quarta-feira, 30 de maio de 2012

Linhas de energia devem abrir caminho para trânsito e transporte no Estado

Imagine avenidas, corredores exclusivos de ônibus, ciclovias e parques no lugar onde hoje existem torres de transmissão de energia fincadas no solo. Esta é a proposta feita pelo deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) para auxiliar os municípios paulistas na busca por melhorias para a locomoção das pessoas.

Apresentado por Bigardi na Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de lei 329/2012 tem como objetivo promover o enterramento de todas as linhas de transmissão e subtransmissão de energia no Estado. No lugar das torres e das centrais de transmissão, ainda segundo o projeto, as cidades podem construir locais para transporte de passageiros ou de maneiras alternativas de locomoção, como a bicicleta.


Além disso, o projeto de lei também resolve um problema sério em relação à saúde pública. "Enterrar essas linhas de energia faz com que a radiação eletromagnética gerada não afete mais as pessoas. Além disso, os túneis subterrâneos não são tão caros para serem executados e já existem em países da Europa e até mesmo no Brasil", comentou Bigardi.

"Realizar intervenções de mobilidade urbana é algo difícil, principalmente pela questão das desapropriações. Com esta alternativa, resolveremos este problema, já que as áreas que abrigam as torres já são de domínio público", completou.

De acordo com o deputado jundiaiense, se o projeto for aprovado pelos deputados paulistas pode, posteriormente, ser expandido para todo o Brasil.

Deputado Bigardi homenageia técnico jundiaiense escolhido para comandar a seleção brasileira de basquete nas Olimpíadas

No próximo domingo, dia 3, Jundiaí vai sediar um amistoso internacional, envolvendo as seleções adultas de basquete feminino do Brasil e do Chile. A partida acontece às 10 horas, no ginásio do Bolão.

Vice-presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) fez menção à partida no Plenário, nesta quarta-feira (30).

Tarallo (segundo à direita) conversa com Janeth e Hortência: novo treinador da seleção brasileira é de Jundiaí
“Jundiaí sempre foi referência no esporte, principalmente no basquete. Seja com os irmãos Marcel e Maury de Souza ou com o time feminino do Colégio Divino Salvador que revelou Magic Paula e tantas outras estrelas”, lembrou.
Bigardi também parabenizou o técnico jundiaiense Luís Cláudio Tarallo por ter assumido a responsabilidade de comandar a seleção feminina adulta.

“Tarallo vai dirigir o elenco nacional nas disputas do Campeonato Sul-Americano e dos Jogos Olímpicos de Londres, em julho. Natural de Jundiaí e de família tradicional na cidade, o treinador é a demonstração de todo o amor que o jundiaiense nutre pelo esporte. Desejamos um bom trabalho a ele e a todas as atletas”, comentou o deputado.

Luís Cláudio Tarallo tem no currículo, além do trabalho realizado nos times de basquete do Divino e do Clube São João, as conquistas como responsável pela seleção nas categorias de base: bronze no Mundial Sub-19 Feminino (Chile/2011), ouro nos Jogos Sul-Americanos (Colômbia/2010); prata na Copa-América Sub-18 (Estados Unidos/2010) e Sub-20 (México/2006); além dos títulos Sul-Americanos Cadetes (Venezuela/2005 e Equador/2006). Além disso, ele soma ainda, como assistente-técnico da seleção adulta, dois títulos Sul-Americanos (Colômbia/2005 e Paraguai/2006).

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bigardi participa de evento internacional de mobilidade urbana

Coordenador da Frente Parlamentar de Logística (Frenlog) da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) participa neste sábado (26), a partir das 9 horas, em Jundiaí, da Plenária Internacional ‘Cidades do Futuro’. O evento, organizado pelo vereador Durval Orlato (PT), acontece na Câmara Municipal e terá como palestrantes dois especialistas espanhóis (ver convite).


Como engenheiro civil e defensor da Aglomeração Urbana – Bigardi foi um dos responsáveis diretos pela aprovação do projeto na Assembleia Legislativa – o deputado criticou a inércia da Prefeitura de Jundiaí nesta questão.

“O que nos preocupa é justamente o fato de que questões essenciais como esta não serem discutidas com a população jundiaiense e os municípios vizinhos. Um exemplo é a ideia de se instalar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Pelo que sabemos, o investimento para tal obra é altíssimo e se não houver apontamentos que indiquem a real necessidade dele, podemos jogar dinheiro público pelo ralo”, destacou Bigardi.

Alicerce
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana também foi cobrado pelo parlamentar. “Criar somente as linhas do VLT no município seria o mesmo que iniciar a construção de uma casa pelo telhado. Além de não resolver o problema, ainda geraria gastos excessivos com dinheiro público. Não existe sequer um Plano de Mobilidade Urbana discutido e aprovado! É preciso uma base, um alicerce para que se possa sonhar um projeto como este”, ressaltou. 


Bigardi defendeu outras alternativas de transporte para a Aglomeração Urbana. “Já que a Prefeitura de Jundiaí resolveu fazer uma mostra sobre alternativas para o transporte público, por que não apresentou os sistemas de ônibus rápido (BRT e BRS) de origem e sucesso nacionais, muito mais baratos, rápidos para implantação e com resultados semelhantes ao dos sistemas europeus? Por que não apresentam projetos concretos de ciclovias e de rotas seguras de trânsito de pedestres?”, indagou.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Deputado Bigardi apresenta emenda ao Orçamento para garantir implantação da universidade pública em Jundiaí

O sonho dos jundiaienses de ter uma universidade pública já está oficialmente representado. Por meio da emenda número 26, publicada dia 11 de maio no Diário Oficial do Estado, o deputado Pedro Bigardi (PCdoB) pede na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano a implantação em Jundiaí de um campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A emenda ao Projeto de Lei 290/2012 apresentada por Bigardi modifica o programa de ‘Promoção e Desenvolvimento do Ensino Superior’, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Além do campus da Unesp, Bigardi estipula no texto a criação de 2 mil vagas para a matrícula dos alunos oriundos do Ensino Médio.

Existem atualmente unidades em 23 municípios do Estado, incluindo Sorocaba, Bauru, Dracena, Itapeva, Rio Claro, Jaboticabal, São José dos Campos e Tupã.


Como justificativa, o parlamentar lembrou que a unidade de ensino superior vai beneficiar não só os jovens de Jundiaí, também de toda a região formada pela recém-criada Aglomeração Urbana. “São sete municípios envolvidos (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cabreúva, Itupeva e Louveira) e mais de 700 mil habitantes, sendo que quase 400 mil deles se concentram em território jundiaiense”, explicou.

Para Bigardi, o município tem todas as condições para receber um campus da Unesp. “É uma das regiões mais desenvolvidas e promissoras do Estado, com um parque industrial diversificado e um comércio forte, dotada de um patrimônio ambiental privilegiado, a Serra do Japi, que merece toda a atenção e esforço para garantia da preservação”, destacou o deputado, em um trecho da emenda.


Contrapartida Ainda segundo Pedro Bigardi, os estudantes precisam ter uma opção pública para o ensino superior. “Somente em Jundiaí existem mais de 20 mil alunos matriculados no Ensino Médio. Aqueles que porventura não tiverem condições de arcar com o pagamento de matrículas terão de se deslocar para outras cidades se quiserem cursar uma faculdade, daí a importância desta iniciativa”.

Conforme explicou o deputado estadual, a vinda da Unesp para Jundiaí simboliza também a justiça social. “Jundiaí e região se constituem atualmente em um importante gerador de recursos para o Estado, principalmente em relação ao pagamento de taxas e impostos. Nada mais justo que a contrapartida do governo estadual seja, no mínimo, uma universidade gratuita e de qualidade para garantir a realização de pesquisas, a graduação, a preservação ambiental e o desenvolvimento científico e tecnológico”, reforçou Bigardi.


Clique aqui para saber o que mais o deputado Bigardi já fez em benefício da Educação paulista!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Com Bigardi, estudantes do Unianchieta debatem Meio Ambiente

O deputado estadual Pedro Bigardi participou dia 21 de um evento organizado pelo Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí. O tema ‘Balanço Contábil das Nações e a Rio+20 - O futuro que queremos’ reuniu pelo menos 500 pessoas, entre estudantes, professores e convidados no anfiteatro da instituição.
A palestra foi feita por José Roberto Kassai, professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (USP).

Os debates foram coordenados pelos professores Adilton Garcia e Aimar Lopes (coordenador). Além do deputado Bigardi, também compuseram a mesa as professoras Márcia Adriana da SIlveira Gomes, Carlos Alberto Gaspari e Juliana Rink.


Rio+20
Nesta quarta-feira (23), o deputado Pedro Bigardi também participou de reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa com a finalidade de apresentar o Seminário "Parlamento Paulista na Rio+20".

De acordo com os parlamentares, a iniciativa visa unir representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil na discussão de importantes temas que serão abordados na Conferência, além de elaborar propostas que serão encaminhadas à Cúpula Mundial por uma delegação do Parlamento Paulista.

Durante evento da Mata Ciliar, deputado Bigardi anuncia mais R$ 55 mil para compra de equipamentos

A Associação Mata Ciliar realizou uma grande festa para comemorar os 25 anos da entidade, que é referência no trabalho de conservação ambiental, pesquisa e reabilitação de animais silvestres.

O evento, ocorrido na sede da ONG em Jundiaí, dia 17 de maio, também foi marcado pela apresentação oficial do primeiro veículo do Brasil voltado exclusivamente ao resgate da vida selvagem – conquistado pelo deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) em 2010 e entregue ano passado à Mata Ciliar.


A entidade também promoveu a inauguração da primeira fase do Centro Jaguaretê de Tecnologia Aplicada para a Preservação da Biodiversidade.

Convidado para participar da solenidade, o deputado Bigardi destacou a forte atuação da Mata Ciliar na preservação ambiental. “É um trabalho extraordinário e que merece toda a colaboração, seja da comunidade, da iniciativa privada e, principalmente, do poder público”, ressaltou.

Ainda segundo o deputado, por meio de uma emenda conseguida junto ao Governo do Estado, será possível enviar R$ 55 mil para que a entidade possa adquirir equipamentos destinados ao Centro Tecnológico. “Como professor de Planejamento Ambiental, o que mais me fascina nestas ações é a pesquisa. Agora, haverá uma estruturação ainda maior para que isso possa se concretizar”, afirmou Bigardi.
Durante os discursos, a bióloga Cláudia Terdiman Schaalmann, diretora de Fauna da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e o presidente da Mata Ciliar, Jorge Bélix de Campos, fizeram questão de ressaltar a atuação do deputado jundiaiense na conquista do veículo para resgate de animais selvagens.


Histórico
Fundada em 1987, a Associação Mata Ciliar é uma entidade civil sem fins lucrativos com sede em Pedreira (SP) e unidades em Jundiaí e Águas de Lindóia.

Desenvolve trabalhos de conservação ambiental e um dos seus principais projetos é o “Águas do Piracicaba” que trabalha com preservação de matas ciliares e educação ambiental em 20 municípios paulistas.

Também é referência na área de reabilitação da fauna com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e na área de pesquisa com o Centro Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais.

Um dos grandes desafios da entidade é a luta contra a especulação imobiliária e o crescimento desordenado do município, que estão prejudicando a conservação da Serra do Japi. Pelo menos 400 animais silvestres já foram encontrados fora da área de preservação deste patrimônio ambiental.




Estudantes do Colégio Paulo Freire conversam com Bigardi sobre a preservação máxima da Serra do Japi

O deputado estadual Pedro Bigardi esteve no Colégio Paulo Freire, dia 11 (sexta-feira), para uma palestra sobre a necessidade de se preservar a Serra do Japi de forma integral. Além de mostrar as belezas deste patrimônio ambiental, Bigardi também lembrou aos estudantes do Ensino Médio que ela corre perigo frente aos avanços da especulação imobiliária e crescimento desordenado do município.

“As discussões deste ano no colégio têm como tema a qualidade de vida. Nos últimos dias, inclusive, temos visto um grande debate sobre a Serra do Japi. Por isso resolvemos trazer o deputado Pedro Bigardi para explicar aos alunos, inclusive, o que é o projeto de lei de criação do Parque Estadual Serra do Japi”, explicou o professor José Renato Polli, diretor do Paulo Freire.



Por ser professor de planejamento ambiental, Bigardi demonstrou de maneira didática as formas de proteção da Serra do Japi e explicou por que defende a preservação máxima por meio do parque estadual.

“O diagnóstico ambiental mais atualizado do Estado se chama Programa Biota/Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Foi um trabalho feito durante 18 meses por 160 pesquisadores que chegaram à conclusão de quais as áreas prioritárias para preservação no Estado. E a Serra do Japi é a prioridade número 1 na opinião de todos estes estudiosos”, comentou o deputado.

Bigardi também comentou sobre o Plano de Manejo da Reserva Biológica, contratado pela Prefeitura de Jundiaí. “Ele aponta riscos como a pressão pela urbanização, crescimento dos bairros existentes, desmatamento, usos e atividades de lazer. Além disso, conclui que é necessária a transformação da serra em uma unidade de conservação integral, exatamente o que pedimos no projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa”, ressaltou.

A iniciativa de Bigardi apresentada em 2009 passou por cinco audiências públicas (duas em Jundiaí, uma em Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva), foi considerada legal e constitucional, além de ter sido aprovada por todas as comissões da Assembleia.


Envolvimento da população pode ajudar a salvar a reserva

Após a palestra, Bigardi respondeu perguntas feitas pelos estudantes. Uma delas questionou o que os cidadãos podem fazer para ajudar na proteção da Serra do Japi. “As pessoas devem participar das audiências públicas e discussões acerca do tema, principalmente para estar sempre informado sobre o que realmente acontece na Serra”, destacou o parlamentar.

Os estudantes também quiseram saber de Bigardi qual a opinião a respeito das atuais leis ambientais que protegem a Serra do Japi. “A lei 417 é boa, mas poderia avançar mais. Ela precisa de uma atualização. De maneira geral, a legislação ajudou e muito até agora, mas é insuficiente devido à forte pressão urbana”.

A morte da onça Anhanguera após um novo atropelamento foi retratada pelo deputado Bigardi como um forte indício de que a especulação imobiliária está alterando diretamente a vida selvagem na Serra do Japi. “Agora, temos ainda mais este animal como um símbolo da luta pela preservação máxima de todo o ecossistema existente em nossa região”, lembrou Bigardi.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Deputado Bigardi debate políticas públicas para a juventude em Jundiaí

Com forte relação com o movimento estudantil na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Bigardi foi o convidado do 2º Congresso da União da Juventude Socialista de Jundiaí nesse domingo, 20, realizado no bairro Gramadão.

Dirigentes estudantis também prestigiaram o evento como o presidente estadual da UJS, Carlos Siqueira; o vice-presidente Arthur Herculano; a presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Nicoly Mendes e o presidente da UJS de Várzea Paulista, Maycon de Nóbrega.
Na mesa de abertura os convidados teceram comentários sobre o papel da juventude na construção de políticas públicas para a cidade. A questão de investimentos na educação e falta de espaço de lazer permearam os discursos.

Em sua fala, o deputado estadual Pedro Bigardi falou da importância da mobilização da juventude em Jundiaí. “Vocês jovens tem grande capacidade de atuação e podem mudar esse quadro na região. Algumas bandeiras de luta podem ganhar mais força com a participação de vocês, como é o caso da universidade pública, essencial para o desenvolvimento da região”.

Bigardi apresentou, recentemente, uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da Assembleia Legislativa para garantir dotação orçamentária para a instalação de uma universidade gratuita na cidade.

Para Rafael Purgato, ex-presidente da UJS/Jundiaí, a região precisa produzir conhecimento. “Precisamos de uma universidade pública para formar jovens capazes de contribuir com desenvolvimento da região”, exclamou.

Outro ponto abordado por Purgato é a falta de espaço de lazer para a juventude. “Não há opções de lazer para a juventude da cidade, está acontecendo a Virada Cultural na cidade, mas com pouca participação do jovem, pois o poder público não ‘enxerga’ essa juventude que vive esquecida pela cidade”, afirmou.

Atividades de lazer nos bairros e espaços culturais em Jundiaí foram apontados pelo deputado Bigardi como essenciais na cidade. “Eu e a deputada Leci Brandão estamos verificando a possibilidade da implementação do Espaço Cultural no Complexo Fepasa, uma iniciativa que dará vida há um espaço tão nobre na cidade”, afirmou.

“Atividades culturais, esportivas e de lazer precisam chegar até os bairros da cidade, vocês jovens podem nos auxiliar nessas propostas tão necessárias para a nossa cidade”, complementou o parlamentar.

Nova diretoria

A Conferência elegeu a nova diretoria da UJS Jundiaí, o novo presidente é Ivan Franco. Nos dias 1, 2 e 3 de junho, os integrantes participam da Conferência estadual da entidade, na cidade de Itú. 




sábado, 19 de maio de 2012

Lar Anália Franco comemora cem anos dedicados às crianças e jovens de Jundiaí

“Estou muito feliz em participar desse momento tão importante, as comemoração de 100 anos do Lar Anália Franco, uma entidade fundamental para a formação das nossas crianças e jovens”. Com essas palavras o deputado estadual Pedro Bigardi resumiu sua alegria em prestigiar as comemorações do centenário da entidade nesse sábado, 19.

Deputado Bigardi tem grande relação com a instituição, em 2011 conseguiu recurso para a aquisição de um veículo para o Lar, outra emenda apresentada no valor de R$ 190 mil aguarda os trâmites burocráticos para sua liberação.

“O Lar Anália Franco como as demais entidades assistenciais de Jundiaí cumprem um papel fundamental em nossa cidade, zelam pelas nossas crianças e jovens e são movidas pelo amor e dedicação dos funcionários e voluntários, por isso faço questão de trabalhar com essas entidades e colaborar com esse belíssimo trabalho”.

Questionado sobre a importância da data, o presidente do Conselho Administrativo do Lar, Jairo Silvestre fez questão de lembrar dos primeiros diretores da instituição. “A placa colocada na entrada do Lar é para saudar os primeiros diretores do Anália Franco que há 100 anos atrás tiveram a coragem de abrir uma instituição para cuidar de órfãos na cidade, o trabalho que eles começaram com tanto sacrifício dura até hoje e essa data é muito importante para todos nós”, afirmou.

Silvestre agradeceu ao apoio recebido do deputado estadual Pedro Bigardi. “As autoridades, como o deputado Bigardi, nos ajudam muito a manter esse trabalho, pois as despesas são muitas e contamos com a ajuda de pessoas como ele que se preocupam com a causa social”.

Ginásio de Esportes
Em comemoração a data foi inaugurado o Ginásio de Esportes do Lar Anália Franco. De acordo com Silvestre, o local será utilizado para atividades com os alunos e realização de eventos. “Tínhamos apenas uma quadra sem cobertura para oferecer atividades físicas aos alunos, agora temos um espaço melhor. No local também realizaremos eventos para arrecadar recursos para a manutenção da entidade”, explicou.


História
Em 19 de maio de 1912, a Sociedade Comunitária funda o asilo e creche Jundiaí para os órfãos existentes na cidade, sob orientação moral e material da conhecida e humanitária educadora D. Anália Franco.

Permaneceu como internato para de até 1986, a partir de 1987 começou um trabalho com crianças, adolescentes de baixa renda e suas respectivas famílias.

Atualmente o Lar atende crianças de 1 a 3 anos, 60 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e 20 adolescentes de 14 a 17 anos. Sempre com a preocupação de integrar a família dos alunos às atividades do Lar.

Bigardi com sua esposa Margarete e o presidente Silvestre







Deputado Bigardi prestigia celebração da Festa Italina de Jundiaí

O deputado estadual Pedro Bigardi e sua esposa Margarete compareceram, nessa sexta-feira, 18, na missa da Festa Italiana de Jundiaí realizada na paróquia Sagrado Coração de Jesus no bairro Colônia.
A tradicional celebração em italiano homenageou os voluntários que trabalham na Festa, que começa hoje e se estende até o dia 10 de junho.

“Parabenizo a todos os voluntários que ao longo desses 25 anos transformaram essa Festa em uma das mais importantes da nossa região”, afirmou o deputado.

De origem italiana, Bigardi fala sobre a contribuição da festa para a memória italiana. “A Festa Italiana de Jundiaí resgata toda a tradição e cultura da colônia italiana, que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Seminário promovido pela USP conta com a presença do deputado Pedro Bigardi

Com o intuito de apresentar o funcionamento da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Bigardi foi o convidado do Seminário “Constituição e Poder Legislativo” promovido pelo curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP/ Leste, realizado nessa terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa.

O parlamentar explicou aos presentes todo o trâmite na Casa desde as discussões com a sociedade às aprovações de projetos de lei. “O processo de trabalho na Assembleia é muito intenso, por meio das audiências públicas, reuniões das comissões e frentes parlamentares há uma participação muito grande da sociedade o que qualifica muito os projetos de lei”.

De acordo com o parlamentar essa relação com a população contribui muito para o trabalho. “Na Assembleia realizamos os debates dos projetos enviados pelo Executivo, essa participação popular é fundamental para o aprimoramento do projeto e sua real eficácia na sociedade”.

Sobre a questão da fiscalização ao Executivo, atribuição do Legislativo, o deputado comentou sobre as audiências realizadas pelas Comissões com os secretários estaduais, para a apresentação dos trabalhos da pasta. “Outra ferramenta que utilizamos são os requerimentos de informação enviados às secretarias com perguntas sobre determinado projeto ou obra, seus custos e trâmite”, completou o deputado.

O deputado elogiou o preparo dos alunos para o Seminário. “As perguntas feitas pelos alunos mostraram o preparo deles para o debate, eles estão muito antenados na questão. Fiquei muito feliz em participar desse importante Seminário e perceber o interesse desses jovens, que tenho certeza que serão ótimos gestores públicos”, afirmou Bigardi.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Deputado Bigardi visita presidente da Fiesp

O deputado estadual Pedro Bigardi, acompanhado por demais lideranças do PCdoB, fez uma visita cortesia ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf no dia 10 de maio.

Estavam presentes o presidente nacional do partido Renato Rabelo, o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, o ex-Ministro do Esporte Orlando Silva, a presidente estadual do partido Nádia Campeão, a deputada estadual Leci Brandão, o secretário especial da Copa Gilmar Tadeu, os vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula e o presidente do diretório municipal de São Paulo Wander Geraldo.


De acordo com o deputado Bigardi a reunião permitiu estreitar relação do PCdoB com a Fiesp, em todas as esferas desde o Ministério até a Câmara Municipal. “Foi uma reunião muito produtiva e essa aproximação com a Fiesp, uma das instituições mais importantes do Estado, é fundamental para o fortalecimento da nossa atuação em todas as esferas”. 

Segundo o parlamentar, as pautas principais da reunião foram a questão da desindustrialização no Brasil e os preparativos para a Copa do Mundo no país.


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Serra do Japi em perigo: deputado Bigardi denuncia morte da onça Anhanguera após novo atropelamento


Num pronunciamento realizado na Tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Pedro Bigardi denunciou que a especulação imobiliária e o crescimento desordenado de Jundiaí continuam interferindo drasticamente na preservação da Serra do Japi. O maior exemplo disso, segundo Bigardi, é a triste informação da morte da onça Anhanguera, após um novo atropelamento.

“A especulação imobiliária está chegando cada vez mais próximo à Serra do Japi e isso tem afetado diretamente em sua fauna e flora. Prova disso é o caso da onça Anhanguera que em 2009 foi atropelada na rodovia Anhanguera, após tratamento na Ong Mata Ciliar foi devolvida ao seu habitat, mas infelizmente foi atropelada novamente e não resistiu aos ferimentos”, afirmou o deputado.

Em 2009, onça-parda foi resgatada após atropelamento na rodovia Anhanguera: atropelada novamente, animal não resistiu
O animal ficou conhecido internacionalmente após ter sido resgatado na rodovia Anhanguera, em setembro de 2009. Atropelado e ferido, o macho de onça-parda foi capturado e levado para a ONG Mata Ciliar. Depois de recuperado, foi solto no início do ano passado para se readaptar à vida selvagem na Serra do Japi.

Para garantir o sucesso na operação, a onça recebeu um colar de radiofrequência acoplado a um microchip para monitoramento dos passos. “Há 20 dias, o animal foi encontrado morto no canteiro central da rodovia dos Bandeirantes. Este caso da onça Anhanguera é um exemplo do impacto negativo do crescimento imobiliário frente ao meio ambiente”, lembrou Bigardi.


 Parlamentar defende a preservação máxima da Serra

Engenheiro civil e professor de Planejamento Ambiental, o deputado Pedro Bigardi trabalhou como servidor público municipal por mais de 20 anos. Na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, ele ajudou, inclusive, na criação da Reserva Biológica Municipal.

“O crescimento desordenado da cidade prejudica a todos e põe em risco a preservação da Serra do Japi. Como vimos recentemente na denúncia feita pelo jornal O Estado de São Paulo, alguns grupos econômicos já se preparam inclusive para construir hotéis e condomínios na Serra”, comentou.

Outro problema está relacionado à depredação e mau uso das áreas de preservação, que afetam diretamente a fauna e flora existentes na região – considerada prioridade máxima para preservação por meio de estudos realizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

“Pelo menos 400 animais silvestres já foram encontrados fora da área de preservação da Serra do Japi, segundo dados da Associação Mata Ciliar. Se estes bichos estão deixando seu habitat, inclusive onças, é porque algo errado está acontecendo”, sentenciou Bigardi.


Veja o vídeo da captura da Anhanguera, em 2009:



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Apae de Várzea Paulista realiza sonho ao inaugurar piscina aquecida


Em uma solenidade repleta de emoção, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Várzea Paulista realizou na manhã desta sexta-feira (4) a inauguração da piscina aquecida construída pela entidade. O equipamento era desejado pela Apae varzina há 6 anos e foi conseguido graças a uma emenda de R$ 126 mil conquistada pelo deputado estadual Pedro Bigardi.

Antes do corte da fita e descerramento da placa, as crianças fizeram uma apresentação encenando, por meio da capoeira, o período de escravidão no Brasil. “Parabenizo vocês, pois mostraram um pouco da história do Brasil, desde a opressão até a liberdade. Retrata a importância da cultura que o negro e o índio deram ao nosso País”, comentou Bigardi.

O deputado também agradeceu o trabalho feito pelos funcionários da Apae e familiares dos atendidos. “O que vocês fazem aqui é que merece aplausos. Nós, homens públicos, contribuímos muito pouco perto do que vocês realizam todos os dias por estas crianças. Tenho buscado trabalhar com as entidades sociais em nosso mandato porque são elas que auxiliam diretamente na atenção à população. Assim como a de Várzea, já auxiliamos as Apaes de Jundiaí, Itupeva, Caieiras e Cotia. A família Apae merece todo o nosso respeito”, destacou.

Parceria
Bigardi ainda lembrou que o contato com a entidade de Várzea Paulista foi feito por meio de Junior Aprillanti, diretor presidente do Instituto Decida. “O Junior Aprillanti sabia da necessidade da Apae e nos procurou para que pudéssemos ajudar. Foi por intermédio deste nosso amigo que pudemos ajudar a realizar este sonho”.

Segundo o responsável pelo Instituto Decida, o trabalho desenvolvido pela Apae é importantíssimo para o município. “Com a conquista do deputado Bigardi, a entidade vai oferecer ainda mais conforto aos atendidos e a toda a população de Várzea Paulista”, comentou Junior Aprillanti.




Atuação parlamentar do deputado Bigardi é 
reconhecida por autoridades de Várzea Paulista 

O presidente da Apae, Alcides Fabiano Tedesco, chorou ao falar durante a inauguração. “Para nós, é um sonho que se realiza. Estávamos há 6 anos batalhando para que isso pudesse acontecer e hoje estamos aqui para a inauguração. Lembro que não tínhamos como atender as crianças que necessitavam de hidroterapia porque não contávamos com a piscina”, lembrou.

Giany Póvoa, secretária municipal de Desenvolvimento Social, ressaltou que a conquista do deputado Bigardi trouxe uma nova realidade para Várzea Paulista. “Temos de comemorar, pois esta é a primeira piscina aquecida do município destinada ao atendimento público”.

O vereador Luciano Braz Marques (PT), que representou a Câmara Municipal, parabenizou o deputado jundiaiense pelo trabalho. “Bigardi tem olhado para as cidades do entorno de forma extremamente republicana. Esta é uma conquista não só da Apae, mas de Várzea Paulista e toda a região”.

O vice-prefeito Luiz Antônio Raniero (PT), o Lula, também enalteceu a ação de Pedro Bigardi na Assembleia Legislativa. “Muito nos orgulha ter um deputado que luta pela região. Bigardi, inclusive, batalhou recentemente pela criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí”.













quarta-feira, 2 de maio de 2012

Bigardi é patrono da 1ª turma de engenharia civil do Unianchieta


“Estou extremamente emocionado por este convite. É uma honra para mim, principalmente porque há 25 anos eu também participava de uma solenidade como esta para me formar engenheiro civil”. Foi desta forma que o deputado estadual Pedro Bigardi agradeceu aos alunos e professores do Centro Universitário Padre Anchieta (Unianchieta) o convite para que fosse o patrono da primeira turma de Engenharia Civil formada pela instituição.

A cerimônia da Sessão Solene de Colação de Grau aconteceu dia 27 de abril, no anfiteatro do campus Pedro Clarismundo Fornari, às margens da rodovia Anhanguera. Além dos formandos de engenharia, também participaram da solenidade os novos profissionais de Automação Industrial. Familiares e convidados também abrilhantaram o evento, que reuniu pelo menos 300 pessoas no anfiteatro.

No discurso como patrono, Bigardi aproveitou para orientar os novos engenheiros civis. “Se atualizem sempre, pratiquem a ética e tenham sempre humildade profissional para aprender cada vez mais e crescer”, destacou. “Desejo profundamente que todo o aprendizado que vocês tiveram seja a luz que os oriente no caminho a ser traçado a partir de agora. E que a distância provocada pela vida profissional não impeça a continuidade da amizade de vocês”.






Centro Cultural e da Juventude é defendido por estudantes em evento da Prefeitura


Estudantes da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí defenderam a transformação do Complexo Fepasa em um Centro Cultural e da Juventude durante evento organizado sexta-feira (27) pela Prefeitura de Jundiaí.

O debate com secretários municipais no auditório da Fatec aconteceu dois dias depois da visita do deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) ao complexo e do compromisso assumido pelo parlamentar jundiaiense de buscar recursos do Governo do Estado e do Ministério da Cultura para a revitalização da área e garantia de preservação da memória ferroviária.

Em reportagem produzida pela própria Prefeitura de Jundiaí sobre a discussão com os secretários, um dos trechos aponta que “um dos desejos manifestados pelo público, em sua maioria jovens, é a de criação de um centro cultural voltado à juventude em um dos galpões ainda intactos do Complexo Fepasa”.


Na edição deste sábado (28) do jornal Bom Dia Jundiaí, o Centro Cultural e da Juventude proposto por Bigardi também é destacado. Numa nota, o Bom Dia citou que a visita feita pelo deputado jundiaiense ao Complexo Fepasa teve como resposta da Prefeitura “uma mesa em evento jovem com três secretários e mais o principal consultor sobre aquele patrimônio histórico”.

Apesar de todo o empenho do governo municipal em tentar mostrar interesse pela Cultura, a cobrança dos jovens presentes no debate evidenciou que não há sequer um consenso de como será aproveitada aquela área.

Ops!
O maior escorregão no evento organizado pelo poder público e que não contou com a participação do prefeito Miguel Haddad (PSDB) – representado por um secretário – foi protagonizado pelo arquiteto e consultor Pedro Taddei.

“Desde que a Prefeitura adquiriu a área, em 2001, nossa orientação foi de ocupar as bordas e deixar o coração do complexo para um centro cultural”, revelou Taddei, em entrevista ao Bom Dia.

Ou seja: 11 anos depois da compra do Complexo Fepasa, ainda não há um entendimento do prefeito e dos secretários sobre o que deve ser feito com o espaço.


“É lamentável que o Complexo Fepasa esteja nesta situação, sendo alvo de furtos de peças históricas e vândalos. Este espaço merece todo o nosso respeito por preservar a história das estradas de ferro e do desenvolvimento não só de Jundiaí, mas de todo o Estado de São Paulo. Queremos garantir este resgate histórico e também vê-lo servir como local para eventos culturais, exposições, aulas de dança e música, apresentações artísticas e atividades da juventude. Esta é a nossa luta como deputado estadual e representante da Aglomeração Urbana de Jundiaí”, ressaltou Bigardi.

Proposto por Bigardi, projeto de preservação máxima da Serra do Japi é tema de trabalho na Etevav


Quatro estudantes do curso de Meio Ambiente da Escola Técnica Vasco Antônio Venchiarutti (Etevav) procuraram o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) para obter informações sobre o projeto de lei que cria o Parque Estadual Serra do Japi.

Apresentada há 3 anos por Bigardi na Assembleia Legislativa, a proposta de preservação máxima de um dos maiores símbolos de Jundiaí será o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas.

“Estamos no último módulo do curso e participamos das últimas discussões públicas a respeito da preservação da Serra. Estivemos na audiência pública que debateu a ‘lei do congelamento’, ouvimos a proposta do deputado sobre o parque estadual e resolvemos buscar mais informações a respeito”, explicou Aline Vanessa Lima.

Além das audiências públicas, as estudantes também disseram ter participado da palestra realizada pela bióloga Rozely Ferreira dos Santos, em março do ano passado. Na ocasião, Rozely – que é professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Botânica e doutora em Ecologia Vegetal – afirmou que é favorável à transformação da Serra do Japi em um parque estadual.

“Com todas estas notícias em relação à especulação imobiliária na área da Serra, resolvemos procurar o deputado Pedro Bigardi para que ele nos esclareça o que é o projeto e quais são as vantagens para a preservação ambiental”, lembrou Gabriela Meira Nunes.

Aula
Engenheiro civil e professor de Planejamento Ambiental, Bigardi recebeu nesta sexta-feira (27) três das estudantes que compõem o grupo. No escritório regional, em Jundiaí, Bigardi explicou o projeto, fez comentários sobre o crescimento desordenado do município e atentou para os avanços na preservação da Serra do Japi caso o projeto seja aprovado pela Assembleia Legislativa.

“Elas comentaram sobre a palestra da professora Rozely, a qual eu também tive a oportunidade de assistir. Foi uma exposição de altíssimo nível feita por alguém que conhece a Serra do Japi”, destacou o deputado. “A Rozely mostrou as belezas da área, mas também apontou as atividades irregulares e ameaças que a serra sofre, como erosões, queimadas, acessos ilegais e a forte especulação imobiliária”, destacou Bigardi.

Para Tainá Cristina Esteves, os esclarecimentos foram muito importantes para o desenvolvimento do trabalho. “Quando se fala em parque estadual, as pessoas associam ao lazer, ônibus de turistas chegando, carros. É exatamente o contrário: com a criação do parque, a preservação máxima da Serra do Japi estará garantida”, comentou.