico feliz em ver que a Prefeitura resolveu se mexer, mas ainda é pouco. Em agosto de 2009, o prefeito visitou a Casa de Saúde e disse à imprensa que as obras seriam iniciadas. Já se passaram dois anos e nada foi feito. O local está cheio de equipamentos empoeirados. Enquanto isso, a população sofre para ser atendida no São Vicente.”

Desde o dia 7 de abril, quando realizou um ato em frente à Casa de Saúde, Bigardi vem cobrando o Estado e a Prefeitura pela reabertura imediata do prédio.


“As pessoas têm respondido muito bem ao abaixo-assinado que fizemos. Além disso, há uma proposta de um cidadão jundiaiense no site Cidade Democrática, pedindo o Hospital Regional já, que tem recebido muitos apoios. Tudo isso mostra a vontade do povo perante uma necessidade que só a Prefeitura não enxergou.”

As atitudes tomadas pelo poder público em relação ao novo hospital só aconteceram após as cobranças feitas pelo deputado Bigardi. “Vamos continuar este trabalho em defesa de Jundiaí e região”, completou.

Abaixo segue o requerimento de informação que atesta a incompetência e morosidade da Prefeitura de Jundiaí:



Verba garante reforma de UBS em Várzea Paulista

A emenda parlamentar conquistada pelo deputado estadual Pedro Bigardi garantiu a reforma e ampliação completa da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paulista, em Várzea. A reinauguração do espaço aconteceu nesta sexta-feira (20).

Com as novas instalações, a população daquela região pode contar agora com consultórios odontológico e ginecológico, espaço multiuso e dois novos sanitários.


Representado no evento pelo assessor parlamentar Cristiano Guimarães, o deputado Bigardi fez questão de colocar mais uma vez o mandato à disposição dos varzinos.

“Lembro-me quando o secretário de Saúde foi ao escritório do deputado com o projeto em mãos, pedindo ajuda para a conclusão da obra. Graças ao empenho do deputado e do trabalho da Prefeitura de Várzea, felizmente a população poderá usufruir de mais este benefício”, comentou Guimarães.


Apae
Outra emenda conquistada pelo deputado Pedro Bigardi para Várzea Paulista beneficiou os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Com a verba garantida por Bigardi, a entidade pôde finalmente construir uma piscina aquecida para o tratamento das crianças.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

‘Juventude Campeã’: esporte para vencer o risco social

O deputado estadual Pedro Bigardi apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei 466/2011, que cria o programa ‘Juventude Campeã’ em todo o Estado de São Paulo. A ideia é democratizar o acesso à prática e à cultura esportivas como um instrumento educacional, promovendo o desenvolvimento integral dos jovens e incentivando a formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população paulista.


Jamil Murad, vereador de SP, a ginasta Daiane dos Santos e Bigardi
O projeto tem como público-alvo prioritário os adolescentes que moram em áreas de vulnerabilidade social e que sejam estudantes da rede pública de ensino. “Buscamos diminuir a exposição dos jovens a riscos como o tráfico de drogas, mas também ajudar a melhorar o rendimento escolar do aluno e reduzir a evasão escolar”, destacou Bigardi.


De acordo com o deputado, integrante da Comissão de Esportes, o projeto passará pelas comissões permanentes do Legislativo antes de ser colocado em discussão no Plenário.


Para ter acesso ao projeto, basta clicar neste link: https://docs.google.com/document/pub?id=1Tpj9Og6S1WzdB6vbSqJl5_GV9q6cHAGSiwuJjIfJKsM

Comissão de Esportes da Assembleia escolhe o presidente

A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (19) a escolha do presidente e das diretrizes que devem nortear os trabalhos nos próximos dois anos.

O deputado Pedro Bigardi, que no mandato passado já fez parte da comissão, destacou a importância das discussões e mostrou preocupação com o atraso das obras em São Paulo para a Copa do Mundo de 2014.


“Fiz questão de fazer parte novamente desta comissão porque entendo que é primordial a prática esportiva como ferramenta de inclusão social e de cidadania. Também porque, pela relação que temos com o ministro do Esporte, Orlando Silva, temos como obrigação discutir as questões relacionadas aos grandes eventos que o País sediará, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, destacou.

Para Bigardi, é preciso que o Governo do Estado assuma suas obrigações. “Não podemos nem pensar na hipótese de São Paulo perder a chance de ser sede e abertura do Mundial. A Comissão de Esportes da Assembleia vai cobrar a posição de cada um nesta questão, para o bem do povo paulista.”



Pedro Bigardi já protocolou, inclusive, dois projetos na Assembleia voltados à prática esportiva. Um deles pede a criação do programa ‘Juventude Campeã’ em todo o Estado e o outro permite às cidades paulistas desenvolver o Plano Municipal de Esporte.

Escolhido por unanimidade pelos membros da comissão como presidente, o deputado Chico Sardelli marcou para a próxima quarta-feira (25) a primeira reunião deste grupo de trabalho.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Câmaras e OAB recebem ofício sobre Hospital Regional

Os 16 vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí receberam nesta terça-feira (17) um ofício assinado pelo deputado estadual Pedro Bigardi. O documento fez menção à situação de abandono da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio e às informações prestadas pela Secretaria de Estado da Saúde de que não há projeto ou mesmo licitação para as obras do prédio – futura sede do Hospital Regional.

“É sabido por todos que o município vive um déficit de quase 200 leitos, o que acarreta sobrecarga ao Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, dificulta o trabalho dos funcionários da Saúde e causa inúmeros problemas à comunidade”, destacou Bigardi, no ofício aos vereadores.

O deputado ainda pediu que a Câmara Municipal cobre uma posição da Prefeitura de Jundiaí a respeito do problema. “Em agosto de 2009, o prefeito reuniu a imprensa na Casa de Saúde para anunciar o projeto arquitetônico do futuro Hospital Regional. Disse, ainda, que o trabalho havia sido feito pela Secretaria Estadual de Saúde. Pela resposta que recebemos do Governo do Estado, isso nunca existiu”, ressaltou Bigardi.

Dos 16 parlamentares de Jundiaí, apenas Durval Orlato fez referência à preocupante situação na Tribuna da Câmara. “O município não fez a sua parte na questão da Casa de Saúde em quase dois anos e meio de administração do prefeito Miguel Haddad. E a obra ficou agora como promessa de campanha para a próxima eleição, porque nessa não será cumprida”, afirmou Durval.

Região
De acordo com Bigardi, as Câmaras de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva e Cabreúva também receberão as informações contidas no requerimento feito pelo deputado na Assembleia Legislativa.

“Faz mais de quatro anos que a Casa de Saúde está fechada. Não podemos mais esperar porque a população sofre e os funcionários do Hospital São Vicente não dão conta de tanta gente”, destacou.

Deputado Bigardi vai ajudar o Hospital São Vicente

O deputado estadual Pedro Bigardi esteve no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, sexta-feira (13), para visitar as instalações e oferecer auxílio por meio da Assembleia Legislativa de São Paulo à diretoria da única referência médica da região para atendimentos de baixa, média e alta complexidades.


Para Gabriel Giraldi, diretor geral do São Vicente, Rogério França (diretor de relacionamento), Rogério França (diretor de relacionamento), Willian José de Souza (diretor assistencial) e Edval Matos (diretor administrativo), Bigardi comentou sobre os dois meses de atuação no Legislativo paulista.


“Estamos definindo as emendas ao orçamento do Governo do Estado para este ano e me coloquei à disposição do hospital. Sabemos da dificuldade que os profissionais têm, principalmente por conta do enorme volume de pacientes de toda a região atendidos”, comentou o deputado.









Pedro Bigardi lembrou ainda que o abaixo-assinado pedindo a reabertura imediata da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio percorre as cidades da região e será apresentado, posteriormente, na Assembleia Legislativa. “A população tem recebido com muito carinho este pedido, pois sabe da situação atual da saúde.”

Copa do Mundo e incentivo ao esporte são debatidos

Durante a semana, o deputado estadual Pedro Bigardi participou de dois eventos relacionados ao esporte no Estado de São Paulo.

Com Orlando Silva, ministro do Esporte, e Ricardinho, campeão mundial de vôlei
Junto com ídolos brasileiros como o ex-lateral Cafu (pentacampeão mundial de futebol), a ex-jogadora de basquete Marta Sobral (medalhista olímpica, campeã sulamericana e panamericana) e o levantador Ricardinho (medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, seis vezes campeão da Liga Mundial de Vôlei e duas vezes medalha de ouro no Campeonato Mundial), Bigardi acompanhou no Palácio dos Bandeirantes o lançamento do 1º Campeonato Escolar Olímpico e Paraolímpico do Estado.

Pedro Bigardi e o Sindicato dos Clubes participam de evento no Palácio
O ministro do Esporte, Orlando Silva, também acompanhou a solenidade ao lado do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Roberto Pagura, da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e do governador Geraldo Alckmin.

Com o pentacampeão mundial Cafu e a premiada Marta, do basquete
Na segunda-feira (16), Bigardi foi convidado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) para discutir a realização da Copa do Mundo de 2014 no seminário ‘Cresce Brasil’.

Junto com o deputado estavam o presidente da FNE e do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Maurício Pinheiro; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin; o secretário especial de Articulação para a Copa da Prefeitura de São Paulo, Gilmar Tadeu Alves; o vereador paulistano Jamil Murad; o deputado federal Arnaldo Jardim; o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann.

Deputado integra as principais discussões sobre a realização da Copa no país
“O legado que será deixado para o povo brasileiro com a realização de eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos é inegável. Em São Paulo, no entanto, o Governo do Estado precisa acelerar as questões porque a situação é preocupante. São Paulo é a cidade-sede mais atrasada de todas”, lembrou.

Deputado Pedro Bigardi participa do Congresso Estadual da UBM

O deputado estadual Pedro Bigardi participou no último sábado, 14 maio, do Congresso Estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM). O evento, que aconteceu no Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, teve como objetivo discutir políticas públicas para as mulheres e definir delegadas que representarão o Estado de São Paulo no 8º Congresso Nacional da UBM em junho.

Na pauta da discussão três assuntos em destaque: A Mulher no Mercado de Trabalho, Educação e Qualificação Profissional e a Saúde da Mulher.
Na opinião do deputado estadual Pedro Bigardi, houve um grande avanço da inserção das mulheres no Mercado de Trabalho, porém ainda há diferenças a serem superadas. “Embora em grande quantidade no mercado de trabalho, a mulher ainda recebe menor salário em relação aos homens, outro problema é sobre a falta de vagas em creches para as crianças, isso impede muita mulheres de ingressarem no mercado de trabalho, portanto essa questão tem que ser levantada e discutida, como está acontecendo nesse Congresso”, enfatizou.
 Saúde da Mulher também foi apontada pelo parlamentar como uma questão que merece toda a atenção. “A mulher precisa de um atendimento médico mais permanente, mulheres de baixa renda tem muitas dificuldades no acesso ao atendimento público de saúde, é preciso uma política pública de acompanhamento da mulher nessa questão”, afirmou.

O deputado colocou seu mandato a disposição da UBM para auxiliar na construção de políticas públicas para as mulheres e afirmou a importância das mulheres também na política. “A eleição da presidente Dilma é mais do que simbologia é uma constatação real do avanço das mulheres. Nas próximas eleições, vocês precisam garantir a eleição de vereadoras e prefeitas para endossar ainda mais essa luta”, afirmou.
Também estavam presentes na solenidade de abertura do Congresso a deputado estadual Leci Brandão, a presidente estadual do PCdoB Nádia Campeão, o vereador da capital Jamil Murad, a vereadora de Guarulhos Luiza Cordeiro, a dirigente nacional da UBM Liege Rocha e representantes de diversas entidades entre elas: Unegro, UFT, Cebrapaz, UNE, CTB e Sindicato dos Eletricitários.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pré-Sal: Ministro Mercadante apoia iniciativa de Bigardi

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (16) que os recursos obtidos pelo Brasil com a exploração de petróleo da camada Pré-Sal precisam ser utilizados na Educação. A opinião de Mercadante vai de encontro à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo deputado estadual Pedro Bigardi na Assembleia Legislativa.

A iniciativa, que destina 50% dos royalties do Pré-Sal para investimentos em Educação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia é a primeira do Brasil neste sentido. “É um erro gravíssimo usar 2/3 do Pré-Sal como os prefeitos querem. Precisamos investir esses recursos no avanço industrializante do Brasil, na formação e profissionalização do cidadão. Por isso os royalties devem ser empregados em Educação, Ciência e Tecnologia”, defendeu o ministro, durante audiência pública realizada na Assembleia.


Ao lado de Mercadante, o deputado Bigardi lembrou que já existe no Legislativo paulista a PEC número 9, de 2009, que determina ao Estado de São Paulo o uso de 50% de tudo o que for arrecadado com a exploração da camada Pré-Sal nestas três áreas fundamentais para a população. “O ministro explicou com muita clareza o que o Brasil quer para o seu futuro e, para isso, é necessário ter recursos. A primeira PEC do país atuará neste sentido”, explicou.

De acordo com estudos feitos pela Petrobras, se confirmadas projeções de extração de até 200 bilhões de barris de petróleo da camada Pré-Sal, a sua riqueza poderia alcançar cifras de US$ 20 trilhões (quase 20 vezes o valor do Produto Interno Bruto do Brasil em 2008), além da geração de 1 milhão de novos empregos.


Atuação
A PEC da Educação nasceu na Assembleia Legislativa, em 2009, por iniciativa do deputado Pedro Bigardi. “Foi um pedido feito pelo movimento estudantil”, contou o parlamentar. No início desta legislatura, inclusive, pelo menos 1 mil estudantes estiveram na Assembleia e pediram ao presidente Barros Munhoz a aprovação imediata da proposta.

Com mais de 40 assinaturas favoráveis dos deputados paulistas, a PEC passou por todas as comissões permanentes e está apta para ser discutida no Plenário.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Estado informa que não há sequer um projeto para criação do Hospital Regional


A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o que a população de Jundiaí mais temia: não existem licitação, projeto e sequer um prazo definido para a reabertura da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastásio como Hospital Regional.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12), na Tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo, pelo deputado estadual Pedro Bigardi. Por meio de um requerimento, o parlamentar pediu explicações a respeito da demora na obra. A resposta, assinada pelo secretário estadual Giovanni Guido Cerri, foi enfática.
 De acordo com o documento, após consulta à Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), foi constatado que “não existem” projetos arquitetônico e executivo; que“não há, ainda, previsão de prazos” no cronograma de implantação do Hospital Regional; que “a obra ainda não foi iniciada” justamente porque “não houve licitação”.
 “Não há previsão para entrega da obra e também não foi feita a licitação justamente porque não há sequer um projeto definido para a reforma do prédio. Ou seja: a Prefeitura de Jundiaí, que colocou uma placa enorme anunciando o Hospital Regional, e o Governo do Estado só estão enrolando a população de Jundiaí e região”, desabafou Bigardi.
Além do requerimento de informações, o deputado jundiaiense também iniciou um abaixo-assinado que pede a reabertura imediata da Casa de Saúde. “Estamos colhendo assinaturas, que serão levadas posteriormente à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado. É uma prova de que o povo não suporta mais tanto descaso.”  


Veja o vídeo na íntegra com o pronunciamento do deputado Pedro Bigardi:




segunda-feira, 9 de maio de 2011

População adere ao ‘Cultura nos Bairros’ no Cidadonos

A iniciativa de descentralizar as atividades culturais em Jundiaí apresentada pelo deputado estadual Pedro Bigardi caiu no gosto da população jundiaiense que utiliza o site Cidade Democrática.

Lançada no concurso Cidadonos há apenas três dias, a proposta de criação do programa Cultura nos Bairros já contava com 62 apoios e 35 comentários até o início da noite desta segunda-feira (9).

Para conferir a proposta, os comentários e apoiar a ideia basta clicar neste link: http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/2981-criacao-do-programa-cultura-nos-bairros

O Cultura nos Bairros, idealizado por Bigardi, tem como objetivo contribuir para a inclusão social, desenvolvimento integral do indivíduo e a difusão da cultura do município. Entre as atividades que serão oferecidas à população estão música, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato e dança, entre outros.

A íntegra da proposta do deputado está neste link: http://pedrobigardi.blogspot.com/2011/05/cidadonos-cultura-nos-bairros-e.html

Os comentários deixados pelos apoiadores destacam a importância da valorização cultural em Jundiaí. “É o que os jundiaienses estão precisando: mais entretenimento, diversão, principalmente cultura. Um povo culto é um povo educado. Conte com meu apoio!”, afirmou Otávio Moretti.




Diferença

“Sou psicóloga, trabalhei como voluntária na Pastoral do Menor e vi a diferença quando se oferece oportunidade de atividades diversas às crianças e adolescentes. Sou totalmente a favor deste tipo de iniciativa”, comentou Fabiana Sampaio Pelliciari.

“O melhor da proposta é a descentralização. Não adianta ter diversas atividades culturais centralizadas em um único lugar. A proposta de levar a cultura para os bairros é ótima. Tem o meu apoio”, garantiu Gabriel Willian Galdino.

O 'Cidadonos' é um concurso promovido pelo Movimento Voto Consciente e que conta com apoio do Cidade Democrática, Rede Social Jundiaí e Senac.

Deputado Pedro Bigardi participa do “Dia da Vitória” em Jundiaí

O deputado estadual Pedro Bigardi participou nessa segunda-feira, 8 de maio, da sessão especial da Câmara Municipal de Jundiaí em comemoração do 66º aniversário da vitória dos aliados e da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, o chamado Dia da Vitória.  
Deputado Bigardi e seu assessor José Simões com
o ex-combatente Romeu Rullo e Lucila Rullo

Na ocasião sete ex-combatentes foram homenageados com uma placa alusiva ao dia, representando todos os ex-combatentes da região. “Estou tão feliz com a homenagem que nem sei como agradecer, esse dia é muito especial a todos nós”, afirmou o ex-combatente de Jundiaí, Orpheu Siqueira.

Os demais homenageados foram Alberto Biaggio (Louveira), Alberto Jacintho (Jundiaí), Joaquim Caetano da Silva (Mairiporã), Romeu Rullo (Jundiaí), Salvador Donatto (Jundiaí) e Wilson de Medeiros (Atibaia).

Ex-combatentes receberam placa alusiva a data

Para o deputado estadual Pedro Bigardi é uma justa homenagem. “É muito importante relembrar a história e homenagear os heróis brasileiros que defenderam nossa pátria para garantir a paz e solidariedade”, afirmou. “Quero também parabenizar o 12º GAC e a Câmara de Jundiaí, em especial a vereadora Ana Tonelli que institui em Jundiaí essa justa homenagem”.

Mesa da solenidade
O chamado Dia da Vitória lembra a data em que os combates foram encerrados em solo europeu. Era 8 de maio de 1945. O Brasil participou da guerra com 25 mil homens e mulheres. Eles formavam a Força Expedicionária Brasileira, que conseguiu grandes vitórias contra as forças alemãs nos campos de batalha da Itália.  

Câmara Municipal ficou lotada

Bigardi participa de Fórum de Desenvolvimento da Vila Ana

O deputado estadual Pedro Bigardi participou neste sábado (7) do Fórum de Desenvolvimento Local, no bairro Vila Ana, em Jundiaí realizado na Igreja Assembleia de Deus.

O objetivo do evento foi debater e validar com a comunidade as melhorias necessárias para os bairros Vila Ana e Jardim Anhanguera. Esse evento é fruto de dois anos de trabalho conjunto de diversos atores sociais entre eles os próprios moradores, órgãos públicos, entidades, ONG´s e instituições. Essa junção foi denominada Rede de Desenvolvimento Local Vila Ana (RDL Vila Ana), projeto idealizado pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Por meio de pesquisas e reuniões com as famílias que moram nos bairros, a RDL Vila Ana identificou necessidades nos bairros e busca agora apoios para as soluções.

“Só temos que cumprimentar a população da Vila Ana, principalmente pela história de vida de cada um e pelas conquistas alcançadas graças à união e perseverança de todos”, destacou Bigardi.

O deputado, inclusive, foi lembrado pelo padre Luís Marin (idealizador de inúmeros projetos sociais no bairro) como um dos responsáveis pelas mudanças ocorridas ao longo do tempo na Vila Ana. “Naquela época, não tínhamos tantas facilidades com o nosso Executivo. O Pedro fazia parte da Prefeitura e, mesmo correndo o risco de perder o emprego, fez uma planta para nós num papel de pão”, recordou. “Ele sempre nos ajudou, inclusive a buscar recursos.”

Fumas
Ao lado do padre Paulo André Labrosse, Bigardi acompanha o Fórum: buscar mais melhorias
Junto com o padre Paulo André Labrosse, na época superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), e com o diretor Milton Calzavara (hoje presidente do Lar Anália Franco), Pedro Bigardi atuou como engenheiro civil e diretor técnico na reurbanização de favelas em Jundiaí. “Na Vila Ana, construímos a primeira fase das casas e programamos a segunda fase. Mesmo quando estava fora da Fumas, continuei prestando assessoria para as famílias, que viviam em condições precárias”, destacou o deputado.

De acordo com Bigardi, o objetivo agora é buscar recursos junto aos governos estadual e federal para garantir mais benfeitorias ao bairro. “Já foi identificado pelos moradores, por meio do Fórum, a necessidade de áreas de lazer, como uma quadra poliesportiva. Vamos trabalhar para tentar viabilizar isso.”

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cidadonos: 'Cultura nos Bairros' é a proposta de Bigardi

Descentralizar as atividades culturais em Jundiaí, oferecendo mais opções para a população diretamente nos bairros. Esta é a proposta do deputado estadual Pedro Bigardi apresentada no 'Cidadonos' - concurso promovido pelo Movimento Voto Consciente e que conta com apoio do Cidade Democrática, Rede Social Jundiaí e Senac.


O programa 'Cultura nos Bairros', idealizado por Bigardi, tem como objetivo contribuir para a inclusão social, desenvolvimento integral do indivíduo e a difusão da cultura do município. Entre as atividades que serão oferecidas à população estão música, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato e dança, entre outros.


Para apoiar a ideia no 'Cidadonos', basta clicar neste link: http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/2981-criacao-do-programa-cultura-nos-bairros




Acompanhe, na íntegra, o projeto:





CRIAÇÃO DO PROGRAMA “CULTURA NOS BAIRROS”

Iniciativa: Pedro Bigardi – jundiaiense, 51 anos, engenheiro civil, professor de Planejamento Ambiental e deputado estadual

Público Alvo: Todos os cidadãos jundiaienses, devidamente residentes e domiciliados no município de Jundiaí (SP)

Área de atuação: Projetos culturais

Objetivo: Fomento à prática artístico-cultural, de natureza sócio-educacional, em benefício da população jundiaiense

Forma de Execução: Por meio da Fundação Casa da Cultura de Jundiaí, pessoa jurídica criada pela Lei Municipal nº 3.060, de 25 de maio de 1987, componente da estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, serão celebrados convênios com instituições públicas e especialmente entidades de iniciativa privada, sem finalidades lucrativas.
O objetivo é a implantação do programa “Cultura nos Bairros”, que será executado por meio de atividades artístico-culturais, de natureza sócio-educacional, em espaços adequados, devidamente cedidos para essa finalidade (sede da entidade, escolas, salões etc.) e descritos no plano de trabalho do convênio, que atendam todas as regiões da cidade.
As atividades desenvolvidas no programa deverão contribuir para a inclusão social, desenvolvimento integral do indivíduo e a difusão da cultura no município de Jundiaí. O programa “Cultura nos Bairros” deverá oferecer atividades ligadas à musica, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, dança e outras que se adequem aos objetivos do programa. Cada convênio celebrado poderá contar com, no máximo, 20 (vinte) núcleos de atendimento, sendo certo que cada um destes núcleos deverá contar com uma equipe multidisciplinar composta por um coordenador, dois professores de comprovada capacidade técnica e dois auxiliares de aula.
A fim de viabilizar o programa, fica a Fundação autorizada a firmar convênios com a iniciativa privada, bem como promover a integração do programa com aqueles fomentados pelos Executivos Estadual e Federal.

Justificativa: Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de Jundiaí, a cidade de aproximadamente 375 mil habitantes conta hoje com apenas 6 (seis) “Espaços Culturais” (Complexo Educacional e Cultural “Argos”; Casa da Cultura; Biblioteca Municipal; Gabinete de Leitura; Teatro Polytheama e Sala Glória Rocha) e 18 (dezoito) “Complexos Culturais e Esportivos” (em alguns bairros e regiões). Ainda segundo a municipalidade, presentemente as ações de cultura estão restritas ao desenvolvimento do “Projeto Guri” e de “Oficinas Culturais”, focadas em aulas de teclado, violão, pintura, teatro, dança e foto digital. Para tal, são ofertadas somente 228 vagas, sendo que destas, somente 8 sem custos para o cidadão. Além disso, todas as oficinas são desenvolvidas na sede da Casa da Cultura, centralizando, assim, as atividades.
Diante deste quadro, é mais do que necessária a imediata ampliação das ações culturais em nosso município, tanto nas opções de atividades quanto no número de vagas visando o aumento do acesso da população. É fato, ainda, que o Executivo Municipal conta hoje com a estrutura do Departamento de Apoio a Convênios, ligado à Secretaria da Casa Civil, capaz de viabilizar a construção das parcerias do município, principalmente com as entidades privadas sem fins lucrativos.
      Assim, as entidades podem formular projetos culturais (observando as diretrizes programáticas) e obter recursos junto ao Executivo para, sem ônus aos cidadãos, ofertar as atividades, seja em suas sedes ou até mesmo em aparelhos públicos devidamente cedidos, em todas as regiões da cidade, o que certamente também contribuiria para o maior e melhor acesso popular.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

População participa de abaixo-assinado pela Casa de Saúde

Desde a terça-feira (3), entidades sociais, ONGs e estabelecimentos comerciais de Jundiaí estão servindo como base para a coleta de assinaturas da população que quer a reabertura imediata da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio.

A iniciativa é do deputado Pedro Bigardi, que pretende apresentar o abaixo-assinado na Assembleia Legislativa de São Paulo. “Temos de continuar cobrando o Governo do Estado e a Prefeitura de Jundiaí. Não é possível um hospital daquele porte fechado, enquanto a população sofre com a superlotação do Hospital São Vicente”, destacou.

De acordo com Bigardi, o abaixo-assinado também vai percorrer locais de grande concentração pública. “Vamos às feiras livres, aos eventos, escolas públicas e particulares para mostrar que este é um sério problema e que precisa de uma solução urgente. Os funcionários do São Vicente estão tendo de se desdobrar para conseguir atender todo mundo”, lembrou.


Histórico
O prédio da Casa de Saúde está fechado desde o dia 23 de abril de 2007, quando a diretoria decretou falência. O imóvel está abandonado, com mato alto e vários equipamentos empoeirados enquanto a população aguarda por atendimento médico.

No dia 7 de abril, o deputado realizou uma manifestação em frente ao prédio e cobrou uma posição dos governos municipal e estadual. Já no dia 26, Bigardi apresentou na Tribuna da Assembleia Legislativa as imagens do abandono da Casa de Saúde.

Para ter acesso ao abaixo-assinado, basta entrar em contato com o escritório político regional do deputado Pedro Bigardi: rua Senador Fonseca, 78, Vianelo. Telefones: (11) 2709-0965 ou 2709-0966. O e-mail é o deputadobigardi@gmail.com.