domingo, 23 de agosto de 2009

Confira as fotos da Plenária do PCdoB de Jundiaí e região

.

Os deputados Aldo Rebelo e Pedro Bigardi


Aldo Rebelo cumprimenta os participantes


Mesa debatedora da Plenária Regional


Tércio Marinho, presidente do PCdoB Jundiaí


Vista geral da Câmara de Jundiaí durante a plenária


O deputado Pedro Bigardi dá sua contribuição ao debate


A plenária da Câmara ficou praticamente lotada


Zeca Pires, da direção estadual do PCdoB


Os participantes acompanham o debate atentamente


Aldo Rebelo, deputado federal, expõe seus pensamentos


Vereador e Presidente da Câmara de Jarinu no evento


Maria e Edilene trabalham na recepção da Plenária

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Jornal "A Verdade" dá destaque ao Projeto de Lei de Pedro Bigardi que propõe criação do Parque Estadual da Serra do Japi

.
O jornal "A Verdade", em sua edição desta sexta-feira, 21 de agosto, deu grande destaque ao Projeto de Lei do Deputado Estadual Pedro Bigardi que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi. Clique nas imagens abaixo para ver as figuras nos tamanhos reais.



Parque Estadual da Serra do Japi: proposta do deputado Pedro Bigardi

.
-Texto: Eliane Silva Pinto / Fotos: André Lux

Pedro Bigardi apresenta Projeto de Lei de sua autoria

O deputado estadual Pedro Bigardi apresentou na tarde de quinta-feira, 20, o Projeto de Lei nº 652/09 de sua autoria que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi.

Técnicos da área do meio ambiente, representantes de ONGs, entre outros convidados, puderam conhecer detalhes do projeto apresentado na Assembleia Legislativa.
“O Parque Estadual possibilitará uma preservação permanente da Serra do Japi por meio de uma integração entre as prefeituras que compõe a Serra (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus), o Governo do Estado e a sociedade civil organizada”, afirma o deputado. O projeto prevê a criação do Conselho Gestor formado por representantes municipais, estaduais e da sociedade civil. A Gestão do Parque ficará a cargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente por meio do Instituto Florestal.


"Parque possibilitará preservação permanente da Serra"

De acordo com o biólogo Pedro Cauê, um dos especialistas que ajudaram a elaborar o projeto de lei, o Parque Estadual da Serra do Japi poderá ser dividido em núcleos de pesquisa, de restrição máxima, de recuperação e também de visitação pública. “Porém, essa divisão de núcleos será feita no Plano de Manejo, um estudo mais aprofundado sobre a área que irá delimitar tanto os núcleos como todo o desenvolvimento e funcionamento do Parque”, ressalta.

Segundo o deputado Bigardi, o ponto principal que norteou a criação do projeto do Parque Estadual foi criar uma gestão conjunta das cidades, fato inexistente atualmente. “Os quatro municípios que integram a Serra possuem dificuldades de gestão e de diálogo, pois cada um possui sua própria legislação. Com o Parque Estadual uma legislação ambiental única será criada, o que permitirá a união dessas cidades e a participação do Estado na conservação da Serra”.


"Aumento da área protegida freiará ocupação desordenada"

Outro ponto abordado pelo parlamentar é a forte pressão imobiliária que ameaça a Serra do Japi. “A Serra está situada em um dos eixos econômicos de maior desenvolvimento do país, entre os municípios de Campinas e São Paulo, região altamente urbanizada, onde a forte pressão imobiliária ameaça esse e outros patrimônios ambientais, como a Serra dos Cristais e da Cantareira”, afirma Bigardi, que cita como exemplo os loteamentos clandestinos cada vez mais comuns nessas áreas.

Com a criação do Parque Estadual a área de restrição máxima ao uso e ocupação será aumentada e incidirá sobre os quatro municípios: Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. “O aumento da área protegida servirá também como freio à ocupação desordenada”, destaca Bigardi.

Discussão do projeto
Durante a atividade, o deputado Pedro Bigardi apresentou um cronograma extenso de discussão do projeto. “Queremos levar essa discussão para as quatro cidades, para as escolas, ouvir especialistas e entidades. Nosso objetivo com esses debates é aprimorar o projeto para que ele atenda de forma satisfatória o anseio de todos, que é a preservação da Serra do Japi”, explica o parlamentar.


Bigardi luta pela preservação do meio ambiente desde 1979

Histórico do deputado:
Desde 1979, Pedro Bigardi trabalha na área do meio ambiente. Engenheiro civil de formação trabalhou por vinte anos na prefeitura de Jundiaí, onde participou da elaboração de muitos projetos ambientais, como a Reserva Biológica. Em 1992 ele percorreu a Serra junto com o geólogo Evaldir Stramandinoli e demais estudiosos para delimitar as áreas da Reserva. Pedro Bigardi também é professor de planejamento ambiental. “Sempre estudei a área ambiental e agora como deputado estadual carrego a defesa do meio ambiente como uma de minhas bandeiras”, enfatiza Pedro Bigardi.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fotos do lançamento do Projeto do Deputado Pedro Bigardi que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi

.

Deputado Pedro Bigardi explica seu Projeto de Lei


Convidados assistem à palestra do parlamentar


Projeto será construído junto com a sociedade


Pedro Cauê explica os detalhes técnicos do Projeto


Convidados também puderam se expressar

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Projeto do Deputado Estadual Pedro Bigardi propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi

.


A luta pela preservação do meio ambiente é uma das prioridades do mandato do Deputado Estadual Pedro Bigardi. Prova disso é a apresentação à Assembleia Legislativa de Projeto de Lei de sua autoria que tem como objetivo propor a criação do Parque Estadual da Serra do Japi.

Atualmente, a Serra do Japi possui a Reserva Biológica, área de restrição máxima ao uso e ocupação, porém incide apenas sobre a área dentro do Município de Jundiaí. Com a criação do Parque Estadual esta área será aumentada e incidirá sobre os demais municípios, garantindo a preservação deste importante ecossistema.

O Parque Estadual Serra do Japi poderá ter áreas exclusivas para pesquisa, área de restrição máxima, áreas de recuperação e áreas de visitação pública, além de passar a ser controlado de maneira integrada por um Conselho Gestor composto por representantes de órgão públicos Estaduais, Municipais e a sociedade civil organizada.

O Projeto de Lei apresentado por Pedro Bigardi vem ao encontro das demandas da sociedade em relação à proteção da Serra do Japi e é fruto do dialogo com ONGs e de contribuições de especialistas da área ambiental, num trabalho de parceria e participação popular democrática. “A luta pela preservação do nosso meio ambiente é hoje uma luta de todos nós, por isso é uma das prioridades de minha atuação como homem público”, enfatiza o deputado Pedro Bigardi.

Convite: Projeto do Deputado Pedro Bigardi propõe criação do Parque Estadual da Serra do Japi

.
Clique na figura para vê-la em tamanho real.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Seminário sobre “Democratização da Cidade e Mobilidade Urbana” conta com a contribuição do Deputado Estadual Pedro Bigardi

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Deputado Pedro Bigardi contribui para o debate

O deputado estadual Pedro Bigardi participou, na segunda-feira 18 de agosto, na Câmara dos Vereadores da capital, do Seminário “Democratização da Cidade e a Mobilidade Urbana”, que teve como intuito discutir um dos graves problemas que afetam a cidade de São Paulo.

O evento foi promovido pelos vereadores do PCdoB Jamil Murad e Netinho de Paula e contou com debates entre os especialistas no assunto, professor Professor Flávio Vilaça (FAU – USP), Ailton Brasiliense, Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e Marcos Bicalho, superintendente da Associação Nacional de Transporte Público.

Bigardi foi convidado a integrar a mesa de debate e destacou a contribuição do seminário para a atuação política. “Fiz questão de participar desse evento devido à qualidade dos convidados e para ter um diagnóstico técnico para agir politicamente em relação ao tema abordado”, falou.

O trânsito caótico e o transporte coletivo de São Paulo permearam as discussões. De acordo com o vereador Jamil Murad, enquanto se priorizar o transporte individual com construções de pontes e novos viadutos a situação tende a piorar. “Metrô e trem nunca são prioridades no orçamento da cidade, é preciso investir no transporte coletivo”.

De acordo com o deputado Pedro Bigardi, a palavra chave para solucionar os problemas na cidade de São Paulo é “integração”. “A mobilidade urbana é a raiz do problema, é preciso pensar na forma como se constrói a cidade. Os planos diretores hoje existentes dividem as cidades em blocos, mas não pensam em uma integração desses fragmentos, obrigando os trabalhadores a perderem horas deslocando-se de um determinado ponto da cidade até o seu local de trabalho. Para solucionar esse problema, é preciso pensar a cidade de forma integrada”, avalia o deputado.


Seminário discute os problemas das grandes cidades

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Deputado Pedro Bigardi vai a Francisco Morato conhecer as necessidades do município

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Bigardi fala com o Prefeito e a Secretária da Saúde

No dia 14 de agosto o deputado estadual Pedro Bigardi esteve na cidade de Francisco Morato. Na ocasião, o parlamentar se reuniu com o prefeito do município, José Aparecido Bressane, e com a secretária de saúde, Maria Denise Vieira.

Com mais de 200 mil habitantes, Francisco Morato tem na questão da saúde seu grande desafio. O Hospital Santa Casa da cidade ficou fechado por dois meses por falta de recursos e agora foi reaberto, porém com pouca estrutura. “O convênio de 500 mil reais para a saúde terminou e agora precisamos buscar novos recursos para o atendimento à população”, afirma o prefeito.

O primeiro procedimento adotado pela prefeitura para melhorar essa questão foi reestruturar o atendimento básico. “Estamos agora reestruturando o atendimento básico, UBS e PSF, a base do sistema para não ‘sobrecarregar’ a Santa Casa”, afirma a secretária de saúde.

Segundo Bressane, a ajuda do Governo Estadual é fundamental para melhorar a saúde do município. “A prefeitura está trabalhando para melhorar a saúde no município, mas para isso precisamos contar também com a ajuda de parlamentares, como o deputado da região Pedro Bigardi”, afirma.

Na reunião, o deputado estadual Pedro Bigardi afirmou que estudará medidas para contribuir com a saúde de Francisco Morato. “É uma importante cidade da região com grande número de habitantes, por isso vou trabalhar em meu mandato para contribuir com as demandas do município, principalmente na questão da saúde”, enfatizou o parlamentar.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Prefeito e vice de Igarapava visitam deputado Pedro Bigardi

.
- Texto e foto: Eliane Silva Pinto

Pedro Bigardi entre o prefeito e o vice de Igarapava

O deputado estadual Pedro Bigardi recebeu em seu gabinete, no dia 10 de agosto, o prefeito de Igarapava Francisco Molina e seu vice, José Humberto, ambos do mesmo partido do deputado, PCdoB.

Na ocasião, o prefeito elogiou a estrutura do partido em Igarapava. “O PCdoB participa ativamente da administração e tem contribuído muito com o município”, falou. Segundo ele, a visita teve como objetivos estreitar relações com o deputado Pedro Bigardi, único deputado do PCdoB, e convidar o parlamentar a visistar Igarapava.

“Vou agendar uma visita à região e Igarapava será uma das cidades visitadas, pois é muito importante essa aproximação com os prefeitos para conhecer as demandas de cada cidade e desenvolver um trabalho conjunto de crescimento dos municípios”, ressaltou Pedro Bigardi.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Deputado Pedro Bigardi defende Estatuto Estadual da Igualdade Racial em audiência pública

.
- Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Pedro Bigardi discursa a favor do Estatuto Racial

Integrante da Frente Parlamentar da Igualdade Racial, o deputado estadual Pedro Bigardi participou nessa segunda-feira, 10 de agosto, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa com a finalidade de discutir projetos de lei que visam garantir direitos aos afrodescendente no país.

Entre os projetos apresentados está o PL 133/2007 que cria o Estatuto Estadual da Igualdade Racial, de autoria do deputado Vicente Cândido.

“O Estatuto Estadual permitirá uma política permanente pela igualdade racial, por isso é imprescindível a participação da comunidade negra nessa discussão para cobrarmos a aprovação desse Estatuto. Precisamos da ajuda de todos para que esses projetos sejam aprovados e realmente aplicados no Brasil”, enfatizou o deputado estadual Pedro Bigardi ao auditório lotado da Casa.


A plenária ficou tomada durante a audiência pública

Segundo o deputado, projetos de leis e iniciativas que visam a promoção da igualdade racial serão apresentados nesse semestre na Assembléia. Bigardi se mostra otimista com a aprovação das medidas. “Eu, juntamente com os demais deputados que integram a Frente, vamos lutar e levar essas questões às reuniões do Colégio de Líderes da Casa e tenho certeza que teremos êxito na aprovação desses projetos”, afirmou.

Pedro Bigardi destaca a forte atuação do seu partido na luta pela igualdade racial. “O PCdoB tem um histórico de lutas nessa área que merece destaque, pois estamos à frente e fazemos parte de importantes entidades como a Unegro, com o companheiro Edson França e nossos militantes, participam ativamente de discussão sobre o assunto em todo o país”, destacou.

O senador Eduardo Suplicy e os deputado federais Janete Pietá e Paulo Teixeira foram alguns dos convidados para a audiência pública.


Bigardi junto ao vereador Jean Lopes de Mogi das Cruzes

O Estatuto
O Estatuto Estadual da Igualdade Racial define medidas de combate à discriminação, além de ações de combate a doenças com maior incidência entre a comunidade afrodescendente, especialmente, a doença falciforme, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e os miomas.

É objetivo do Estatuto promover o acesso da população afrodescendente ao ensino gratuito, às atividades esportivas e de lazer e apoiar a iniciativa de entidades que mantenham espaço para promoção social dos afrodescendentes.

Cotas de 35% para afrodescendentes para concursos públicos e a instituição do Selo de Promoção da Igualdade Racial, a ser concedido a empresas engajadas na luta pelo fortalecimento e valorização dos afrodescendentes, também são previstas na medida.

Fica assegurado também aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras o reconhecimento à propriedade definitiva delas.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Deputado Pedro Bigardi é convidado para lançamento da quinta edição da "Festa da Família Dom Bosco"

.

Pedro Bigardi na abertura da Festa da Família

O deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) foi convidado, na sexta-feira dia 7 de agosto, a participar do lançamento da "Festa da Família" da paróquia São João Bosco, no bairro Eloy Chaves em Jundiaí. Ressaltar a importância da família, sua participação na comunidade e comemorar a criação da paróquia são os objetivos da "Festa da Família Dom Bosco", que acontece de 15 de agosto a 6 de setembro, na matriz da congregação.


Deputado fala sobre a importância da família

“A grande importância desta festa é reunir as equipes de trabalho e os convidados possibilitando um clima de harmonia e de convivência que possibilita uma maior união e diálogo entre todos os membros das famílias”, afirma Pedro Bigardi, que aproveitou o ensejo para desejar um feliz Dia dos Pais aos presentes.


"Festa da Família Dom Bosco" está em sua quinta edição

O Deputado Pedro Bigardi compareceu ao evento na companhia de sua esposa, Margareth, e de sua filha Patrícia. Estavam também presentes os vereadores José Dias (PDT) e Mingo Fontebasso (PSDC).


Bigardi e sua esposa junto aos convidados

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Deputado Pedro Bigardi participa do 1º Fórum de Desenvolvimento da Região de Jundiaí

.
Texto e fotos: Eliane Silva Pinto

Bigardi foi uma das autoridades convidadas para o evento

O deputado estadual Pedro Bigardi esteve presente hoje, 07 de agosto, no 1º Fórum de Desenvolvimento da Região de Jundiaí, realizado na sede regional da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O evento teve como objetivo discutir demandas regionais para a formulação de diretrizes para o Planejamento Participativo Regional (PPR) e contou com a presença do secretário estadual de desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmim, além de prefeitos e empresários da região.

Integração regional para o desenvolvimento da região. Esse foi o norte dos discursos realizados pautados nos seguintes eixos: desenvolvimento econômico, integração regional, cidadania e meio ambiente.

Para o deputado estadual Pedro Bigardi a iniciativa permite um maior diálogo entre as prefeituras. “Há problemas em comum na região que só serão solucionados com o engajamento de todos os prefeitos e empresários, por isso, como deputado estadual vou colaborar para esse desenvolvimento regional”, destaca.

Para isso, Bigardi afirma que é essencial a aprovação da Aglomeração Urbana de Jundiaí, em trâmite na Assembleia Legislativa. “Com a criação da Aglomeração Urbana será possível discutir e solucionar os problemas de forma conjunta. Vou inclusive visitar a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) que é responsável pelos estudos para acelerar esse processo”, afirma.


Fórum discutiu Planejamento Participativo Regional

Ato pela paz marca os 64 anos da bomba de Hiroshima e tem apoio do Deputado Estadual Pedro Bigardi

.

O deputado Bigardi apoiou a manifestação pela paz

Há exatos 64 anos uma bomba atômica devastou a cidade de Hiroshima no Japão matando mais de 140 mil pessoas. A data foi lembrada em ato realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, promovido por integrantes da Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência. O evento contou com o apoio do deputado estadual Pedro Bigardi.

Depoimentos de sobreviventes do ataque relataram aos presentes os momentos de pânico daquele dia. Kunihiko Bonkohara, na época com cinco anos, contou sobre o triste dia em que viu sua casa ser destruída e sua mãe e irmã serem mortas. “Lembro-me do estrondo e das janelas se quebrando, meu pai pulou por cima de mim e ficamos embaixo da escrivaninha da sala. Quando saímos estávamos todos ensangüentados”, relata. Segundo Bonkohara, a cena em Hiroshima naquele dia era de uma cidade envolta em muita fumaça e de pessoas correndo apavoradas, com cabelos e roupas queimadas. Hoje ele é diretor da Associação “Hibakusha pela paz”, de vítimas de bomba atômica no Brasil.


Kunihiko Bonkohara, sobrevivente da bomba de Hiroshima

Em sua fala o deputado Pedro Bigardi destacou a importância de eventos como esse para alertar a sociedade sobre a violência em todo o mundo. “O depoimento dos sobreviventes da bomba me emocionou muito e prova que a violência e a guerra destroem vidas e marcam uma época. Não são naturais e não podem ser encarados como acontecimentos normais, do cotidiano, por isso não podemos aceitar nenhuma forma de violência”, destacou. Para Bigardi, movimentos como a “Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência” ajudam a despertar nas pessoas o sentido de indignação frente as atrocidades do mundo.


Participantes do painel central da manifestação pela paz

O evento contou também com um painel central que tratou da questão do desarmamento e foi integrado por Alexandre Motonaga, Diretor do Instituto Cultural Hiroshima de São Paulo, Hamilton Octavio de Souza, Editor da Revista Caros Amigos e professor de jornalismo da PUC- SP, Rodrigo More, professor e advogado atuante nas áreas de direito internacional e marítima e autor do livro “Direito Internacional do Desarmamento: o Estado, a ONU e a Paz” e Flavia Estevan, Porta-voz da Marcha Mundial de São Paulo.


Deputado Pedro Bigardi na platéia aplaude o debate

Além de centenas de iniciativas que já acontecem em mais de 120 países mobilizados, uma equipe internacional fará uma Marcha pela Paz e Não-Violência ao redor do mundo que sairá da Nova Zelândia no dia 02 de outubro, passará por todos os continentes e se encerrará em 02 de janeiro de 2010, em Punta de Vacas, aos Pés do Aconcágua. O deputado Pedro Bigardi colocou a Assembleia Legislativa à disposição dos organizadores para a realização de mais eventos a fim de colaborar com essa importante Marcha.

TV Assembleia
O deputado Pedro Bigardi participou do programa “Assembleia Debate” com o coordenador da Marcha em São Paulo Rogério Ceroni, o programa vai ao ar nos próximos dias.


Pedro Bigardi e Rogério Ceroni na TV Assembleia

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Deputado Pedro Bigardi apóia ato que marca 64 anos da bomba de Hiroshima

.
Texto: Eliane Silva Pinto


No dia 06 de agosto, data que marca os 64 anos da explosão de bomba de Hiroshima, os integrantes da “Marcha Mundial pela Paz e Não Violência” promoverão uma ação conjunta em mais de 300 cidades do mundo. Em São Paulo, as atividades acontecerão na Assembléia Legislativa Paulista, na região do Ibirapuera, com o apoio dos deputados Pedro Bigardi, Simão Pedro e Carlos Gianazzi. O evento destacará uma das grandes bandeiras do movimento: “Desarmamento Nuclear, um Direito Humano”.

O evento contará com um painel central que tratará da questão do desarmamento e será integrado por Alexandre Motonaga, Diretor do Instituto Cultural Hiroshima de São Paulo, Hamilton Octavio de Souza, Editor da Revista Caros Amigos e professor de jornalismo da PUC- SP, Rodrigo More, professor e advogado atuante nas áreas de direito internacional e marítima e autor do livro “Direito Internacional do Desarmamento: o Estado, a ONU e a Paz” e Flavia Estevan, Porta-voz da Marcha Mundial de São Paulo. Na ocasião, Soninha Francine, atual subprefeita da regional Lapa, dará um depoimento sobre a importância da atual campanha de paz e não-violência.

Vídeos e apresentações culturais estão entre as outras atrações do dia. Essa programação faz parte das atividades da Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência, maior iniciativa internacional com o objetivo de criar consciência para as questões de Paz e Não Violência, idealizada pela ONG Mundo Sem Guerras e o Movimento Humanista.

Além de centenas de iniciativas que já acontecem nos mais de 120 países mobilizados, uma equipe internacional fará uma marcha ao redor do mundo que sairá da Nova Zelândia no dia 02 de outubro de 2009, passará por todos os continentes e se encerrará, no dia 02 de janeiro de 2010, em Punta de Vacas, aos Pés do Aconcágua.

TV Assembleia
O deputado estadual Pedro Bigardi participará da gravação do programa “Assembleia Debate” na TV Alesp, no dia 6, que terá como tema a “Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência”, o programa irá ao ar nos próximos dias.

Serviço:
Local: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Franco Montoro - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera
Data: 06/09/2009
Horário: 14h30

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Arthur Nogueira recebe a visita do Deputado Estadual Pedro Bigardi

.
Texto de Eliane Silva Pinto

Deputado Pedro Bigardi com o prefeito de Arthur Nogueira

O deputado estadual Pedro Bigardi esteve na cidade de Arthur Nogueira, no dia 3 de agosto, a convite do PCdoB local. Bigardi participou de uma reunião com lideranças e militantes do partido e visitou a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal.

O prefeito da cidade Marcelo Capelini recebeu o deputado em seu gabinete. Capelini afirmou conhecer a trajetória política de Pedro Bigardi e sua forma séria de trabalho. “Eu apoiarei quem realmente quer ajudar o município com grandes projetos”, disse.

Na Câmara Municipal o parlamentar foi recebido pelo presidente da Casa, José do Carmo, e os vereadores Sílvio José Conservani, Luiz Carlos Ferreira e Leandro de Queiroz. Bigardi conheceu alguns projetos da Casa e colocou seu mandato a disposição para contribuir com o fortalecimento da cidade.


Bigardi em visita à Câmara Municipal de Arthur Nogueira

Na reunião com lideranças da cidade, a questão da agricultura foi um dos temas discutidos. O vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais, Ademir Giroldi, explicou as dificuldades encontradas pelos produtores rurais da cidade que não recebem incentivos. “Não consigo linha de crédito, é preciso olhar mais para o pequeno produtor, afinal 35% da arrecadação do município gira em torno da agricultura”.

O deputado Pedro Bigardi afirmou que essa preocupação está presente em muitos municípios de São Paulo e garantiu que trabalhará para garantir melhores condições aos agricultores do Estado.


Lideranças da cidade conversam com o deputado Bigardi

Segundo Bigardi, a visita a Arthur Nogueira mostrou um grupo coeso e preocupado com o crescimento da cidade. “Meu mandato de deputado está à disposição para contribuir com esse crescimento”.

A visita foi acompanhada pelo presidente do PCdoB de Arthur Nogueira, Manoel Cosmo Soares, pelo vice-presidente, Leandro Ferreira dos Anjos, e pelo professor Ivan Bueno.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pedro Bigardi: “O grande desafio é administrar as diferenças e promover a integração do Estado”

.
- Texto de Pedro Bigardi, Deputado Estadual e líder do PCdoB na Assembleia Legislativa

São 40 milhões de cidadãos vivendo no Estado de São Paulo. Vieram de muitas partes do mundo e das mais variadas regiões do Brasil. Construíram um Estado forte, que se assemelha a um país pela sua pujança econômica e pelo seu potencial, pela sua riqueza, e pela sua diversidade cultural. Os 643 municípios têm características próprias e participam cada qual com sua parcela para o desenvolvimento do Estado. Observo este mosaico e vejo nele o grande desafio da governabilidade: administrar as diferenças regionais e promover a integração do Estado.

Como urbanista, estudo cidades há 30 anos e sei das dificuldades das ações locais para implantar um processo permanente de planejamento e desenvolvimento.

Recentemente, uma parte dos municípios paulistas elaborou seus Planos Diretores, por exigência do Estatuto das Cidades, que exige dos municípios com mais de 20 mil habitantes ou pertencentes às regiões metropolitanas a elaboração do Plano Diretor.

Em que se pese o avanço na aprovação destes planos locais reconheço que o alcance dos planejamentos locais se restringe aos limites geográficos dos municípios e impedem ações mais abrangentes e ousadas. É o chamado “Planejamento Regional” que praticamente inexiste no Estado de São Paulo, são raras exceções expressas em consórcios regionais, especialmente na proteção de recursos hídricos. O que constato é a falta de um plano de desenvolvimento do Estado, a partir das potencialidades regionais.

Passados 20 anos da promulgação da Constituição Estadual foram criadas apenas duas regiões metropolitanas (Campinas e Baixada Santista) onde se somaram a da Grande São Paulo, existente desde 1973. Os escritórios regionais de planejamento não são estruturados para atuar como instrumentos de planejamento e desenvolvimento.

Neste contexto proponho a viabilização do planejamento regional no Estado de São Paulo, conforme previsto na Constituição Estadual. Dividir o Estado em regiões de planejamento, instituir Conselhos Regionais e a partir de um amplo debate definir eixos estruturadores do nosso Plano Diretor de Desenvolvimento Paulista (PDDP).

Os planos regionais de desenvolvimento permitirão maior qualidade na elaboração do Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado, que definem as metas e prioridades de atuação do Governo.

O Plano Diretor Regional também contribuirá na valorização dos três pilares mais importantes do Estado: desenvolvimento econômico, preservação ambiental e valorização da nossa história.