sexta-feira, 19 de junho de 2009
Deputado Pedro Bigardi participa do 8º Congresso da Facesp
Em discurso na abertura do 8º Congresso da Facesp (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo), no dia 12 de junho em São Bernardo dos Campos, o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) dissertou sobre a nova fase dos movimentos sociais no Brasil e a importância de buscar novos caminhos e avanços.
Pedro Bigardi explicou sobre as fases do movimento social no país, segundo o parlamentar, na década de 90 os movimentos perderam força em todo o país. “A participação ativa dos movimentos sociais nas decisões do país voltou a acontecer no Governo Lula, um governo aberto à participação popular”, afirma. Para ele, as Conferências em diversas áreas é um grande avanço ao permitir a participação da população na elaboração de políticas públicas.
Porém, o parlamentar ressaltou a necessidade dos movimentos sociais discutirem suas metas e traçar novos caminhos para uma maior inserção e participação nas decisões do país.“Os movimentos sociais, assim como os partidos políticos, estão em fase de transição em busca de novos avanços, novos caminhos para o seu fortalecimento, parabenizo a Facesp por trazer ao Congresso essa discussão”, afirmou o deputado Pedro Bigardi.
Embora com a maior participação no Governo Federal, o deputado Bigardi destacou as dificuldades enfrentadas pelos movimentos sociais em São Paulo. “O Governo Estadual de São Paulo é fechado, centralizador, não há participação popular na elaboração de políticas públicas. Esse é um desafio a ser superado”, afirmou.
Questionado sobre a recusa do Estado de São Paulo em promover o Conferência da Educação, Pedro Bigardi enfatizou: “Então vamos então fazer uma Conferência popular”, falou o deputado sob aplausos.
O deputado Pedro Bigardi também comentou da importância da integração das políticas públicas. “Não dá para pensar em desenvolvimento sem discutir um planejamento ambiental, assim como as lutas pela moradia precisa ser integrada com a luta pelo transporte, escola e assim por diante. Tudo precisa caminhar junto, afinal as políticas públicas se completam”.
Eleição
No dia 13 de junho os delegados do 8º Congresso da Facesp elegeram a nova diretoria, o dirigente estadual do PCdoB, David Ramos, é o novo presidente. A direção de Meio Ambiente ficou com o presidente do PCdoB de Jundiaí, Tércio Marinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário