quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dirigentes do Paulista são recebidos pelo deputado Bigardi

O deputado estadual Pedro Bigardi recebeu terça-feira (29), na Assembleia Legislativa, o presidente do Paulista Futebol Clube, Djair Bocanella, e o gerente de futebol Marcos Bonequini. Juntamente com Bigardi, os dirigentes do time de Jundiaí participaram da gravação do programa ‘SP Esporte’, apresentado pelo jornalista João Rehder, da TV Assembleia.

Na ocasião, o parlamentar jundiaiense ressaltou o título conquistado pelo clube na Copa Paulista 2011, na final contra o Comercial de Ribeirão Preto, em um bate-papo com Bocanella e Bonequini. Convidado pela produção do programa, o jornalista esportivo Mário Luiz (Rádio Educadora de Piracicaba) também enalteceu a participação do Paulista na competição.

Mario Luiz, Pedro Bigardi, João Rehder, Djair Bocanella e Marcos Bonequini: Paulista bicampeão
Este foi o segundo título consecutivo conseguido pelo Paulista na competição. Em 2010, a equipe jundiaiense levou o troféu de campeão na final contra o Red Bull Brasil, de Campinas.

O programa especial sobre o Paulista vai ao ar na TV Assembleia nesta quinta-feira (1º), às 21 horas, com reprise marcada para as 9 horas de sexta-feira (2). Na Capital, os canais são 13 (NET) e 66 (TVA). Em Jundiaí, basta sintonizar o canal 4 (NET).

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Elenco e direção da peça ‘Trair e Coçar é Só Começar’ se emocionam com homenagem na Assembleia Legislativa

Segurar as lágrimas foi uma tarefa difícil para aqueles que já fizeram mais de 6 milhões de pessoas rirem à beça pelos teatros Brasil afora. A emoção de terem completado 25 anos de apresentações da peça ‘Trair e Coçar é Só Começar’ ficou evidente durante a sessão solene realizada nesta manhã, na Assembleia Legislativa de São Paulo.
 Presidida pelo deputado Pedro Bigardi, autor da homenagem, a sessão foi considerada o melhor presente que os artistas já receberam nestas quase três décadas de atuações.
Marcos Caruso se emocionou durante seu discurso                         



"Gostaria de agradecer muito ao deputado estadual Pedro Bigardi porque esta é a primeira e única vez que a peça recebeu um reconhecimento oficial nestes 25 anos. Esta é uma homenagem ao teatro, à cultura brasileira, que agradeço do fundo do coração”, declarou o ator Marcos Caruso, autor de ‘Trair e Coçar





O produtor Radamés Bruno prestou uma
 homenagem ao deputado Bigardi



“Com esta sessão solene, o deputado Bigardi possibilitou que oficialmente se registre na história esse marco que é a peça, um patrimônio cultural brasileiro”, completou o produtor Radamés Bruno – que entregou uma placa de prata ao parlamentar jundiaiense como símbolo de agradecimento dos artistas. “Em nome da Cultura, também homenageamos o deputado”, reforçou.


                      Suely Franco foi a primeira protagonista da peça      







Para Bigardi, a sessão solene – que contou com diversas personalidades, como Suely Franco e Blota Filho (homenageados), além do sambista Tobias da Vai-Vai – teve como objetivo valorizar todo o trabalho desenvolvido pelos atores em prol da cultura. “É extraordinário termos uma peça que está em cartaz por mais de 20 anos ininterruptos no Brasil. Além disso, o teatro também ajuda a movimentar o turismo, a atrair as pessoas e auxiliar no lazer e na formação do cidadão.”







O evento reuniu atores e atrizes de vários elencos que a peça teve nesses 25 anos
Histórico
Idealizada por Marcos Caruso, a peça ficou 6 anos na gaveta até finalmente entrar em cartaz. Escrita “matematicamente” para fazer rir de 30 em 30 segundos, é inspirada nos mestres do vaudeville, gênero imbatível no quesito diversão.
Produzida atualmente por Radamés Bruno e Viviane Procópio, “Trair e Coçar é Só Começar”, é uma realização da BR Produtora.



Mais recursos para o Esporte no estado de São Paulo


O deputado estadual Pedro Bigardi presidiu na quinta-feira, 24 a Audiência Pública da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa que debateu a Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte. 

O assunto despertou interesse de secretários, atletas, presidentes de federações e interessados em geral, que lotaram o auditório Teotônio Vilela, a reunião contou com a presença dos ex-jogadores Antônio Carlos, Bernardo, Juninho e as ex-jogadoras de basquete Paula e Tuty. 

Como palestrantes foram convidados o coordenador da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de São Paulo, Eduardo Anastasi, e o técnico em orçamento, Felipe Linhares que explicaram como funcionará a Lei que permite a empresas com crédito de ICMS destinar parte desse crédito ao apoio de instituições na área esportiva. 

“A área de Esporte carece de mais recursos, pois conta apenas com 0,1% do orçamento, por isso a Lei de Inventivo Fiscal vem em boa hora e abre uma nova perspectiva para os atletas e todos que trabalham com o esporte”, avalia Bigardi. 

O parlamentar ressaltou a importância de promover mais debates sobre o assunto. “Foi um excelente debate, as pessoas presentes demonstraram interesse em conhecer mais sobre a lei, por isso precisamos promover mais esses debates e levar a discussão para as outras cidades, descentralizar o debate e fazer com que mais pessoas conheçam sobre a lei”, afirmou. 

Bigardi usou como exemplo a descentralização das discussões sobre a Copa do Mundo. “Aprovamos na Comissão a realização de audiências públicas em cidades que pleiteiam ser sub-sedes da Copa do Mundo, com esse intuito vamos promover debates sobre os benefícios e desafios do mundial em diversas regiões do Estado de São Paulo”. 

“Parabéns a todos vocês pelo excelente debate, precisamos discutir e entender melhor essa Lei”, afirmou o ex-jogador Bernardo ao deputado Pedro Bigardi. 



Emenda para elevar orçamento do Esporte 

Em sua fala, Bigardi destacou também a emenda da Comissão de Assuntos Desportivos apresentada na Casa com o objetivo de elevar para 0,3% o percentual do orçamento para o esporte (atualmente é de 0,1%). “Fizemos esse debate no Colégio de Líderes e os parlamentares ficaram muito sensibilizados com a questão, faço um apelo a vocês para conversarem com seus deputados e falar sobre a importância da aprovação dessa emenda”, destacou o deputado Pedro Bigardi.

sábado, 26 de novembro de 2011

Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageia a comédia de maior sucesso do teatro brasileiro


Quase 6 mil apresentações em 20 teatros que reuniram um público superior a 3 milhões de espectadores – isso só no Estado de São Paulo. Em todo o Brasil, mais de 6 milhões de pessoas já assistiram. Estes são apenas alguns dados da peça ‘Trair e Coçar é Só Começar’, que completou 25 anos e será homenageada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, na próxima segunda-feira (28), às 10 horas, com uma sessão solene. 
A iniciativa é do deputado estadual Pedro Neste evento serão atribuídas algumas homenagens a pessoas que fizeram parte destas mais de duas décadas de sucesso do espetáculo – citado quatro vezes no ‘Guinness Book’, o Livro dos Recordes, como a comédia que mais tempo permanece em cartaz de maneira ininterrupta na história do teatro brasileiro.
A homenagem ressalta a importância do espetáculo na cultura da cidade de São Paulo, no Estado e no Brasil. A sessão solene contará com autoridades e convidados que fizeram parte da história do Trair e Coçar.


Histórico


Idealizada por Marcos Caruso, a peça ficou 6 anos na gaveta até finalmente entrar em cartaz. Escrita “matematicamente” para fazer rir de 30 em 30 segundos, é inspirada nos mestres do vaudeville, gênero imbatível no quesito diversão.

Produzido por Radamés Bruno e Viviane Procópio, “Trair e Coçar é Só Começar”, de Marcos Caruso, é uma realização da BR Produtora, que está no mercado desde 1984, sempre trabalhando na criação e gestão de projetos culturais.


SERVIÇO

O que?

Sessão solene em homenagem aos 25 anos da peça Trair e Coçar é Só Começar


Quando?


Dia 28 de novembro de 2011, às 10 horas


Onde?
Assembleia Legislativa de São Paulo
Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira – Palácio 9 de Julho
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo/SP

Mandato amplo é a marca do trabalho de Bigardi na Assembleia

Desde que assumiu a cadeira de deputado, em março deste ano, Pedro Bigardi tem participado das principais discussões da Assembleia Legislativa de São Paulo. A amplitude do mandato, que tratou de temas que vão desde Meio Ambiente, Educação e Cultura até Saúde, Segurança Pública e Esportes, demonstra a capacidade do deputado jundiaiense em trabalhar pelo bem comum.

Como líder da bancada do PCdoB no Parlamento Paulista, Bigardi atuou decisivamente para que o projeto de criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí - a primeira do Estado, que reúne sete cidades e aproximadamente 700 mil habitantes - fosse votado e aprovado. O ponto crucial desta história, que se arrastava há anos, foi a participação dos vereadores da região (que encabeçaram um movimento pela aglomeração) no Colégio de Líderes, o principal fórum de debate da Assembleia Legislativa.

Mais de mil estudantes de várias partes do Estado também estiveram no Palácio 9 de Julho, em março, para pedir urgência na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que destina 50% dos recursos obtidos com a exploração de petróleo da camada Pré-Sal exclusivamente para o desenvolvimento da Educação, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia. A PEC da Educação, como passou a ser chamada pelos jovens, foi criada por Bigardi - que é engenheiro civil e professor de Planejamento Ambiental.

Eleito vice-presidente da Comissão de Esportes por unanimidade, Bigardi responde atualmente pela presidência devido à licença médica pedida pelo deputado Chico Sardelli. Foi dele a condução de importantes discussões na Assembleia, como a audiência sobre as ações da Prefeitura de São Paulo na realização da Copa do Mundo de 2014 e, mais recentemente, o encontro de diversos esportistas no debate sobre incentivos fiscais para o esporte. O próximo compromisso de Bigardi como presidente em exercício da Comissão de Esportes é coordenar o debate sobre a Lei Geral da Copa, dia 1º de dezembro.

Defensor da preservação ambiental, o deputado jundiaiense também se destacou por ter conseguido ampliar em mais de 60% os recursos destinados à criação de novas unidades de conservação integral no Estado. A verba da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para estas ações passou de R$ 25,7 milhões para R$ 42,3 milhões. É de Bigardi, também, o projeto que cria o Parque Estadual Serra do Japi, que abrange as cidades de Jundiaí, Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus. Hoje, a reserva biológica corre sério risco por conta da forte especulação imobiliária e do crescimento desordenado.

Frentes

A Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem no Estado (Frenlog) foi criada pelo deputado Pedro Bigardi para debater temas que afetam diretamente a população, como mobilidade urbana e transportes. Tanto é que uma das principais lutas do parlamentar, a extensão das linhas de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de São Paulo até Campinas, já está sendo estudada pelo Governo do Estado como alternativa para desafogar as rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

A Frenlog também realizou recentemente um debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado, que reuniu representantes do Ministério do Meio Ambiente, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Abividro (Associação Brasileira das Indústrias do Vidro), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Outra iniciativa de Bigardi foi a criação da Frente em Defesa da Fruticultura, que terá ações voltadas à agricultura no Estado.

Qualidade dos projetos apresentados na Assembleia garante prêmio de destaque do ano a Pedro Bigardi

O deputado estadual Pedro Bigardi recebeu o prêmio ‘São Paulo em Destaque’, na noite de quarta-feira (23), em uma solenidade realizada em Moema (Zona Sul da capital). A escolha do parlamentar deve-se pela qualidade dos projetos de lei apresentados na Assembleia Legislativa.

Propostas como a PEC da Educação (destina 50% dos recursos do Pré-Sal para desenvolvimento da Educação, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente em todo o Estado) e o projeto de lei que reduz de 65 anos para 60 anos a gratuidade no transporte público estadual (veja relação abaixo) foram citadas como iniciativas de grande impacto social, responsáveis por garantir pleno benefício da população paulista e que atendem à qualidade exigida pela opinião pública no trabalho parlamentar.

“Esse reconhecimento conquistado por nosso mandato é fruto de um trabalho realizado em benefício da população. Fico muito feliz de ter sido lembrado pelas ações na Assembleia Legislativa, principalmente porque a escolha se deu em virtude da qualidade dos projetos. Isso nos motiva ainda mais”, destacou Bigardi, que esteve acompanhado da esposa Margarete e a filha Patrícia durante a entrega do prêmio.


PROJETOS EM DESTAQUE

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que destina 50% dos recursos da exploração de petróleo na camada Pré-Sal para Educação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo;

Utilização de alternativas tecnológicas ambientalmente sustentáveis (captação de energia solar, reuso de água, coleta seletiva) nos conjuntos de moradias;

Proíbe a cobrança de pedágio nas rodovias estaduais àqueles que comprovarem morar em um dos municípios que compõem a Aglomeração Urbana ou Microrregião onde está instalada a praça para pagamento desta tarifa;

Pede a criação do Plano Diretor Regional nas Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Microrregiões do Estado;

Quer a diminuição da idade do idoso a ser beneficiado com a isenção do pagamento da tarifa de transporte coletivo sob responsabilidade do Estado, de 65 anos para 60 anos;

-- 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aglomeração Urbana: Secretário Edson Aparecido quer a ajuda do deputado Bigardi na criação da agenda de trabalho

O deputado estadual Pedro Bigardi participou nesta segunda-feira (21) da posse do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí, realizado no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). E recebeu um pedido do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido: ajudar na elaboração da agenda de trabalho para 2012.


“Com a criação da Aglomeração Urbana e a posse dos prefeitos no Conselho de Desenvolvimento, realizada neste ato, é importante agora definir a Agenda Metropolitana de Jundiaí com os temas de maior relevância para as cidades da região. Ao final da solenidade, inclusive, o secretário nos procurou e pediu que ajudasse nisso”, destacou Bigardi.


De acordo com o deputado, é preciso que as cidades – Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Louveira e Cabreúva – já iniciem conversações em relação aos temas que priorizam o benefício da população. “O planejamento regional é um dos pontos que precisam ser discutidos, além da Saúde e da Segurança Pública, que carecem de um plano regional articulado entre as prefeituras e o Governo do Estado.”


Edson Aparecido fez questão, inclusive, de enaltecer publicamente a colaboração do Legislativo Paulista na criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí – a primeira do Estado e que reúne aproximadamente 700 mil habitantes. “Em nome do deputado Pedro Bigardi, quero agradecer a Assembleia Legislativa pela atuação extremamente ágil neste processo”, ressaltou o secretário.

Histórico
A lei que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí foi aprovada dia 17 de agosto deste ano pela Assembleia Legislativa de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo unir cidades vizinhas para que possam resolver necessidades e problemas conjuntos, como preservação ambiental, transporte público e saneamento básico, entre outros.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bigardi ressalta debate com bispo diocesano de Jundiaí

O deputado estadual Pedro Bigardi participou nesta quinta-feira (17) do segundo encontro com o bispo diocesano de Jundiaí, dom Vicente Costa. Na oportunidade, prefeitos, vereadores e deputados representantes das 11 cidades abrangidas pela Diocese de Jundiaí debateram o tema ‘Resíduos Sólidos e Sustentabilidade’.


“A Igreja Católica criou uma proposta de debate político muito interessante e extremamente atual. É uma ação que merece grande destaque por parte dos representantes políticos da nossa região e, por isso, fiz questão de participar mais uma vez”, destacou Bigardi.


O primeiro encontro entre o líder religioso e os políticos aconteceu em junho deste ano. “Esta é uma fonte de partilha de experiências. O intuito é que os senhores e senhoras possam ter ideias iluminadoras que os ajudem a administrar melhor os municípios”, comentou o bispo.


Luciana Lopes, representante do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa), realizou uma palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Antonio Luiz Carvalho Gomes, secretário da Prefeitura de Itu, também apresentou iniciativas realizadas no município.


Verba do governo
Pedro Bigardi ainda lembrou que a Aglomeração Urbana de Jundiaí tem papel importante neste trabalho. “O Ministério do Meio Ambiente já anunciou a existência de verba federal para o desenvolvimento e execução de planos de metas para a questão dos resíduos sólidos. Devemos nos valer disso.”


Como coordenador da Frente Parlamentar de Logística, Bigardi organizou um debate sobre este mesmo tema, juntamente com deputados de outras duas parlamentares (Ambientalista e Reforma Urbana e Cooperação Regional), na Assembleia Legislativa.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Comissão de Esportes vai discutir Lei Geral da Copa

O presidente em exercício da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Bigardi, anunciou a realização de uma audiência pública para discutir a Lei Geral da Copa do Mundo de 2014.

O projeto, que está em tramitação no Congresso Nacional, será debatido pelos parlamentares paulistas no próximo dia 1º. O deputado federal Vicente Cândido, relator especial da proposta, também é aguardado nesta data na Assembleia Legislativa.


O pedido de audiência, segundo Pedro Bigardi, foi feito pelos deputados estaduais Enio Tatto, João Paulo Rillo e Alencar Santana, todos do PT. “O objetivo é ouvir a sociedade civil sobre questões relacionadas à organização dos preparativos da Copa e discutir as demais ações previstas neste projeto de lei”, destacou Bigardi.

Outro requerimento aprovado, solicitado por Alencar Santana, propõe a realização de um fórum sobre a Lei de Incentivo Fiscal, com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e da Secretaria da Fazenda, no dia 24 de novembro, para esclarecer dúvidas relacionadas à lei.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Deputado avalia ‘campanha política’ de alunos da Anhanguera

Entrega de santinhos e propostas, corpo a corpo com os ‘eleitores’, debates acalorados e muita dedicação. Assim os estudantes do sexto semestre de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera Jundiaí realizaram uma ‘campanha política’, nesta quinta-feira (10), durante a Semana de Comunicação da unidade de ensino.


Convidado pela coordenação do curso para fazer parte da banca avaliadora, o deputado estadual Pedro Bigardi afirmou ter ficado impressionado com o alto nível dos trabalhos realizados pelos universitários.


“Foi um prazer conhecer os alunos e poder avaliar as apresentações dos grupos. Todos demonstraram excelente desempenho, inclusive nos debates e apresentação de propostas por parte dos candidatos”, destacou Bigardi.

Campanha
Divididos em seis ‘agências de publicidade’, os grupos tinham como missão desenvolver uma campanha política para a candidatura à presidência da República.


“Eles tiveram de definir quem seriam seus candidatos, quais as metas e objetivos a serem atingidos, criar os materiais gráficos e vídeos institucionais, além de prepará-los para um debate diante da plateia”, explicou Emerson Gomes, professor da Anhanguera Jundiaí e um dos coordenadores das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) de Publicidade e Propaganda.


Os seis postulantes ao cargo de presidente do Brasil – quatro homens e duas mulheres – defenderam bandeiras políticas como Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Esportes, Tecnologia e Educação. “Foi uma experiência muito importante e com uma grande contribuição de nossos convidados”, destacou a professora Giuliana Franchi, também coordenadora da ATPS de Publicidade e Propaganda.


 Além do deputado Bigardi, fizeram parte da banca avaliadora Ocimar Polli, prefeito de Itupeva, e David Alexandre, administrador de marketing e consultor político. A coordenadora do curso, professora Mestre Célia Cassiano, e o diretor da Anhanguera Jundiaí, Nélio Reis, também acompanharam as apresentações.


"Aglomeração Urbana de Jundiaí já tem direito a recursos financeiros”, destaca deputado Bigardi

Apesar de recém-criada, a Aglomeração Urbana de Jundiaí já pode contar com os primeiros recursos financeiros para desenvolvimento de projetos nas sete cidades integrantes. Nesta quinta-feira (10), durante debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na Assembleia Legislativa, o Ministério do Meio Ambiente anunciou que existem R$ 70 milhões disponíveis para apoiar a criação destes planos. A prioridade para o Governo Federal são ações desenvolvidas por consórcios intermunicipais, regiões metropolitanas e aglomerações urbanas de todo o Brasil.

“Já havíamos citado a questão dos resíduos sólidos como um dos 10 itens prioritários para a Aglomeração Urbana numa carta entregue há três meses, pelo nosso mandato, para prefeitos e vereadores de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itupeva e Cabreúva”, destacou Bigardi. “Agora, o Ministério do Meio Ambiente sinaliza com a conclusão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e também com este recurso para desenvolvimento de ações neste sentido.”

Na mesa diretora do debate, da esquerda para direita: Sérgio Antônio Gonçalves (Governo Federal), Rejane Pieratti (SOS Mata Atlântica), Pedro Bigardi, Beto Trícoli e João Luiz Potenza (Governo de São Paulo)
O anúncio do financiamento federal foi feito pelo Chefe de Gabinete da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves. “A partir de 3 de agosto de 2012, só poderão ter acesso a recursos federais destinados a resíduos sólidos aqueles que já tiverem um plano, com ações e metas estipuladas”, destacou.

De acordo com Gonçalves, haverá uma economia substancial se os planos forem desenvolvidos de maneira regionalizada. “Não chegamos a 400 aglomerações urbanas no Brasil inteiro, contra 5.564 municípios. Se fossemos criar planos individuais, o Governo Federal teria de desembolsar mais de R$ 1 bilhão. Com a regionalização, este custo não seria superior a R$ 250 milhões”, completou.

Segundo o estudo preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, uma cidade de porte médio como Jundiaí gastaria aproximadamente R$ 6,5 milhões com a disposição destes materiais em aterros sanitários. “Hoje a destinação final dos resíduos tem apenas valor comercial. É preciso quebrar paradigmas e tornar a reutilização e a transformação atrativas”, comentou o deputado Bigardi.

Fase final
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos está em fase final de elaboração, segundo o representante do Ministério do Meio Ambiente. “Cinco etapas regionais já foram realizadas e há uma consulta pública sendo desenvolvida no site do ministério. A etapa nacional de discussão do plano acontece no final de dezembro e a expectativa é de que até fevereiro de 2012 haverá a sanção do decreto presidencial.”

O debate na Assembleia Legislativa foi organizado pelas frentes parlamentares de Logística, coordenada por Pedro Bigardi (PCdoB); Ambientalista, presidida por Alex Manente (PPS); e Reforma Urbana e pela Cooperação Regional, sob responsabilidade de Beto Trícoli (PV).

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jornalista afirma ter sido pago para ‘fazer maldades’ e prejudicar deputado Bigardi

Um possível esquema de perseguição política maldosa e rasteira será investigado pelo Ministério Público de São Paulo. A vítima, o deputado estadual Pedro Bigardi, protocolou nesta segunda-feira (7) um pedido de apuração junto ao Procurador-Geral de Justiça do Estado, Fernando Grella Vieira. O pivô desta suposta armação é o jornalista Anselmo Boaventura Brombal, que afirma em uma gravação de vídeo ter sido pago para “fazer maldades” contra o então candidato a deputado.

“Na gravação de mais de duas horas, ele fala de um material que fez em 2010, na campanha (para deputado estadual), a pedido do ‘pessoal de lá’, somente para me prejudicar. Desde julho deste ano, este cidadão faz circular um jornal que tem me atacado sistematicamente com denúncias vazias, sem qualquer tipo de prova”, destacou Bigardi. “Como o jornalista faz citações a pessoas e grupos políticos da cidade, além de chegar a pedir dinheiro para parar com os ataques, resolvemos acionar o Ministério Público.”

O trecho com a gravação onde o jornalista explica como produziu o material pode ser visto no link:
http://www.youtube.com/watch?v=JLBn8nEpDus


Na sessão da Assembleia desta terça-feira (8), os deputados Enio Tatto (líder da bancada do PT, formada por 24 parlamentares) e João Paulo Rillo (bancada da Minoria) se solidarizaram com Bigardi e criticaram a postura adotada pelo jornalista e também por grupos políticos de Jundiaí em atacar covardemente o parlamentar jundiaiense (veja texto abaixo).

Trechos do vídeo em que Brombal conta como procedeu de maneira maldosa para atingir a honra do deputado e outros documentos entregues ao Ministério Público foram apresentados à imprensa local, no final da tarde de segunda-feira, no escritório político regional de Bigardi, em Jundiaí. “Nós poderíamos ter entrado com uma queixa-crime, mas faço questão que o Ministério Público avalie tudo e possa nos dar um parecer a respeito disso”, comentou.

Brombal explica em detalhes como foi feita a ‘encomenda’

Anselmo Brombal já trabalhou como chefe de reportagem em um jornal da cidade, além de ter sido nomeado cargo de confiança do prefeito tucano Miguel Haddad. Recentemente, ele havia sido contratado como assessor parlamentar do vereador Gustavo Martinelli (PSDB).


Na gravação, feita durante uma conversa com o advogado Denis Crupe (assessor jurídico do deputado), Brombal conta sobre uma conversa que teve com gente interessada em denegrir a imagem de Bigardi durante as eleições do ano passado. “O pessoal de lá me ligou: ‘Tem como colocar uma notícia? Tem que ser maldosa’. Bom, maldade eu sei fazer também, né? Quero tanto e vocês paguem a edição... não quero nem saber”.

Com um sorriso sarcástico, Anselmo Brombal contou em detalhes como produziu as “maldades” num jornal de bairro que ele assina. E se vangloriou de ter conseguido uma proeza que muita gente tentou, mas não obteve sucesso. “... tenho um monte de gente pensando faz dez dias e não consegue (citando a fala do interlocutor)! Falei: ‘Falta cabeça’. Na hora eu fiz o título: ‘Justiça de olho... Ficha Suja... Em São Paulo, TRE
cassa Bigardi’. Eu misturei assim...”.


Mais ataques
Neste ano, depois de não conseguir dinheiro do deputado para “cessar fogo”, Brombal voltou à carga com outro jornal. Ainda mais maldoso e apelativo, ele tenta a todo custo confundir a opinião pública com referências a denúncias que sequer tem ligação com Bigardi. “Não dá para suportar alguém que faz acusações infundadas e só aparece para me atacar. Isso afronta o jornalismo sério e denigre a imagem de Jundiaí e região, que confiou a mim quase 70 mil votos na vitoriosa eleição passada”, lembrou o deputado.

Líderes da Alesp se solidarizam com Bigardi

Duas das principais lideranças da Assembleia Legislativa se manifestaram de maneira solidária aos maldosos ataques sofridos pelo deputado Pedro Bigardi. Para Enio Tatto, líder da bancada do PT (formada por 24 parlamentares), existe um motivo claro para que este tipo de ação aconteça.

“Pelo seu caráter, sua história de vida, pelo trabalho na cidade, na região e em todo o Estado de São Paulo, o senhor é um candidato forte para as eleições do ano que vem. E é isso que estes acusadores temem. Quero deixar registrado que toda a bancada do PT se solidariza com Vossa Excelência”, analisou Enio Tatto.

João Paulo Rillo, líder da Minoria, fez questão de subir à Tribuna com alguns dos jornais maldosos. “Você lê a manchete e a foto que falam de denúncias, de corrupção, mas quando olha o texto dentro do jornal não há nada em relação ao deputado Bigardi. A tentativa é unicamente de macular a imagem dele.”

Rillo classificou o ataque proporcionado por Anselmo Brombal como “cruel, facista e antidemocrático” e pediu que se busque a real democratização dos meios de comunicação no Brasil. “Quando se fala neste tema, alguns citam que é censura à imprensa. O que se pede é a regulamentação de um Conselho Federal de Jornalismo, como existe em outras profissões. Pois hoje quem protege a sociedade do mau jornalismo? Quem protege o deputado Pedro Bigardi destes ataques maldosos? Tem que entrar (com processo) na Justiça comum e aí já foi: a imagem já foi arranhada. É uma estratégia baixa e suja.”




Resíduos Sólidos é tema de debate na Assembleia Legislativa



Três frentes parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo se unem para discutir e encontrar soluções às implicações dos resíduos sólidos no meio ambiente.

Marcado para quinta-feira (10), a partir das 9h30, no auditório Paulo Kobayashi, o debate tem a organização das frentes de Logística, coordenada pelo deputado Pedro Bigardi (PCdoB); Ambientalista, coordenada por Alex Manente (PPS); e Reforma Urbana e Cooperação Regional, sob responsabilidade de Beto Trícoli (PV).

No total, 50 dos 94 deputados paulistas que integram as frentes estarão envolvidos nesta discussão suprapartidária, que já tem a confirmação de convidados como a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Entidades ligadas à preservação ambiental e de setores da sociedade civil também são aguardadas no evento. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (11) 3886-6556.


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Deputado Bigardi garante R$ 70 mil para Apae de Jundiaí

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes (sede do Governo do Estado), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jundiaí garantiu o repasse de R$ 70 mil. O recurso foi conseguido graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Bigardi.

“Estou muito satisfeito em poder ajudar a Apae de Jundiaí, que é uma entidade séria, de muita tradição e responsável por atender uma parcela carente da nossa sociedade”, destacou Bigardi. “Isto nada mais é do que uma parte do nosso trabalho como representante de Jundiaí e região na Assembleia Legislativa e que já vem sendo realizada ao longo do mandato”, completou o deputado, referindo-se a recursos já conseguidos para entidades como Grendacc, Lar Anália Franco, Creche Mãe Meimei, Lar Galeão Coutinho e Associação Mata Ciliar.


Representando a Apae de Jundiaí, participaram da solenidade – presidida pelo governador Geraldo Alckmin – Suely Angelotti (diretora-executiva), Wagner Vieira Chachá (diretor-secretário) e Luiz Bernardo Begiato. De acordo com os diretores, os R$ 70 mil conquistados pelo deputado Bigardi serão usados para compra de novos arquivos, computadores e um veículo para transporte dos alunos e professores da entidade.

“Essa verba chegou em muito boa hora, pois não tínhamos condições financeiras para isso. Agora, vamos poder comprar equipamentos novos e renovar outros, garantindo assim um melhor atendimento aos nossos assistidos”, ressaltou Suely.

Em Jundiaí, a Apae atende aproximadamente 1,2 mil pessoas todo mês, desde recém-nascidos à integrantes da Terceira Idade. Fundada em 1957, a entidade filantrópica conta hoje com 121 funcionários e presta serviço gratuito nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

Várzea Paulista
No final do ano passado, o deputado Pedro Bigardi já havia conseguido R$ 126 mil, também por meio de uma emenda parlamentar, para a construção de uma piscina destinada à hidroterapia na Apae de Várzea Paulista.