quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bigardi vai levar proposta da Aglomeração Urbana de Jundiaí para o Colégio de Líderes da Assembleia

Bigardi fala aos vereadores e deputados
O deputado estadual Pedro Bigardi se comprometeu nesta quarta-feira (2) a levar um grupo de vereadores que compõem a Frente Parlamentar de Integração pela Região de Jundiaí até o Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa de São Paulo. A iniciativa foi acatada pelos membros da Frente, durante reunião realizada na Câmara Municipal de Louveira, e deve acontecer já no próximo mês.

“Pela experiência que tive na Assembleia, percebi que pelo Colégio de Líderes é possível articular a aprovação desta iniciativa com o Governo do Estado”, destacou Bigardi. “A Aglomeração Urbana é um instrumento de trabalho para estes municípios, mas há uma demora muito grande para que isto seja efetivado. Não podemos esperar mais.”

Ainda segundo o deputado, o Legislativo paulista já discute a criação das regiões metropolitanas do Vale do Paraíba e de Sorocaba. “Podemos superar este trâmite natural, que vem se arrastando há anos, apresentando esta proposta. Seria um acordo entre oposição e situação no Colégio de Líderes, que nada mais é do que um fórum para estas grandes discussões.”

O Colégio de Líderes é formado pelos deputados indicados pelos partidos, pelo líder do governo e pela liderança da minoria na Assembleia, além do presidente da Casa. No caso do PCdoB, que ainda tem Leci Brandão como parlamentar, Bigardi será o líder da bancada. A posse dos deputados eleitos acontece dia 15 de março.

Encontro
A reunião realizada na Câmara Municipal de Louveira contou ainda com as participações dos deputados estaduais eleitos Ary Fossen (PSDB) e Beto Trícoli (PV).

Próximo encontro acontecerá na Assembleia
Vereadores de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira e Itupeva e Atibaia também fizeram parte do encontro. Parlamentares de Cabreúva (município que integra a futura Aglomeração Urbana) justificaram a ausência: a sessão ordinária daquela cidade aconteceu no mesmo horário da reunião em Louveira.

“A reunião foi bastante proveitosa, já que nosso objetivo era justamente pedir aos deputados eleitos por nossa região para que retomassem essa discussão na Assembleia”, comentou o ex-vereador André Queiroz Guimarães, secretário-executivo da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana e representante estadual do Conselho Nacional de Cidades.

Histórico
Aglomeração Urbana é um conjunto de municípios limítrofes que têm necessidades e problemas interligados. No caso de Jundiaí, a junção dos oito municípios beneficiaria diretamente 850 mil habitantes.

Formada por vereadores das cidades interessadas na criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí, a Frente Parlamentar de Integração pela Região teve início em 2005. Desde então já foram realizadas audiências públicas nos oito municípios, além do parecer técnico da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa).

Nenhum comentário: