quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mata Ciliar de Jundiaí já conta com o 1º veículo de resgate animal do Brasil

A Organização Não Governamental (ONG) Associação Mata Ciliar de Jundiaí recebeu um veículo completamente adaptado que servirá para o resgate de animais silvestres em toda a região. A iniciativa partiu do deputado estadual Pedro Bigardi que, por meio de uma emenda parlamentar, garantiu os R$ 65 mil necessários à compra da viatura. 

O 'resgate animal' conta com maca e equipamentos para primeiros socorros, além de uma caixa apropriada para o transporte e, futuramente, uma arma anestésica. O socorro aos animais silvestres será feito por veterinários e biólogos que atuam na própria ONG. “Fizemos uma visita oficial à entidade e nos foi pedido este veículo. Conseguimos a aprovação da emenda na Assembleia Legislativa e estamos muito felizes por isso”, comentou Bigardi. 



De acordo com a coordenadora de fauna da Mata Ciliar, Cristina Harumi Adania, a aquisição do veículo aumentará as chances de sobrevivência dos animais em 50%. “Recebemos desde animais que se machucam em cercas elétricas até onças. Todos os profissionais que atuam na Mata Ciliar estão preparados para este trabalho, mas o que faltava mesmo era o veículo. Por isso fizemos questão de agradecer ao deputado Pedro Bigardi. A motivação que isso nos traz é importantíssima, pois mostra que não estamos sozinhos nesta tarefa”, lembrou Cristina. 






Especulação imobiliária é o grande risco para Serra do Japi 

A especulação imobiliária e a forte pressão urbana sobre a Serra do Japi – patrimônio ambiental remanescente da Mata Atlântica e única floresta do mundo sobre um solo de quartzito – já causaram inclusive a fuga de onças pardas para casas próximas e até na rodovia Anhanguera. 

Desde terça-feira (20), integrantes da Guarda Municipal de Jundiaí e do Corpo de Bombeiros tentam apagar um incêndio de grandes proporções na região de preservação da serra. De acordo com as primeiras informações, o fogo teria se iniciado por um ato criminoso. 

“Defendo o parque estadual e acredito nesta ideia. Trabalho nisso desde 1979 e meu único interesse é pela preservação deste patrimônio”, destacou o deputado. Engenheiro civil e professor de Planejamento Ambiental, Bigardi apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa que cria o Parque Estadual Serra do Japi. 

A proposta está apta para ser votada pelo Plenário, já que recebeu pareceres favoráveis das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Constituição, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Planejamento. 



“O projeto foi aperfeiçoado nas comissões da Assembleia com sugestões feitas nos debates realizados pelos deputados e também nas quatro cidades que abrigam este importante ecossistema (Jundiaí, Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus)”, explicou Bigardi. 

“Agora que conseguimos o trâmite completo, pretendemos retomar o debate com a população de Jundiaí e região antes de solicitarmos a inclusão na pauta de votação, que se dá por meio do Colégio de Líderes”, completou. 

Nenhum comentário: